Corrupção

Roménia

Mais de 30 mil romenos na rua contra a corrupção

O parlamento aprovou no final de dezembro três propostas de lei que fazem temer uma redução da independência dos magistrados e uma redução das prerrogativas do ministério público anticorrupção.
Corrupção

Especial/ Nove perguntas para entender o caso Manuel Vicente

O caso que está a causar crispação entre Angola e Portugal começa esta segunda-feira a ser julgado em Lisboa. Envolve acusações de corrupção, processos arquivados e 700 mil euros.
Brasil

Odebrecht vende participação em mina angolana

A participação de 16,4% do grupo brasileiro, envolvido num escândalo de corrupção no Brasil, foi vendida por 115 milhões de euros, e será divida em partes iguais pelos atuais sócios.
Democracia

Angola entre países a observar em 2018

Angola é um dos países a manter sob observação, devido à eleição do novo presidente, João Lourenço, que desmantelou a estrutura de poder exercido pela família de Eduardo dos Santos.
Justiça

Manuel Vicente. MP não confia na justiça angolana

155
Num documento do Ministério Público citado pelo semanário pelo Expresso, lê-se que a Justiça angolana não dá "garantias" de dar seguimento ao processo relativo a Manuel Vicente.
China

Líder militar chinês investigado por corrupção

O general Fang Fenghui, membro da Comissão Militar Central, está a ser investigado por alegadamente ter recebido e pago subornos, à custa dos quais terá subido na carreira.
Angola

Angola está a fazer chantagem com Portugal

993
A justiça angolana recusa colaborar no caso Manuel Vicente. Mas que se poderia esperar de um Ministério Público presidido por um general que nunca actuou enquanto assistia a uma festa de corrupção?
Angola

Governo não publicará parecer sobre Manuel Vicente

130
Gabinete do primeiro-ministro não fala do conteúdo do parecer sobre a imunidade diplomática de Manuel Vicente, que António Costa não o homologou e que não o irá publicar.
Corrupção

Juiz também não envia caso de Vicente para Angola

O juiz titular do caso 'Operação Fizz' concordou com a posição do Ministério Público em recusar a transferência do processo do antigo vice-Presidente angolano Manuel Vicente para Angola.
Corrupção

PGR rejeita julgamento de Manuel Vicente em Angola

112
Órgão liderado por Joana Marques Vidal nega que esteja em curso transmissão dos autos da Operação Fizz para Angola e recorda posição do Ministério Público: Vicente tem de ser julgado em Portugal.
Caso José Sócrates

Especial/ Sócrates: "Sempre tive dificuldades financeiras"

2.013
Sócrates disse no primeiro interrogatório que começou a pedir dinheiro a Santos Silva mal saiu do Governo em 2011. E até aí? Vivia da "generosidade da minha mãe, que lá ia dando umas massas".
Coreia do Sul

Ex-Presidente sul-coreana terá desviado fundos

A ex-Presidente sul-coreana, atualmente a ser julgada por corrupção, vai também ser acusada de ter desviado o equivalente a milhões de euros de fundos dos serviços secretos.
Cabo Verde

Avaliada conduta de ex-embaixador português 

O Gabinete Antifraude Europeu está a avaliar a conduta do português José Manuel Pinto Teixeira. Em causa estão suspeitas de benefício pessoal e favorecimento na alegada compra de um terreno.
Estados Unidos da América

Petrobras faz acordo para encerrar ação na justiça

A ação na justiça norte-americana foi enviada no final de 2014, a partir das revelações feitas pela Operação Lava Jato, que investiga uma grande rede de corrupção no Brasil e que envolve a Petrobras.
IPSS

Raríssimas. Sónia Laygue é a nova presidente

1.561
A nova presidente da Raríssimas é mãe de uma menina de três anos com uma doença rara. Sónia Laygue foi eleita esta quarta-feira na assembleia geral da associação.
Brasil

