Defesa

Forças Armadas

Défice de 70 milhões no sistema de saúde militar

A Assistência na Doença aos Militares registou em 2017 um buraco de 70 milhões de euros. O atraso nos pagamentos aos hospitais já ronda os nove meses e estão a decorrer três auditorias distintas.
Moçambique

Portugal e Moçambique estudam parceria

Portugal e Moçambique estão a estudar uma participação conjunta em missões humanitárias e de paz. Um novo acordo de cooperação vai ser assinado na próxima semana.
Forças Armadas

Marcelo: Forças Armadas não podem ser menorizadas

O Presidente da República alertou para o facto de não ser possível "minimizar ou menorizar" as Forças Armadas. Marcelo Rebelo de Sousa assinalou os 100 anos do Laboratório Militar.
Guiné-Bissau

PAIGC questiona almoço do presidente com militares

O líder do PAIGC questionou a pertinência do almoço do Presidente da República com alguns militares. Domingos Simões Pereira defende que o chefe de Estado passou a "mensagem errada".
Rio de Janeiro

Exército assume controlo da segurança no Rio

Na sequência da onda de violência que tem assolado o Rio de Janeiro, antes e durante as festividades de Carnaval, Michel Temer ordenou que o Exército assuma o controlo da segurança na cidade.
NATO

Portugal disponível para acolher comando da NATO

O ministro da Defesa afirmou que Portugal disponibilizou-se para acolher o novo comando para o Atlântico da NATO, e que é favorável à criação de uma missão de treino no Iraque.
Força Aérea

Força Aérea. Juiz leva a julgamento 68 arguidos

68 dos 86 arguidos do processo de corrupção nas messes da Força Aérea vão a julgamento. 18 arguidos que ainda estão detidos vão ser libertados.
Justiça

Juiz decide se acusados de corrupção são julgados

O despacho que determina quais dos 86 arguidos do processo de corrupção nas messes da Força Aérea serão levados a julgamento é proferido esta segunda-feira.
NATO

NATO "muito preocupada" com Rússia

223
A Aliança Atlântica está "muito preocupada" com o comportamento belicoso da Rússia, sobretudo com a ocupação da Crimeia, a falta de cooperação e o desrespeito por tratados sobre mísseis.
NATO

Portugal "tem margem para gastar mais em Defesa"

204
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defende que Portugal deve aproveitar o crescimento para gastar mais em Defesa e acredita que todos os aliados possam atingir 2% de investimento até 2024.
Londres

Aeroporto Cidade de Londres reaberto hoje

O aeroporto de London City, na capital inglesa, reabre hoje depois de ter sido encerrado na segunda-feira devido à descoberta de uma bomba de 500 quilos da Segunda Guerra Mundial no rio Tamisa.
Presidente Trump

Trump quer aumentar o orçamento de defesa

A Casa Branca refere a necessidade de aumentar o orçamento da defesa norte-americana para fazer frente à China e à Rússia, que refere como um "desafio" maior do que o terrorismo.
Exército

Defesa quer substituir G3 no início de 2019

185
Lançamento do concurso esteve previsto para este mês, mas o acerto de "pormenores" com a agência de compras da NATO adiou esse passo algumas semanas. Defesa espera receber armas em janeiro.
Moçambique

Presidente não quer os militares preocupados

O presidente moçambicano não quer que as Forças Armadas estejam preocupadas com conflitos internos do país. Para Filipe Nyusi, a paz com a Renamo não tinha sido possível sem os militares.
Egito

Exército do Egipto lança operação anti-terrorista

As Forças Armadas egípcias lançaram uma enorme operação anti-terrorista em vários pontos do país. As operações estendem-se à região do Delta do rio Nilo.
Defesa

Portugal e São Tomé assinam protocolo de defesa

504
Portugal e São Tomé abandonaram o "conceito mais restrito da cooperação técnico militar", para aderirem a outro "mais alargado" que "envolve toda a atividade de cooperação".
Defesa

Polícias e militares marcam encontro nacional

190
Militares e polícias reuniram-se esta quinta-feira e marcaram para dia 20 nova reunião. Em causa estão as carreiras que continuam congeladas para este grupo de profissionais.
Estados Unidos da América

Trump quer parada militar 'à francesa'

175
O presidente dos EUA pediu ao Pentágono para organizar uma parada militar igual à do Dia da Bastilha, em França. Vários já se insurgiram contra a ideia, recordando as paradas da Coreia do Norte.
Defesa

Marinha regressa ao EMGFA com atraso de 4 anos

409
Quatro anos depois de a Marinha ter sido preterida pelo Exército, o almirante Silva Ribeiro, é apontado para CEMGFA. Mendes Calado deverá ser o novo CEMA. Belém ainda não recebeu informação oficial.
Forças Armadas

Militares não podem "negligenciar" segurança

Ministro da Defesa garante que “não há polémica escondida” com os chefes militares. Azeredo Lopes lembra que cabe ao Estado, e não aos ramos, definir as missões a realizar pelas forças portuguesas.
Forças Armadas

