Defesa

Forças Armadas

Defesa. Contas militares alvo de nova auditoria

Relatório de execução de um dos anexos da Lei de Programação Militar 2015 não coincide com o que estava previsto inicialmente na legislação. Tribunal dá 180 dias para que se conclua a auditoria.
Submarinos

Como buscar um submarino feito para ser invisível

Nove países estão a ajudar a Argentina a procurar o submarino argentino desaparecido há uma semana. As condições do mar estão a dificultar as buscas. As técnicas são as mesmas de um cenário de guerra.
Assalto em Tancos

Costa sobre Tancos. Situação não se repetirá

160
António Costa sublinhou que o material que estava nos paióis de Tancos foi movimentado para outras instalações que garantem aos portugueses que novo furto de armas não se repetirá.
Tribunal de Contas

Tribunal aponta falta de transparência na Defesa

Auditoria dos juízes à Lei de Programação Militar apontam “insuficiências” e deficiências” nos sistemas de compras que impediram a “adequada apreciação” das contas.
Zimbabué

Zimbabué: ex-vice-presidente vai tomar posse

O ex-vice-presidente do Zimbabué vai tomar posse como Presidente do Zimbabué, substituindo assim Robert Mugabe.
Argentina

Oxigénio no submarino pode estar no limite

101
As buscas ao submarino argentino, ARA San Juan, intensificaram-se nas últimas horas, devido à progressiva perda de oxigénio no submarino. Há 12 países a ajudar nas operações.
Estados Unidos da América

EUA. Avião militar despenha-se junto ao Japão

Um avião da Marinha norte-americana despenhou-se ao largo do Japão, a sul de Okinawa. O aparelho transportava 11 pessoas e as causas do acidente são ainda desconhecidas.
Argentina

Presidente argentino pede que encontrem submarino

O Presidente da Argentina pediu aos principais chefes militares que usem todos os meios para encontrar o submarino ARA San Juan, que desapareceu no Atlântico com 44 tripulantes.
Assalto em Tancos

Deputados podem consultar documentos confidenciais

Deputados vão poder consultar documentos classificados do Exército sobre o furto de Tancos, mas com regras. Chefe do Exército foi ouvido à porta fechada e justificou motivos da "confidencialidade".
Defesa

Tancos. Azeredo Lopes ouvido para a semana

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, vai ser ouvido na comissão parlamentar no dia 28, a requerimento do PS, na sequência da recuperação do material militar furtado em Tancos.
Coreia do Norte

A vida das mulheres no exército norte-coreano

322
Uma ex-soldado do exército da Coreia do Norte revela histórias de violações e assédio sexual entre as militares. As mulheres chegavam a ficar sem menstruação devido à desnutrição.
Forças Armadas

Militares querem descongelamento de carreiras

317
Tal como os professores, os militares também querem o descongelamento de carreiras e negociações com o Governo. Três associações das Forças Armadas anunciaram que na quinta-feira haverá "carcaçada".
Estado Islâmico

Irão. Derrota do Estado Islâmico na Síria

O presidente iraniano, Hassan Rohani anunciou a derrota do grupo extremista Estado Islâmico na Síria, após a conquista da cidade de Albukamal na segunda-feira.
Argentina

Marinha nega que sons são do submarino

A Marinha argentina garante que os sons detetados no mar não são do submarino argentino. A unidade da Armada argentina está desaparecida há vários dias e reportou uma avaria na quarta-feira.
Submarinos

Como sobreviver no submarino argentino?