Temer queria perdoar os condenados por corrupção

1.057
O indulto de Natal de Michel Temer incluía todos os condenados no âmbito do caso Lava Jato. O Supremo Tribunal Federal já suspendeu o decreto mas o presidente brasileiro não vai desistir.
Angola

Angola. Nove acusados por desvio de 8 milhões

Nove pessoas, entre as quais cinco antigos altos funcionários da Administração-Geral Tributária, estão acusados de desviar receitas de impostos cobrados a empresas.
Vaticano

Conselheiro do Papa recebia 35 mil euros por mês

1.415
O cardeal Maradiaga, principal conselheiro de Francisco e coordenador do Colégio de Cardeais, recebe 35 mil euros por mês da Universidade de Tegucigalpa. O Vaticano está a investigar a pedido do Papa.
Moçambique

Nyusi defende que combater corrupção é "urgente"

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu que a luta contra a corrupção "é urgente e crucial" em Moçambique, assinalando "progressos no âmbito legislativo".
Brasil

Lula da Silva será candidato nas presidenciais

Lula da Silva diz que vai ser candidato às presidenciais de 2018 "até ao dia em que um tribunal diga" que não pode ser candidato. As eleições vão realizar-se em outubro do próximo ano.
Petrolíferas

ENI e Shell vão a tribunal por alegada corrupção

As companhias petrolíferas ENI e Shell vão responder num tribunal de Milão, a partir de 5 de março, por suspeitas de corrupção na atribuição de um contrato relativo a um bloco 'offshore' na Nigéria.
Brasil

Ministro brasileiro acusado de corrupção

Gilberto Kassab, ministro brasileiro, foi acusado do crime de corrupção. Kassab terá recebido 21 milhões de reais ilícitos da Odebrecht.
Brasil

Brasil. Paulo Maluf vai cumprir pena de sete anos 

Paulo Maluf, que além de deputado ocupou o cargo de presidente de câmara da cidade de São Paulo entre 1993 e 1996, foi condenado num processo em que era acusado de branqueamento de capitais.
Caso Lava Jato

Marcelo Odebrecht vai cumprir pena domiciliária

Marcelo Odebrecht, envolvido nos esquemas de corrupção descobertos na petrolífera estatal Petrobras, na Operação Lava Jato, foi inicialmente condenado a 19 anos e quatro meses de prisão.
Peru

Presidente do Peru reitera inocência 

O Presidente do Peru reiterou a sua inocência face às acusações do Congresso para abrir contra si um processo de destituição que qualificou como "um assalto à ordem constitucional".
Peru

Peru. Presidente enfrenta processo de destituição

Parlamento do Peru votou moção para dar início ao processo de destituição do presidente Pedro Kuczynski na sequência do escândalo de corrupção da Odebrecht. Kuczynski vai defender-se na quinta-feira.
Venezuela

Onde gastavam os milhões os ministros de Chávez?

961
Entre 2007 e 2013 foram depositados em Andorra dois mil milhões de euros com origem em homens próximos do regime de Hugo Chávez. Rolex, vinhos caros e presuntos: onde é que gastavam o dinheiro?
Futebol

Brasil. FIFA suspende presidente da Federação

Marco Polo del Nero foi suspenso pela FIFA durante 90 dias por estar envolvido num processo de corrupção. A suspensão pode ainda ser ampliada por mais 45 dias.
António Costa

Costa diz que Raríssimas não foi favorecida

António Costa não comentou o caso da associação Raríssimas, dizendo que não reage porque não tem "nenhum indício" de favorecimento político. Afirmou ainda confiar no trabalho de Vieira da Silva.
Peru

Odebrecht: Peru pede para levantar sigilo bancário

Pedro Kuczynsk vai pedir levantamento do sigilo bancário "para que analisem tudo o que quiserem". As declarações surgem na sequência das acusações de pagamentos pela Odebrecht a uma das suas empresas.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF arquivou auditoria com suspeitas de corrupção

202
Após um ano de investigação, uma auditoria interna detetou indícios de corrupção no SEF que envolviam vários funcionários, da base ao topo. Processo foi arquivado, conta DN.
IPSS

