Defesa

Irão

Irão vai reforçar capacidades militares

O Irão disse que o país vai reforçar as capacidades militares e balísticas, apesar das críticas dos Estados Unidos e da França, durante um desfile comemorativo do início da guerra com o Iraque.
Coreia do Norte

Japão diz estar "preparado" para bomba H

O Governo do Japão disse "estar preparado" para enfrentar a ameaça da Coreia do Norte de lançar uma bomba de hidrogénio para o oceano Pacífico.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça lançar bomba H no Pacífico

O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano anunciou que esta pode ser a mais poderosa de todas as detonações no Pacífico. Na quinta-feira, Kim Jong-un ameaçou Donald Trump.
GNR

GNR tem 319 novos militares

A Guarda Nacional Republicana tem a partir desta sexta-feira 319 novos militares que vão reforçar o dispositivo territorial de todas as unidades do país a partir de 28 de setembro.
Defesa

Missões portuguesas na ONU e NATO aprovadas

O Conselho Superior de Defesa Nacional prolongou a participação portuguesa na missão da ONU na República-Centro Africana e autorizou o envio de forças para a missão da NATO no Afeganistão.
Base das Lajes

Lajes. EUA querem saber custo de centro militar

A proposta de orçamento da Defesa norte-americana aprovado esta semana pede que a Secretaria indique o custo de transformar a Base das Lajes num campo para exercícios de guerra aéreos e subaquáticos.
Coreia do Norte

O discurso de Trump é como "um cão a ladrar"

293
O ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte reagiu ao discurso do presidente norte-americano na ONU e comparou-o a "um cão a ladrar". É a primeira reação de Pyongyang ao discurso de Trump.
Militares

Próxima missão na NATO tem risco "reduzido"

O ministro da Defesa afirmou que o próximo destacamento português na missão da NATO no Afeganistão tem o risco "mais reduzido possível".
Nações Unidas

50 países assinam proibição de armamento nuclear

Cerca de 50 países deverão começar a assinar um tratado para impedir a produção e utilização de armas nucleares, mas o movimento ameaça ser apenas simbólico, já que nenhuma potência deverá aderir.
Coreia do Norte

"Kim Jong-un é muito mais perigoso que o pai"

333
Um analista e assessor do ministério da unificação sul-coreano garante que o líder da Coreia do Norte é "muito mais perigoso" que o pai e que é bem capaz de usar uma arma nuclear.
Defesa

Especial/ Onde é que a NATO aprende as lições? Em Monsanto

175
É uma zona muito reservada da Aliança Atlântica, onde se produzem relatórios secretos, em Lisboa. O centro de lições aprendidas da NATO faz 15 anos e Marcelo vai lá fazer uma visita.
Assalto em Tancos

Ministro reforça segurança de material militar

O ministro da Defesa anunciou um conjunto de medidas para reforçar a segurança das instalações de armazenamento de material militar, depois do furto de material militar em Tancos.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

368
O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que novas sanções são "cruéis"

140
A Coreia do Norte diz que as novas sanções são "cruéis, imorais e desumanas". O Ministério dos Negócios Estrangeiros do país diz mesmo que só vão servir para acelerar o seu programa nuclear.
Marcelo Rebelo de Sousa

Missão em África e na Europa pode estar para breve

O Presidente da República afirmou que está para breve uma decisão para a renovação de uma missão portuguesa em África e uma nova missão na Europa". Marcelo não adiantou mais detalhes.
Assalto em Tancos

Tancos. Ministro revela abertura de três processos

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, esteve esta tarde no Parlamento, onde revelou a abertura de três processos disciplinares por causa do furto de Tancos. Paióis já estão a ser esvaziados.
Assalto em Tancos

Ministro: "Governo fez o que devia ser feito" - como aconteceu

O ministro da Defesa afirmou, esta tarde, no Parlamento, que o Governo "fez o que devia ser feito" no caso do "furto de material militar". CDS pediu a sua saída. Esquerda criticou declarações.
Assalto em Tancos