1.398
A poupar água, energia e oxigénio. Os marinheiros deitam-se para produzir o mínimo de dióxido de carbono. Isto no caso de não ter havido acidente.
Rios

Projeto quer reabilitar navegabilidade do Guadiana

Marinha está a fazer um levantamento do fundo do Guadiana entre Alcoutim e Pomarão, num projeto transfronteiriço que visa reabilitar a navegabilidade e infraestruturas nas duas margens do rio.
Argentina

Submarino argentino desaparecido enviou apelo

Bases navais da Argentina receberam contactos por telefone-satélite que poderão ter sido feitos a partir do submarino militar argentino, de que não se tem contacto desde quarta-feira.
Incêndios

Missão da Força Aérea para avaliar incêndios

O ministro da Administração Interna determinou a realização de um voo da Força Aérea de reconhecimento e avaliação tendo em conta o agravamento do risco de incêndio florestal.
GNR

GNR também quer descongelamentos da carreira

366
A Associação dos Profissionais da Guarda exigiu o "descongelamento integral" da carreira dos militares da GNR. O presidente da APG quer que o período de congelamento seja contabilizado.
Zimbabué

Zimbabué. Mugabe recusa afastar-se da presidência

Robert Mugabe recusa entregar o poder aos militares e resignar à presidência do Zimbabué. O ainda presidente do país encontrou-se esta quinta-feira com o chefe do exército zimbabueano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: o sonho de modernizar o exército

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, general Biaguê Na Ntan, afastou qualquer possibilidade de os militares intervirem na vida política do país.
Açores

Orçamento dos EUA sem "usos adicionais" para Lajes

O presidente do governo açoriano defendeu rigor na questão da base das Lajes, referindo não ser verdade que o orçamento de Defesa dos EUA para 2018 estabeleça a possibilidade de "usos adicionais".
Zimbabué

Harare amanhece em aparente calma

A capital do Zimbabué, Harare, amanheceu esta quinta-feira em aparente calma apesar da tensão que se vive no país após a intervenção militar contra o Governo do Presidente, Robert Mugabe.
Presidente da República

"O PR não se esquece, tem memória de elefante"

178
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não se alongou sobre a greve dos professores para não limitar a discussão, mas voltou a falar e marcar posição sobre o caso da legionela e Tancos.
Porto

GNR. Militares acusados de agredirem homem

O Ministério Público acusou dois militares da GNR de agredirem um homem no posto da Murtosa, no distrito de Aveiro, informou esta segunda-feira à noite a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.
Venezuela

UE aprova sanções à Venezuela

A União Europeia deu "luz verde" à imposição de sanções à Venezuela, numa reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros. Em causa está a repressão que existe no país.
Mundo

Macron solicita contributo saudita no Sahel

O presidente francês solicitou à Arábia Saudita um contributo para o financiamento de uma força militar de cinco países africanos no Sahel, a quem ainda faltam 100 milhões de dólares.
Incêndios

Incêndios. Força Aérea opera no terreno em 2019

O chefe da estrutura de missão para a instalação do Sistema Integrado de Fogos Rurais disse esperar que em 2019 a Força Aérea opere no terreno os meios aéreos de combate a incêndios florestais
Marinha Portuguesa

Navio D. Carlos I em Cabo Verde para missão

695
O navio hidrográfico D. Carlos I, da Marinha Portuguesa, participa até dezembro em várias atividades em águas cabo-verdianas, no âmbito da segunda fase da missão de cooperação "Mar Aberto".
Defesa

Defesa. Portugal vai comandar missão europeia

Portugal vai comandar a missão da União Europeia na República Centro-Africana a partir de janeiro de 2018, anunciou esta sexta-feira o ministro da Defesa Nacional no parlamento.
Assalto em Tancos

Dezoito unidades do Exército com videovigilância

O ministro da Defesa Nacional disse hoje que foram instalados sistemas de videovigilância em 12 unidades do Exército e que está prevista a instalação em mais seis unidades, até ao final do ano.
Incêndios

Força Aérea não vai combater incêndios em 2018

A Força Aérea não vai participar no combate direto aos incêndios em 2018. O secretário de Estado da Defesa diz que tem de se ter "consciência de que a operação não se monta de um ano para o outro".
Estado Islâmico