Praças das Forças Armadas descontentes com salário

As praças das Forças Armadas têm mostrado um "forte descontentamento" face aos baixos salários e à carga horária. Em salário líquido, estes militares recebem menos do que o salário mínimo nacional.
China

China testou com sucesso sistema antimíssil

A China anunciou que testou com sucesso um sistema de defesa antimíssil, numa em que adota uma política mais assertiva no Mar do Sul da China.
Armamento Nuclear

China critica política de armas nucleares dos EUA

A China criticou a nova estratégia de armas nucleares dos EUA, aconselhando os americanos a perderem a "mentalidade da Guerra Fria" e a assumirem a "responsabilidade principal" no desarmamento.
Forças Armadas

Défice de efetivos atingiu "ponto de rutura"

Presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas diz que memorando enviado por quatro chefes militares ao Governo sobre o défice de efetivos vem confirmar que foi atingido um "ponto de rutura".
Forças Armadas

Cumprimento das missões "não está em causa"

Os quatro chefes militares, que alertaram o ministro da Defesa para o défice de efetivos, asseguraram que "não esteve, não está, nem estará em causa o cumprimento das missões das Forças Armadas".
Militares

CDS chama ministro da Defesa e CEMFA ao parlamento

O CDS-PP vai chamar ao parlamento o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Pina Monteiro, para que esclareçam as reais necessidades de efetivos militares.
Governo

Chefes das Forças Armadas protestam contra Governo

2.715
Representantes das Forças Armadas uniram-se em protesto contra o Governo por considerarem injusta a redução de efetivos prevista para 2018. Redução pode pôr em causa algumas missões.
Exército

Exército com novas fardas e armamento em 2019

713
O Exército Português vai, a partir de 2019, começar a usar de forma gradual um novo fardamento, armamento, equipamentos de comunicação e sistemas de informação.
António Guterres

Objetivo é "desnuclearização pacífica" da Coreia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu que o objetivo para a península coreana consiste na sua "desnuclearização pacífica".
Exército

Comandos. Arguidos sabem se vão a julgamento dia 6

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa agendou para 6 de março a decisão de levar ou não a julgamento os 19 militares acusados no caso dos Comandos no qual morreram dois instruendos.
Forças de Segurança

PJM recupera arma roubada a militar da GNR

403
Glock tinha sido roubada a um elemento da GNR de Castelo Branco, no início deste mês, depois de uma perseguição a um carro que desobedeceu a uma ordem de paragem.
França

Queda de helicópteros faz cinco mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram na queda de dois helicópteros do exército francês perto do lago Carcès, no sudeste da França, segundo fonte próxima da investigação.
Justiça

"Falta imparcialidade" na acusação contra Comandos

336
Advogados dos arguidos consideraram que a acusação do MP relativa ao caso dos Comandos não é imparcial, tem vícios, erros e omite factos essenciais.
Rússia

Rússia avisa EUA que vão encontrar caças russos  

A Rússia avisou os Estados Unidos que ao enviarem os seus pilotos em missões para a área do mar negro vão estes vão ser recebidos por caças russos e não pelos seus parceiros ucranianos.
Militares

Comandos. MP pede julgamento para acusados 

O Ministério Público considera que os 19 arguidos no caso dos Comandos devem ir todos a julgamento. "Exigiram aos instruendos aquilo que não se pode exigir a nenhum ser humano."
Coreia do Norte

Dezenas de mísseis na véspera dos Jogos Olímpicos

A Coreia do Norte está a planear um desfile de mísseis balísticos intercontinentais na véspera dos Jogos Olímpicos de inverno. Os Estados Unidos dizem que este vai ser um "teste" à cooperação.
Angola

Defesa tem 78 milhões para sistemas de vigilância

Entre os investimentos orçamentados pelo Ministério da Defesa Nacional conta-se a aquisição e equipamento de transporte de seis helicópteros e equipamento de vigilância marítima.
Força Aérea

Helicóptero da Força Aérea sofre acidente em Beja

Um helicóptero da Força Aérea sofreu um acidente durante um treino, na zona de Selmes, registando-se danos materiais na aeronave. A tripulação escapou sem ferimentos.
Forças Armadas

Comandos. Acesso a água iria "atrasar instrução"

Médico garante ter sido essa a resposta por parte da hierarquia quando sugeriu que recrutas passassem por área com água para se refrescarem. Processo dos Comandos está em fase de instrução.
NATO

NATO espera que Portugal "continue a cumprir"

O secretário-geral da NATO afirmou que espera que Portugal "continue a cumprir" os compromissos. Jens Stoltenberg está em Portugal e reuniu com o ministro da Defesa.
Defesa

Secretário-geral da NATO em Lisboa

A deslocação do secretário-geral da NATO a Portugal insere-se numa viagem que está a realizar por vários países aliados, antecedendo a cimeira de ministros da Defesa na sede da NATO, em Bruxelas.
GNR

Governo anuncia 600 novos elementos para a GNR

O Governo anunciou o recrutamento de 600 militares para a GNR e outros 200 para as Forças Armadas. A medida acontece no âmbito do reforço da prevenção e do combate aos incêndios florestais.
Defesa