Raríssimas: o Estado é parte do problema

816
Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.
Carlos César

César: Delgado podia ter-se demitido mais cedo

236
O líder socialista, Carlos César, diz que se Manuel Delgado "encontrou razões para se demitir 24 horas depois, certamente teriam sido as mesmas razões que teria encontrado 24 antes".
Venezuela

Andorra. Ex-ministros de Chávez ocultaram milhões

507
O Ministério Público de Andorra está a investigar 10 pessoas com ligações a Hugo Chávez, suspeitando que estes depositaram mais de 2.000 milhões com origem ilícita num banco de Andorra.
Equador

Equador. Vice-presidente condenado

O Tribunal Nacional de Justiça equatoriano condenou o vice-Presidente que não está em funções, a seis anos de prisão por associação ilícita.
Corrupção

Raríssimas. Empresas suspendem apoios

1.072
Várias empresas já suspenderam apoios financeiros à associação Raríssimas, depois do escândalo com as irregularidades de que a Presidente é acusada.
IPSS

Especial/ Do quiosque de jornais a uma vida de luxo

3.603
Antes, a ex-presidente da Raríssimas aparecia com jeans e pedia que a tratassem por Paula; depois, vestia-se em lojas caras e ganhou um "e" no nome. O que é que mudou? E quando?
Panama Papers

PE. Melo atira 'Raríssimas' contra Ana Gomes

1.710
No hemiciclo europeu, a eurodeputada Ana Gomes reclamava um combate à corrupção em qualquer parte da UE. Nuno Melo perguntou-lhe o que tinha a dizer sobre o caso Raríssimas. Trocaram acusações.
Angola

Angola. Fisco não vai tolerar corrupção

A Administração Geral Tributária de Angola assumiu o compromisso de não tolerar atos de corrupção. Em causa está a detenção de cinco funcionários da AGT por suspeitas de desvio de receitas.
Brasil

Brasil. Ex-deputado ligado a Temer é arguido

Rodrigo Rocha Loures, ex-deputado brasileiro e antigo assessor de Michel Temer, foi constituído arguido num processo em que é acusado de corrupção passiva. Ficou conhecido como "o homem da mala".
Corrupção

Raríssimas pagou spa a Brito da Costa no Brasil

5.096
A associação Raríssimas terá pago uma viagem ao Brasil que a sua presidente fez com o marido, além do aluguer de um carro e uma ida ao spa. Denúncia desapareceu do Instituto da Segurança Social.
Angola

Eduardo dos Santos quer MPLA a combater corrupção

493
O líder do MPLA defende que o partido deve estar na linha da frente do combate à corrupção e ao nepotismo no país. José Eduardo dos Santos quer o MPLA a liderar uma "sociedade mais justa".
Vieira da Silva

Vieira da Silva ocupou cargo na Raríssimas

3.332
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva ocupou o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral da Raríssimas. Cargo foi ocupado entre 2013 e 2015.
Corrupção

Corrupção. Abertos 2.204 inquéritos no último ano

120
Ministério Público abriu 2.204 inquéritos por corrupção e crimes conexos no último ano judicial. Em relação a processos encerrados em 2016/2017 foram deduzidas 160 acusações, revela relatório da PGR.
Corrupção

Manuel Vicente. Orlando Figueira envolve Proença

307
Orlando Figueira, ex-procurador do DCIAP acusado de corrupção, envolveu Proença de Carvalho e Carlos Silva, vice-presidente do Millenium BCP, no caso que tem Manuel Vicente como principal arguido.
Moçambique

Detenções no caso LAM são "passo significativo"

O Centro de Integridade Pública, ONG moçambicana, considerou a detenção de três arguidos acusados de corrupção no caso LAM/Embraer um "passo significativo" que "peca por tardio".
Caso Lava Jato

Brasil. Justiça devolve milhões à Petrobras

A petrolífera estatal Petrobras recuperou 654 milhões de reais de dinheiro desviado em atos de corrupção desvendados pela operação Lava Jato.
Argentina