Estado Islâmico recupera parte de Boukamal

O grupo Estado Islâmico lançou um contra-ataque e conseguiu recuperar quase metade de Boukamal, um dia depois de o exército anunciar a expulsão dos 'jihadistas' deste último bastião na Síria.
Forças Armadas

Governo procura fundos para as Forças Armadas

O Governo está à procura de novas fontes de financiamento para a Ação Social das Forças Armadas. O ministro da Defesa defende que, tal como está, a instituição "não é sustentável".
PSD

PSD contra criação de exército europeu

172
O presidente do PSD assumiu, em Braga, ser contra a criação de um "exército europeu", salientando, no entanto, a necessidade do "reforço e ampliação" de respostas ao nível da UE na área da Defesa.
Contratos Públicos

Aviões C-295. Interesse público não foi acautelado

Auditoria do Tribunal de Contas às contrapartidas dos contratos militares diz que alterações feitas por gabinete do ex-ministro Álvaro Santo Pereira baixaram valor das penalidades para incumprimento.
Síria

Exército recupera última cidade nas mãos do EI

O exército sírio anunciou esta quinta-feira ter recuperado o controlo total de Boukamal, no leste, a última cidade na Síria que ainda estava nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico.
Maioria de Esquerda

Estado Social: pior que a troika é possível

2.586
Estamos a desperdiçar uma oportunidade de salvar o Estado Social. Tantos casos em que os serviços públicos falham são um alerta. Há pior que a troika.
Assalto em Tancos

Azeredo diz que caso de Tancos não preocupa NATO

638
O ministro da Defesa revelou que o secretário-geral da NATO está satisfeito com a recuperação do material militar furtado e que dá este caso como um exemplo de como "as instituições funcionaram"
Estados Unidos da América

EUA. 700 mil milhões de dólares para o Pentágono

O Congresso norte-americano chegou a acordo sobre uma lei anual para a política de Defesa que prevê a atribuição de 700 milhões de dólares para o Pentágono no orçamento de 2018.
Presidente Trump

Trump avisa Coreia do Norte: "Não nos provoquem"

Donald Trump está em visita oficial pela Ásia e aproveitou um discurso em Seul para enviar algumas mensagens a Kim Jong-un. Apesar de apelar à diplomacia, avisa: não provoquem os Estados Unidos.
Força Aérea

Militares excluídos de curso avançam para tribunal

105
Militares foram proibidos de continuar a frequentar o curso de oficiais da Força Aérea depois de um erro na lista inicial de vagas. A formação, suspensa devido à providência cautelar, já foi retomada.
Estados Unidos da América

Ataque no Texas. Força Aérea não comenta relatório

A Força Aérea norte-americana alegou que leis de privacidade proíbem-na de comentar um relatório policial a indicar que o ex-piloto que atacou uma igreja texana fugiu de um centro de saúde mental.
Coreia do Norte

EUA prontos a usar "toda a capacidade militar"

Donald Trump disse, esta terça-feira, em Seul, que os EUA estão preparados para utilizar "todas as suas capacidades militares contra a Coreia do Norte, caso seja necessário".
Mali

Mali. Dois militares mortos durante missão da ONU

Dois militares malianos morreram esta segunda-feira num ataque na região de Mopti, no centro do Mali, enquanto escoltavam um comboio da Minusma, a missão das Nações Unidas no Mali.
Defesa

Azeredo Lopes mostra "reconhecimento" ao Exército

144
O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, manifestou no Porto o seu "reconhecimento" pelo trabalho desenvolvido pelo Exército português, num momento em que está a ser "objeto de ataques".
Fotogaleria

Fotogaleria. Como era o bunker do presidente Tito

O abrigo subterrâneo do antigo presidente Tito, da ex-Jugoslávia, criado durante a Guerra Fria contra os ataques nucleares, vai ser aberto ao público em forma de museu.
Marinha