Portugal não cumpre lei nos contratos públicos

A Comissão Europeia desencadeou processos de infração contra cinco Estados-membros pela não aplicação, ou aplicação incorreta, da legislação em matéria de contratos públicos na Defesa e Segurança.
Meteorologia

Seis barras fechadas e quatro condicionadas

Segundo a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Esposende e Ericeira estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.
Assalto em Tancos

Tancos. Exército não revela "mais informação"

330
Porta-voz do Exército justifica posição do chefe do ramo com o argumento de que os processos disciplinares instaurados a quatro militares contêm "matéria pessoal" sobre os visados.
Estados Unidos da América

Havai. Governador não reagiu à ameaça de míssil

David Ige demorou a reagir ao falso alerta de míssil balístico que iria atingir o Havai e agora sabe-se porquê. O governador não sabia a palavra-passe do Twitter.
Exército

Mais de 1.500 militares rescindiram contratos

1.285
Desde 2015, 1.580 soldados e cabos pagaram indemnizações ao Exército para rescindir os seus contratos. Só em 2017, foram 500 os praças que o fizeram.
Exército

Fuzileiros portugueses fazem exercício em Espanha

163
Fuzileiros da Marinha Portuguesa participam até 26 de janeiro no exercício militar MARFIBEX-81, que se realiza em Espanha, com o objetivo de testarem a sua prontidão.
Turquia

Turquia. Cinco soldados mortos em avalanche 

Cinco soldados morreram e pelo menos 12 ficaram feridos depois de uma avalanche no sudeste da Turquia. No momento do acidente, explicaram as autoridades, procediam a operações militares contra o PKK.
São Tomé e Príncipe

Governo são-tomense promove oficiais

O Governo são-tomense anunciou a promoção de um grupo de oficiais das Forças Armadas, numa altura em que no Exército se vive um clima de descontentamento.
Mundo

Rússia lamenta que EUA optem por "confrontação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo lamentou a "confrontação" dos Estados Unidos, que definiu como prioridade da estratégia militar contrariar a agressividade da Rússia.
Estados Unidos da América

Rússia e China são prioridades militares dos EUA

Os Estados Unidos relegaram para segundo plano o combate ao terrorismo, tendo agora como prioridade militar contrariar a agressividade russa e a expansão chinesa.
Assalto em Tancos

Rovisco Duarte: Tancos é "um assunto encerrado"

O Chefe do Estado-Maior do Exército afirmou que o caso do assalto aos paióis de Tancos é "um assunto encerrado". O general Rovisco Duarte disse que "o Exército fez o que tinha a fazer".
António Guterres

Ameaça das armas de destruição está a ganhar força

113
O secretário-geral da ONU, António Guterres, avisou que a ameaça das armas de destruição em massa "persiste" e "parece que está a ganhar força".
Assalto em Tancos

Exército concluiu processos a quatro militares

A pena mais gravosa foi aplicada a um sargento do regimento de Engenharia 1, a quem foi aplicada a pena de proibição de saída durante 15 dias.
Índia

Índia testa míssil nuclear "mata-chineses"

143
O míssil balístico Agni-5 foi disparado com sucesso, marcando a entrada da Índia no grupo muito restrito dos países com mísseis intercontinentais. O míssil é conhecido como o "mata-chineses".
Militares

Soldado julgado por fumar e beber no Museu Militar

342
O soldado vai começar a ser julgado em fevereiro. Em causa está o facto de ter feito uma festa no Museu Militar do Porto, onde fumou canábis e bebeu álcool com um outro soldado e duas mulheres.
Defesa

Defesa. Arábia Saudita paga 500 milhões aos EUA

A operação proporcionará à Arábia Saudita "assistência e apoio técnico" para os seus sistemas de vigilância e engenharia. Em 2017 a Arábia Saudita foi o melhor cliente nos Estados Unidos neste setor.
Azeredo Lopes

Uso da força na guarda de material militar revisto

O Governo está a rever as regras aplicadas aos militares responsáveis pela guarda de material de guerra. O ministro da Defesa avisa que "podem ser excessivas".
Armamento Nuclear

Pentágono quer produzir novas armas nucleares

Ameaça norte-coreana e estratégia nuclear da Rússia e da China estarão por detrás das razões do Pentágono. Planos ainda não estão ratificados mas podem ir contra o Tratado de Não Proliferação Nuclear.
Mundo

RAF intercetou dois bombardeiros russos

A Força Aérea britânica enviou aviões de combate para intercetar bombardeiros russos que se aproximaram do espaço aéreo do país. Ministro da Defesa Russo afirma que seguiram normas internacionais.
Angola

Veteranos angolanos recebem pensão de 95 euros

101
A falta de assistência médica e medicamentosa, habitação condigna e emprego, juntamente com a reduzida pensão mensal oficial lideram as preocupações dos antigos combatentes em Angola.
Armamento Nuclear

Japão quer mais pressão sobre Coreia do Norte

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu mais pressão da comunidade internacional para que a Coreia do Norte negoceie e reduza o programa de armamento nuclear.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site