Ex-Presidente da Argentina vai ser detida

A justiça argentina emitiu esta quinta-feira um mandado de detenção da antiga Presidente do país, Cristina Kirchner. A notícia está a ser avançada pela AFP citando fonte judicial.
Corrupção

Prevenção de Corrupção: atenção a ajustes diretos

107
O Conselho de Prevenção da Corrupção vai, em 2018, dar especial atenção à contratação pública e à área dos conflitos de interesses, na qual está a concluir um inquérito feito a mais de mil entidades.
Angola

Angola. Ministro desmente envolvimento em desvio

O ministro da Construção e Obras Públicas de Angola negou qualquer envolvimento do seu secretário de Estado num desvio de 88 milhões de kwanzas. O governante lamentou as acusações.
Autoridade da Concorrência

Concorrência. 200 denúncias desde junho

O Portal de Denúncias, lançado em junho, já recebeu 200 queixas sobre cartéis ou abusos de posição dominante. Entre as denúncias estão casos de publicidade enganosa e corrupção, entre outros.
Argentina

Submarino. Governo suspeita de corrupção

O governo argentino suspeita de corrupção no processo de reparação do submarino desaparecido há 20 dias. O ARA San Juan foi reparado no mandato da antiga presidente Cristina Kirchner.
Corrupção

Carla Marinho é a advogada de Orlando Figueira

A ordem dos Advogados nomeou Carla Marinho como advogada oficiosa de defesa do ex-procurador do Ministério Público Orlando Figueira no julgamento do processo 'Operação Fizz'.
Corrupção

Quanto vale o sr. ministro?

716
Quanto vale então um ministro? Para o próprio & amigos já sabemos: imenso nesta vida, e o inferno na próxima. Mas, … e para o pobre do povo?
Angola

Cooperação de Angola com Portugal está em causa

A cooperação de Angola com Portugal só vai acontecer quando o caso de Manuel Vicente com a Justiça portuguesa estiver resolvido.
Corrupção

Brasil. Detidos dois ex-governantes

O número de ex-governadores do Rio de Janeiro na prisão subiu para três com a detenção de Anthony Garotinho e da sua mulher, Rosinha Garotinho, por crimes de corrupção.
Angola

Angola: detenção por desvio de gasóleo

O diretor-adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Abel Wayaha, foi detido na província da Huíla, em causa está o desvio de 132 camiões cisterna de gasóleo.
China

Campanha anticorrupção na China

Antigo chefe do regulador chinês para a Internet é suspeito de "graves violações da disciplina", estando a ser investigado no âmbito de uma campanha anticorrupção do Partido Comunista da China.
Brasil

Tribunal nega absolver falecida mulher de Lula

Um tribunal brasileiro de segunda instância rejeitou o pedido de Lula da Silva de declarar inocente a sua falecida mulher, Marisa Letícia, num dos processos de corrupção em que foi indiciada.
FIFA

FIFA. Três antigos dirigentes irradiados

Richard Lai, Julio Rocha e Rafael Esquivel declararam-se culpados de corrupção num processo nos Estados Unidos. Os três antigos dirigentes da FIFA foram irradiados do futebol.
Angola

Falsas notícias preocupam ministro angolano

O ministro do Interior de Angola está preocupado com o que diz serem falsas notícias sobre investigações a governantes. Ângelo de Veiga Tavares garantiu que a origem das notícias vai ser averiguada.
Angola

Polícia nega investigação a ministro das Finanças

O Serviço de Investigação Criminal de Angola negou qualquer investigação por crimes de corrupção ao ministro das Finanças. Na sexta-feira, o diretor nacional do Tesouro foi detido num caso paralelo.
Estado

O Estado e a verdade

624
Este é um Estado que teve seis anos José Sócrates à frente do governo, carregado de suspeitas de corrupção, mentira e conspiração contra o Estado de direito – e nada fez para esclarecer as dúvidas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site