Resgatado idoso de navio ao largo da Madeira

A Marinha coordenou uma operação de resgate médico de um passageiro de um navio que navegava 345 quilómetros a nordeste da ilha do Porto Santo. O alerta foi recebido cerca das 17h24.
Arabia Saudita

Arábia Saudita interceta míssil junto a Riade

A Arábia Saudita terá intercetado um míssil balístico disparado a partir do Iémen, noticia a BBC, citando meios de comunicação locais. O míssil foi intercetado a nordeste de Riade, junto ao aeroporto.
Justiça

Operação Zeus: MP deduz acusação contra 86

257
Ministério Público deduziu acusação contra 86 arguidos no âmbito da Operação Zeus, por corrupção nas Messes da Força Aérea. 13 dos militares envolvidos no caso vão continuar em prisão preventiva.
Angola

Angola recebe exercício conjunto médico-militar

Angola vai acolher um exercício conjunto médico-militar com a Sérvia e os Estados Unidos. Tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta a doenças contagiosas, como o ébola.
Política

Portugal quer participar na defesa da UE

Portugal quer participar na cooperação reforçada permanente na defesa e segurança da União Europeia, posição que o Governo quer debater com o parlamento, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Angola

Angola. 70 milhões para alimentar Forças Armadas

João Lourenço autorizou uma verba adicional de 70 milhões de euros para despesas de alimentação das Forças Armadas Angolanas. A Defesa já corresponde a 7% das despesas públicas do OGE angolano.
Migrantes

Navio português entrega 20 migrantes a Itália

O navio "Viana do Castelo" resgatou um navio de 20 migrantes que navegavam em direção a Lampedusa. O grupo viajava em dois pequenos barcos de madeira.
Forças Armadas

Forças Armadas vão ter 4.613 promoções

269
Os ministérios das Finanças e da Defesa autorizaram 4.613 promoções nas Forças Armadas. As promoções abrangem 4.613 militares, a maioria do Exército.
Exército

Exército ajudará mais se tiver mais meios

O chefe do Estado-Maior do Exército disse que o ramo pode contribuir mais para o apoio militar de emergência nas áreas de engenharia, abastecimento e serviços, mas precisa de financiamento.
Assalto em Tancos

Rovisco Duarte afirma que houve furto

222
O chefe do Estado-Maior do Exército afirmou esta terça-feira que não tem dúvidas de que houve um furto em Tancos e disse estar convicto de que os responsáveis vão ser descobertos.
Assalto em Tancos

Tancos. Há uma caixa a mais no material devolvido

5.461
Uma das caixas de munições encontradas na Chamusca não pertencia à lista inicial do material que desapareceu em Tancos. General Rovisco Duarte não especifica o conteúdo da caixa.
Angola

Morreu o general angolano que derrotou a Unita

O primeiro chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general João Baptista de Matos, morreu em Espanha, aos 62 anos, vítima de doença prolongada.
Angola

Angola. Defesa gasta milhões com empresa cubana

O Ministério da Defesa angolano vai gastar 25 milhões de euros com a empresa cubana Antex, que já fornece professores e outros profissionais a Angola.
Incêndios

Força Aérea deteta queimadas em período crítico

1.376
Vídeos. O fim de semana ameaçava temperaturas altas. Mesmo assim, o C-295M da Força Aérea permitiu identificar proprietários que ignoraram a proibição e fizeram queimadas nos seus terrenos.
Kim Jong Un

Kim Jong-un visitou fábrica de cosméticos

O líder norte-coreano visitou uma fábrica de cosméticos em Pyongyang, acompanhado da mulher e da irmã. Nos últimos meses, Kim Jong-un tem tentado reforçar os laços familiares na opinião pública.
Mundo

Duas mulheres salvas após 5 meses perdidas no mar

612
Jennifer Appel, Tasha Fuiaba e os seus dois cães planeavam navegar do Havai para o Taiti, mas viagem foi de mal a pior. Tudo começou com uma perda de motor, que as condenou a cinco meses em alto mar.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site