Música

Apple

Apple compra Shazam por 340 milhões de euros

A aplicação que reconhece qualquer música passa a ser detida pela Apple, num negócio em que estiveram na corrida a Snap e o Spotify. A compra do Shazam foi divulgada esta segunda-feira.
Bullying

O vídeo viral do menino que foi alvo de bullying

292
Keaton Jones está a comover o mundo com um vídeo onde conta como foi alvo de bullying. Várias celebridades já demonstraram o seu apoio e carinho para com o rapaz.
Música

Josh Homme pontapeou fotógrafa durante concerto

250
Chelsea Lauren fotografava o concerto da banda norte-americana num festival de Natal quando foi pontapeada por Homme, momento capturado em vídeo e partilhado pela própria.
NOS Alive

At The Drive In confirmados no Nos Alive

At The Drive In estão confirmados para o Nos Alive, no dia 14 de julho. Depois de terem atuado no Festival Vodafone Paredes de Coura estão, este ano, de regresso a Portugal.
Música

Lenny Kravitz volta a Portugal em julho de 2018

100
Lenny Kravitz volta a Portugal em 2018, três anos depois de ter atuado no MEO Marés Vivas. Agora vem apresentar, ao vivo, o novo álbum.
Crítica de Música

O meu nome é Colter. Quero ser o maior cowboy vivo

Um canadiano de 22 anos que respeita todos os clichés da escola folk-country da América do Norte. Parece coisa de concurso de talentos mas ouçam uma canção, nem que seja só uma.
Música

Especial/ “Estive 8 anos sem fazer nada. Estava bué zangada"

2.472
Cresceu no Pragal, mas foi em Cabo Verde que encontrou as raízes. Teve momentos em que a música deixou de fazer sentido; mesmo assim continua a viver para cantar. Sara Tavares em entrevista de vida.
Música

Especial/ Salvador. A vida do cantor com um segundo coração

1.877
Em criança, fez longas viagens com a irmã e o pai a ouvir Beatles. Cantou na TV aos 12 anos, passou pelo "Ídolos", apaixonou-se pelo jazz e venceu a Eurovisão. Agora tem um coração novo, uma vida nova
Música

Salvador "está bem e animado" após transplante

10.517
Salvador Sobral foi submetido a um transplante de coração esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz em Lisboa, e correu bem a intervenção. O cantor está neste momento em recuperação.
Cultura

Popota: antes do musical, a entrevista de vida

Nos próximos dias 8, 9 e 10 de dezembro, Popota vai ser a estrela de um musical biográfico no Campo Pequeno, em Lisboa. Antes de subir ao palco, deu uma rara entrevista de vida ao Observador Lab.
Zé Pedro (1956-2017)

Todos os deputados a aplaudir de pé por Zé Pedro

193
O voto de pesar pela morte do guitarrista dos Xutos, proposto por Ferro Rodrigues, foi aprovado por unanimidade e aplaudido durante 50 segundos, com os Xutos e a família de Zé Pedro nas galerias
Zé Pedro (1956-2017)

Zé Pedro. Parlamento aprova voto de pesar

1.021
O Parlamento aplaudiu de pé e aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte na semana passada do músico da banda Xutos & Pontapés Zé Pedro.
Música

João Braga celebra 50 anos de fado no S. Luiz

O fadista atua em esta quinta-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa, para celebrar 50 anos de carreira. Cuca Roseta e Kátia Guerreiro vão participar no concerto.
Música

Kodaline e Goo Goo Dolls no Marés Vivas

Kodaline e Goo Goo Dolls vão atuar no Festival Marés Vivas de 2018. Os cabeças de cartaz do festival de música de Vila Nova de Gaia vão ser anunciados ainda antes do Natal.
YouTube

Quem deu luta a Salvador no top10 do YouTube?