Parlamento debate furto de Tancos

O parlamento debate o furto de material de guerra do paiol de Tancos por iniciativa do PSD e do CDS-PP, que esperam respostas do ministro da Defesa sobre o que se passou na base militar em junho.
Coreia do Norte

EUA simulam bombardeamento da península coreana

Quatro caças F-35B e dois bombardeiros B-1B dos Estados Unidos realizaram a simulação de um bombardeamento sobre a Península da Coreia, na sequência do disparo de um míssil balístico de Pyongyang.
Armamento Nuclear

Seul, Washington e Tóquio fazem testes antimísseis

A Coreia do Sul, os EUA e o Japão vão realizar um exercício antimísseis conjunto no final deste mês. A notícia surge depois de a Coreia do Norte ter enviado um míssil que sobrevoou o Japão.
Parlamento

Graça Mira Gomes ouvida no parlamento

A embaixadora Maria da Graça Mira Gomes, indigitada para o cargo de Secretária-Geral do Sistema de Informações da República, vai ser hoje ouvida no parlamento.
NATO

Nuclear. Portugal completamente alinhado com NATO

Augusto Santos Silva garantiu este domingo que a posição de Portugal, no que toca à não proliferação das armas nucleares, é a da NATO. "Estamos totalmente comprometidos com o tratado."
Presidente Marcelo

Marcelo visita militares portugueses em Málaga

953
Presidente da República visita esta segunda-feira os 14 militares da Força Aérea Portuguesa destacados em Málaga, ao serviço da agência europeia de controlo de fronteiras "Frontex".
Assalto em Tancos

Despacho para reforçar segurança ficou na gaveta

200
Jornal Expresso teve acesso a documento que pretendia alterar e reforçar segurança nos paióis de Tancos. O despacho foi feito há um ano pelo chefe do Estado-Maior do Exército, mas nunca foi assinado.
Coreia do Norte

Coreia do Norte disparou míssil para "acalmar" EUA

290
Kim Jong-un disse que o recente lançamento de um míssil foi feito para "acalmar a beligerância dos EUA" e estabelecer um equilíbrio com estes, para que "não se atrevam a falar de opção militar".
Assalto em Tancos

Tancos. Portugal pede ajuda a Espanha

168
As portas do paiolim onde estava o material roubado foram abertas com um equipamento que não se vende em Portugal, mas em Espanha. A PJ pediu ajuda ao país vizinho para tentarem avançar com o caso.
Afeganistão

Afeganistão. Portugal prepara envio de militares

113
Portugal está a preparar o envio de 160 homens para o Afeganistão a partir de abril do próximo ano. O ministro da Defesa frisa que a presença portuguesa em missões de paz é um objetivo político.
António Guterres

Guterres condena disparo de míssil norte-coreano

O secretário-geral da ONU o último tiro de míssil da Coreia do Norte, que sobrevoou o Japão e caiu no Pacífico. António Guterres vai discutir a questão com todas as partes.
Coreia do Norte

Líderes reagem a novo lançamento de míssil

113
Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Austrália são alguns dos países que já repreenderam publicamente a atitude da Coreia do Norte, que esta madrugada voltou a lançar um míssil sobre o Japão.
Coreia do Norte

Coreia do Norte testou "Bomba H" a 3 de setembro

O comandante das forças nucleares norte-americanas disse assumir que o teste nuclear da Coreia do Norte de 3 de setembro tinha sido feito com uma bomba de hidrogénio, conhecida por "Bomba H".
Defesa

Outro filho de Lacerda Machado no Estado

2.176
Há quase dois anos, Francisco foi para os Negócios Estrangeiros. Agora, João Maria será contratado pela idD, uma empresa da esfera do Estado na área da Defesa. Vai ganhar cerca de 1.500 euros brutos.
Coreia do Sul

Coreia do Sul testa míssil em reação a Pyongyang

116
Depois de a Coreia do Norte ter dito que os vizinhos do Sul "não estão dentro dos eixos" e que merecem um ataque feroz, Seul responde com o primeiro teste - e certeiro - de um míssil.
Coreia do Norte

A Coreia do Sul prepara eliminação de Kim Jong-un?