Humor, irritações e música dominam o ranking de dez vídeos portugueses mais vistos no Youtube em 2017. O vencedor da Eurovisão ocupa 3 lugares, mas não aparece em primeiro
Cultura

Ciclo de concertos de S. Vicente de Fora

O Ciclo do Órgão Histórico de S. Vicente de Fora mobilizou, no ano passado, cerca de 5 mil pessoas, segundo a organização.
Óbito

Morreu Johnny Hallyday, o pai do rock francês

2.239
O "Elvis francês" morreu esta quarta-feira, aos 74 anos, vítima de cancro do pulmão. Johnny Hallyday tinha mais de 50 anos de carreira e vendeu 100 milhões de discos.
Cultura

Vodafone: música para os nossos ouvidos

O envolvimento da Vodafone nos festivais Vodafone Mexefest e Vodafone Paredes de Coura não só tem dado a conhecer novos talentos da música como tem aproximado e valorizado a marca junto do público
Concertos

Benjamin Clementine regressa a Portugal em 2018

168
O músico vai atuar no final de março em Viana do Castelo, na Figueira da Foz e em Lisboa. Benjamin Clementine esteve em Portugal pela última vez em agosto, no Festival Paredes de Coura.
NOS Alive

Franz Ferdinand confirmados para o NOS Alive

114
Os escoceses vão apresentar o novo álbum de originais, "Always Ascending", a 14 de julho no Passeio Marítimo de Algés. No mesmo dia, tocam os norte-americanos Pearl Jam.
EDP Cool Jazz

David Byrne vai atuar em Portugal em 2018

159
David Byrne vai atuar no EDP Cool Jazz a 11 de julho de 2018. É a segunda confirmação do festival. Um bilhete para o concerto do fundador dos Talking Heads vai custar entre 25 e 70 euros.
Rock In Rio

Muse confirmados para o Rock in Rio Lisboa

1.586
O primeiro dia de Rock in Rio vai fechar com os britânicos Muse. A banda volta a Portugal, depois de ter atuado na edição de 2008 e após um concerto em 2010. Os bilhetes diários custam 69 euros.
Zé Pedro (1956-2017)

Zé Pedro: tributos de Jorge Palma e Resistência

"Desde as 5 da tarde que não penso noutra coisa", confessou Jorge Palma antes de cantar o Bairro do Amor. Os Resistência dedicaram "Não sou o único" a "uma nova estrela no céu"
Música

Angel Olsen em Guimarães e em Lisboa em 2018

Esteve no festival NOS Primavera Sound e regressa em Maio para dois concertos, primeiro no Centro Cultural Vil Flor e depois no Teatro da Trindade. Bilhetes estarão à venda esta semana.
Zé Pedro (1956-2017)

Vídeo. Tim e Resistência em homenagem a Zé Pedro

Ainda no sábado, horas depois do funeral de Zé Pedro, Tim rumou até ao Algarve para um concerto com os Resistência. No final do espetáculo, cantaram "Não Sou o Único". Veja o vídeo.
Zé Pedro (1956-2017)

O texto de homenagem da afilhada de Zé Pedro

13.434
"Imagino-te, onde estiveres, com esse sorriso que é o teu super poder. Partes para toda a parte, livre, e assumindo a tua real dimensão." As palavras de Mariana Colaço, lidas no velório do músico.
Livros

Especial/ A transa de Caetano Veloso com a literatura

127
A autobiografia de Caetano Veloso, marco da literatura no Brasil, chega a Portugal com um capítulo inédito, onde podemos entrar na cabeça do baiano em 2017, ano em que voltou para o ativismo político.
Zé Pedro (1956-2017)

Palmas, música e a vénia dos Xutos no adeus 

4.106
Funeral de Zé Pedro realizou-se esta tarde e foi reservado à família. Missa de corpo presente foi nos Jerónimos. Parlamento vai decidir forma de homenagem que respeite a vontade do músico, diz Ferro.
Zé Pedro (1956-2017)

Marcelo quer "homenagem em grande" a Zé Pedro

444
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que no próximo ano deverá realizar-se "uma homenagem em grande" ao guitarrista Zé Pedro, que morreu na quinta-feira aos 61 anos.
Música

Especial/ Linda Martini e Tigerman: isto é amor combate

555
Estivemos no centro do ringue do primeiro round. Rumble in the Jungle é a digressão que junta as duas bandas num só palco. Cascais recebeu o assalto inaugural e deu em KO.
Zé Pedro (1956-2017)

Crónica. Zé Pedro, adeus ao bom bad boy

2.774
Não se ficou pela imitação nem pela desconstrução; foi a coisa a sério: a rock star num país sem rock stars. Viveu e morreu como os da sua casta – depressa de mais. Por Alexandre Borges.
Zé Pedro (1956-2017)

A homenagem de Helena Reis, irmã de Zé Pedro

4.623
"Gostava da vida, gostava de rir, gostava de rock, gostava do palco, achava que todos os portugueses eram da nossa família". As palavras da autora da biografia "Não Sou o Único".
Zé Pedro (1956-2017)

Zé Pedro: velório no antigo Museu dos Coches

As cerimónias fúnebres do guitarrista dos Xutos & Pontapés têm início esta sexta feira, com o velório no antigo Museu dos Coches.
NOS Alive

Pearl Jam confirmados no NOS Alive

3.472
É a mais longa ausência da banda de Seattle em Portugal. O concerto acontece no dia 14 de julho de 2018 e marca o fim da digressão europeia de verão dos Pearl Jam.
Zé Pedro (1956-2017)

Especial/ Zé Pedro sabia: o rock'n'roll não morre

1.227
O maior bacano, o bom rebelde, o revolucionário sorridente, o subversivo com coração, um tipo cujas veias só conheciam a bondade. Como se diz adeus? "Hey, hey, my, my, rock'n'roll will never die".
Zé Pedro (1956-2017)

Costa destaca carisma e elegância do rock

145
O primeiro-ministro lamentou a morte do guitarrista dos Xutos & Pontapés, considerando que personificou como poucos, para várias gerações de portugueses, "o carisma e a elegância do rock".
Zé Pedro (1956-2017)

Sampaio. "Zé Pedro deixa um vazio irreparável"

1.097
O ex-Presidente da República, num depoimento enviado à Lusa, faz a história da sua relação com os Xutos & Pontapés, e afirma que "a partida do Zé Pedro deixa um vazio irreparável".
Zé Pedro (1956-2017)

Xutos: a cronologia do início de uma banda

663
O Observador publica um excerto do livro "Aqui: Xutos & Pontapés", de Rolando Rebelo. Entre 1955 e 1981, como Zé Pedro ajudou a criar o maior grupo da história do rock português.
Zé Pedro (1956-2017)

Presidente da República lamenta morte de Zé Pedro

178
Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte de Zé Pedro e destacou a "vontade de viver" do músico. O Presidente da República fala num "guerreiro da alegria".
Zé Pedro (1956-2017)

Henrique Amaro recorda o sorriso de Zé Pedro

142
Henrique Amaro, que apresentou um programa de rádio com Zé Pedro, recorda o sorriso do guitarrista. O radialista comparou Zé Pedro com David Bowie.
Zé Pedro (1956-2017)

Submissão, momento alto de Zé Pedro nos concertos

109
Zé Pedro, guitarrista dos Xutos&Pontapés desde os 22 anos, morreu esta quinta-feira. Reveja-o a interpretar o tema de sua autoria Submissão.
Zé Pedro (1956-2017)

Crónica. Zé Pedro, fundamental

1.459
"Há um género de pessoa 'tipo Zé Pedro'. Isso é a maior marca. Ser tão único, que numa espécie de catalogação, há um separador a dizer 'Zé Pedro'", escreve Pedro Trigueiro.
Zé Pedro (1956-2017)

A carta que Zé Pedro escreveu aos fãs

1.855
Zé Pedro foi desafiado por Rolando Rebelo, autor do livro "Aqui: Xutos & Pontapés", para escrever uma carta aos fãs. Escreveu na verdade duas. "Uma demasiado grande" e outra "à medida certa e à mão".
Zé Pedro (1956-2017)

Zé Pedro. "Trata-me por tu, sempre por tu"

3.471
No meio do circo de feras que era um concerto dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro, agarrado à guitarra, queria ser mais feroz que os outros. E depois, fora de palco, a rockstar era o nosso melhor amigo.
Zé Pedro (1956-2017)

A vida de Zé Pedro em imagens 

744
Memórias da adolescência, concertos marcantes e grandes paixões. São estas algumas das fotos que marcaram a carreira do guitarrista dos Xutos e Pontapés.
Zé Pedro (1956-2017)

Especial/ "A guerra está à porta e as músicas são lamechas"

1.921
Não sabia que as cidades tinham luzes até ter saído de Timor, diz que pagou a fatura pelo "sexo, drogas e rock n'roll", mas não se importa porque soube lutar. Zé Pedro morreu esta quinta-feira.
Zé Pedro (1956-2017)