157
Um dia após o sexto - e mais poderoso - ensaio nuclear na Coreia do Norte, o ministro da defesa sul-coreano deu a entender que uma unidade de "eliminação" seria criada até ao fim do ano.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Ameaças chegam a Tóquio e Seul

O país não perdoa o apoio do Japão e da Coreia do Sul aos Estados Unidos e diz que "não entram nos eixos". O comité norte-coreano ainda chama "cães dos EUA" ao governo de Seul.
Rússia

Rússia discute cooperação militar com a Síria

O ministro da Defesa russo reuniu com o presidente sírio Bashar al-Assad para discutir a cooperação militar entre ambos os países e a ajuda humanitária à população.
Assalto em Tancos

Tancos. Sugerida mais formação para o pessoal

As avaliações pedidas pelo ministro da Defesa à segurança das instalações militares recomendam o aperfeiçoamento da formação e treino do pessoal dedicado à guarda do material militar.
PCP

PCP. "Erro" do ministro e greve "justa"

O líder do PCP falou sobre Tancos e acusou Azeredo Lopes de ter errado ao "não assumir" responsabilidades políticas. Em relação à greve dos enfermeiros, diz que é justa mas apela ao diálogo.
Assalto em Tancos

PSD e CDS chamam Azeredo Lopes ao Parlamento

O PSD e o CDS pediram para ouvir o Ministro da Defesa no Parlamento. O debate da atualidade marcado pelos partidos vai ouvir Azeredo Lopes sobre o alegado "roubo do paiol de Tancos".
Marcelo Rebelo de Sousa

Futebol e eleições? Marcelo não falou com Costa

Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que ainda não teve oportunidade de falar com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o agendamento de jogos de futebol para o dia das eleições autárquicas.
Assalto em Tancos

Tancos. PJ Militar atira responsabilidades para PJ

494
Porta-voz da Polícia Judiciária Militar lembra que "competência da investigação" foi delegada na PJ. Assalto a Paióis Nacionais de Tancos foi há mais de dois meses, não há arguidos constituídos.
Turquia

Turquia compra sistemas de defesa à Rússia

Erdogan anunciou a compra de sistemas de defesa antiaéreos S-400 à Rússia. É o contrato mais importante de sempre entre os dois países.
Assalto em Tancos

Bloco também quer esclarecimentos sobre Tancos

O Bloco quer novos esclarecimentos do ministro da Defesa sobre o desaparecimento de armas dos paióis de Tancos, considerando que o Governo não pode dizer que "não sabe se existiu ou não roubo".
Azeredo Lopes

Azeredo Lopes disponível para ir ao parlamento

Azeredo Lopes está disponível para ir ao parlamento. Depois do pedido de esclarecimentos de PSD e CDS-PP, o ministro da Defesa Nacional diz que se for convidado, irá falar na comissão parlamentar.
Assunção Cristas

Cristas pede demissão de Azeredo (outra vez)

842
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, pediu mais uma vez a demissão do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, por considerar que a sua postura em relação ao caso de Tancos "não é admissível".
Assalto em Tancos

Azeredo Lopes: "Pode não ter havido furto"

998
Em entrevista ao DN e à TSF, o ministro revelou pormenores do relatório da Inspeção-Geral de Defesa Nacional, falou em aproveitamento político e até pôs a hipótese de não ter havido roubo em Tancos.
Coreia do Norte

Merkel favorável a negociação direta

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se favorável a uma negociação direta com a Coreia do Norte sobre o programa nuclear daquele país, à semelhança do que aconteceu com o Irão.
Coreia do Norte

Kim Jong-un. Teste nuclear foi à custa de sangue

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, considerou uma "grande vitória" o sexto teste nuclear realizado pelo país, no domingo passado, admitindo que foi feito "à custa do sangue" dos norte-coreanos.
Força Aérea

Furacão Irma. Força Aérea presta apoio nos Açores

A Força Aérea Portuguesa está a dar apoio às tripulações e aeronaves de apoio humanitário às vítimas do furacão Irma que passam pela Base Aérea da ilha Terceira, nos Açores.
Exército