Vídeo. A despedida de Zé Pedro em 10 segundos

9.033
No início do mês, um momento emotivo entre Zé Pedro e os Xutos marcou o último concerto da banda. O vídeo de 10 segundos foi partilhado pelo guitarrista no Facebook. "Eu sei lutar e acreditar", dizia.
Zé Pedro (1956-2017)

"O nosso Zé Pedro deixou-nos hoje. Foi em paz"

9.503
O guitarrista da banda Xutos & Pontapés Zé Pedro morreu esta quinta-feira aos 61 anos. Zé Pedro tinha sido diagnosticado com Hepatite C. Em 2011, o guitarrista fez um transplante de fígado.
Crítica de Música

U2: cuidado baby, a experiência pode dar preguiça

"Songs of Experience" é o novo álbum da banda irlandesa. Mas é só mais um álbum, nada muda depois de o ouvirmos e quando chegar a altura de os ver ao vivo, será sempre à espera do que já lá vai.
Fado

Na estrada com... Carminho

Adrenalina. Tom Jobim com sotaque português. E os fãs que a fizeram assinar os braços: "Cada gesto de simpatia dá-nos força para continuar. É tão especial que quando não há... sentimos falta"
Música

Teresa Salgueiro recebe prémio José Afonso

Teresa Salgueiro vai receber o prémio José Afonso pelo álbum "O Horizonte". A galardoada, o ano passado, foi Mariza, com o álbum "Mundo".
Concertos

Bob Dylan atua em março em Lisboa

878
Desde 1993, Dylan tocou seis vezes em Portugal: no Porto, em Cascais, Lisboa e Vilar de Mouros. Os bilhetes estão à venda a partir de 1 de dezembro.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão: 5 milhões de euros para o Festival

A Câmara de Lisboa vai aplicar "até cinco milhões de euros" no Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá na capital em maio. São esperados mais de 30 mil fãs e 1.500 jornalistas.
Música

Jay-Z lidera nomeações dos prémios Grammy

O rapper Jay-Z está nomeado para oito Grammys, incluindo Gravação do Ano, Atuação do Ano e Álbum do Ano. Bruno Mars, que atua em Portugal no próximo ano, está nomeado para três categorias.
Cultura

Vodafone Mexefest: M de música e de memórias

O Vodafone Mexefest, que aqueceu Lisboa com uma oitava edição esgotada, é uma espécie de caixa de música com memórias para quem já lá foi. Repetentes e novatos reforçam a importância deste festival.
Realidade Aumentada

Will.i.Am lança app de realidade aumentada para BD

O músico da banda Black Eyed Peas criou uma aplicação que dá vida ao livro de banda desenhada, editado pela Marvel, que escreveu. Stan Lee e Jamie Foxx vão fazer a voz das personagens.
Música

Plágio. Tony e editora chegam a acordo

488
Juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa propôs a doação de 20 mil euros às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra. Tony Carreira foi ouvido durante a manhã.
Justiça

Tony Carreira ouvido em tribunal segunda-feira

O cantor Tony Carreira é ouvido esta segunda-feira por uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no âmbito do processo em que é acusado pelo Ministério Público de plagiar 11 músicas.
Crítica de Música

Björk: a transmutação de uma estrela pop

Dela espera-se tudo, sempre foi assim. Mas talvez não se esperasse que um novo disco da islandesa fosse como é este "Utopia". Isilda Sanches já o ouviu e explica porquê.
Vodafone Mexefest

À segunda noite domei o Mexefest

E à última metade do Vodafone Mexefest 2017, o novato apanhou o jeito à coisa e até viu vários concertos do início ao fim. Impressionaram os de Allen Halloween, Corona, Panado e Moullinex.
Vodafone Mexefest

A primeira noite de um novato no Mexefest

Arrancou mais uma edição do Vodafone Mexefest e um estreante nestas andanças explica-lhe como foi perceber que não dá para ver tudo o que se quer e que é bom ver a baixa lisboeta a mexer.
Fado

Alfama acolhe 24 horas consecutivas de Fado

488
O Museu do Fado anunciou a celebração da classificação do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em parceria com a casa de fados Mesa de Frades, com 24 horas consecutivas de atuações.
Vodafone Mexefest

Mexefest com lotação esgotada

O Mexefest já está esgotado. Entre os músicos destacam-se nomes portugueses como Manel Cruz, Samuel Úria, Surma, Ermo, Paulo Bragança e Kilimanjaro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site