Comandos. Investigação não sabe das armas roubadas

572
Acusação de furto pode estar em risco, avança hoje o jornal Público. Polícia Judiciária Militar já ouviu mais de 70 pessoas com ligação a Tancos, mas não conhece paradeiro do armamento.
Coreia do Norte

Como os norte-coreanos celebraram o teste nuclear

Paradas militares, fogo-de-artifício, e festejos. Foi assim que dezenas de milhares de norte-coreanos encheram as ruas de Pyongyang para celebrar o ensaio nuclear realizado no domingo.
Coreia do Norte

Milhares de norte-coreanos celebram teste nuclear

Dezenas de milhares de pessoas homenagearam, na Praça Kim Il-Sung, os cientistas responsáveis pelo teste nuclear. Houve música, paradas, fogo de artifício e ameaças aos EUA
Coreia do Sul

Instalado sistema antimíssil na Coreia do Sul

Apesar dos protestos, os últimos quatro intercetores do sistema antimíssil THAAD foram instalados "temporariamente". Uma medida necessária de defesa contra as ameaças da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Os 2 cientistas por detrás das armas de Pyongyang

129
Sempre ao lado de Kim Jong Un, são dois dos responsáveis mais influentes na Coreia do Norte. Na casa dos 70 anos, Ri Hong Sop e Hong Sung Mu são os cérebros do programa nuclear da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Pyongyang promete continuar programa nuclear

Coreia garante que vai avançar com o programa nuclear mesmo que a comunidade internacional imponha mais sanções, e já acusou os EUA de serem o "principal culpado pela escalada de tensão".
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Montanha "pode colapsar"

171
Um especialista em armamento nuclear avisou esta terça-feira que a montanha onde a Coreia do Norte tem testado as bombas nucleares pode estar em risco de colapsar.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Novo teste já este sábado?

Este sábado é 9 de setembro e o 9 de setembro, na Coreia do Norte, é dia de teste nuclear, lançamento de míssil ou outra qualquer demonstração de poderio bélico. Analistas já preveem nova crise.
Armamento Nuclear

Mísseis podem chegar à Europa "rapidamente"

322
A ministra francesa da Defesa diz que "não se pode excluir" o cenário de uma "escalada para um grande conflito" com a Coreia do Norte. Pyongyang aparenta estar a transportar mísseis intercontinentais.
Coreia do Norte

EUA podem colocar armas nucleares na Coreia do Sul

Depois da ameaça norte-coreana, Seul admitiu autorizar os EUA a porem armas nucleares na Coreia do Sul. Entretanto, o país fez manobras navais com fogo real após o teste nuclear da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Especial/ Coreia. Esta crise é mesmo séria? (em 6 questões)

199
Pode Trump lançar um ataque nuclear sem o Congresso? Estará Kim a querer irritar os chineses? Que trunfos restam à diplomacia? Seis respostas para entender a crise na Coreia do Norte.
Coreia do Norte

A foto descodificada de Kim Jong-un com a bomba

126
Kim Jong-un foi fotografado com o arsenal nuclear da Coreia do Norte, horas antes do sexto ensaio nuclear realizado por Pyongyang. Perceba o que nos dizem estas imagens.
Armamento Nuclear

E se uma arma nuclear atingisse Lisboa? Ou Paris?

617
Qual é o impacto de uma arma nuclear como a testada pela Coreia do Norte? A ferramenta online Nukemap dá a resposta para várias cidades. O seu criador diz que assim tudo se torna "mais pessoal".
Assalto em Tancos

Tancos. Exército abriu processos disciplinares

O Chefe do Estado-Maior do Exército mandou instaurar processos disciplinares a militares do Regimento de Engenharia n.º1, unidade que era responsável pela segurança dos paióis nacionais de Tancos.
Coreia do Norte

Bomba atómica vs. bomba de hidrogénio: a diferença

569
A diferença entre a bomba atómica e a de hidrogénio é a mesma que entre uma central nuclear e o Sol: a potência. É com uma bomba 7 vezes pior que Hiroshima que a Coreia do Norte ameaça o mundo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site