Nigéria

Petrolíferas

ENI e Shell vão a tribunal por alegada corrupção

As companhias petrolíferas ENI e Shell vão responder num tribunal de Milão, a partir de 5 de março, por suspeitas de corrupção na atribuição de um contrato relativo a um bloco 'offshore' na Nigéria.
Nigéria

Emboscada na Nigéria matou quatro pessoas

435
Uma emboscada no nordeste da Nigéria matou quatro pessoas que estavam ligadas ao Programa Alimentar Mundial (PAM)das Nações Unidas, avança a Reuters.
Papa Francisco

Papa pede libertação de seis freiras na Nigéria

O papa pediu este domingo a libertação de seis freiras raptadas há cerca de um mês de um convento na Nigéria, um apelo partilhado com os bispos daquele país africano.
Petróleo

Petróleo. Produção angolana cai 100 mil barris/dia

A produção petrolífera angolana caiu mais de 100 mil barris por dia. Com estes números, a Nigéria volta a substituir Angola como maior produtor de petróleo africano.
Conflitos

Africanos deslocados devido aos conflitos

De acordo com o relatório, 75% das deslocações feitas devem-se aos conflitos existentes. República Democrática do Congo (RDC), Nigéria e Sudão do Sul estão entre os países onde mais ocorre o fenómeno.
Nigéria

Marcelo manifesta pesar pela morte de português

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o seu pesar pela morte de José Machado na Nigéria. O português tinha sido raptado no estado de Kogi na sequência de um tiroteio.
Rapto

Português raptado na Nigéria encontrado morto

104
O cidadão português que tinha sido raptado na Nigéria no final de outubro foi encontrado morto, confirmou ao Observador fonte da secretaria de Estado das Comunidades.
Nigéria

Nigéria. Amnistia pede investigação de petrolífera

A Amnistia Internacional pede que Nigéria, Reino Unido e Holanda investiguem o envolvimentos da petrolífera Shell em grandes atrocidades como assassínios, violações e tortura, cometidas em Ogoniland.
Terrorismo

Nigéria: atentado suicida faz 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria. O ataque ainda não foi reivindicado, mas suspeitas apontam para o grupo extremista islâmico Boko Haram.
OPEP

Angola com aumento da produção petrolífera

A produção petrolífera angolana aumentou fortemente em outubro, reaproximando-se da líder Nigéria, mas 'furando' o limite acordado com a OPEP.
Rapto

Português raptado na Nigéria depois de tiroteio

Um cidadão português foi raptado no Estado de Kogi, na Nigéria, na sequência de um tiroteio iniciado por um grupo de 15 homens armados. Dois polícias morreram.
Nigéria

Nigéria quer mais cooperação com Bissau

O embaixador da Nigéria na Guiné-Bissau, Adeyemi Ambrose Afolohan, defendeu, numa audiência com o primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, um fortalecimento da cooperação.
Mundial 2018

Nigéria apurada para o Mundial2018

A Nigéria é a primeira seleção africana qualificada para o Mundial2018, após derrotar a Zâmbia por 1-0.
Boko Haram

Boko Haram fez quase 400 mortos desde abril

Quase 400 pessoas morreram desde abril até agora nas mãos do grupo extremista Boko Haram, contabiliza a Amnistia Internacional. É mais do dobro que durante os cinco meses anteriores.
Boko Haram

Nigéria reforça companha contra o Boko Haram

Muhammadu Buhari, disse esta segunda-feira que o governo de Abuja vai reforçar a campanha contra os extremistas islâmicos no norte do país.
Nigéria

Nigéria. 28 mortos em ataque suicida

Três mulheres fizeram-se explodir num mercado junto a um campo de deslocados na Nigéria. Pelo menos 28 pessoas morreram e 82 ficaram feridas.
Petróleo

Nigéria ultrapassa Angola na produção petrolífera

A produção petrolífera angolana registou em junho um aumento, mas continua atrás da Nigéria, segundo a OPEP. Desde o início do ano que o petróleo angolano têm estado à volta dos 50 dólares por barril.
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
Mundo

Especial/ Hope, o caso do menino feiticeiro que Anja salvou

2.352
Tinha dois anos quando a família o acusou de bruxaria e o abandonou. Estava às portas da morte quando Anja Lovén o descobriu. Um ano e meio depois, a dinamarquesa conta a história desse resgate.
Nigéria

Nigéria. Uma das raptadas recusa ser libertada

Uma das 200 adolescentes nigerianas de Chibok, raptadas pelo grupo radical Boko Haram, recusou ser libertada numa troca de prisioneiros com o grupo 'jihadista' nigeriano.
Nigéria

Libertadas pelo Boko Haram estão com as famílias

167
As 82 jovens libertadas no sábado pelo grupo extremista Boko Haram reencontraram-se hoje em Abuja, capital da Nigéria, com as respetivas famílias, depois de terem passado três anos em cativeiro.
Boko Haram

Boko Haram. 62 raparigas libertadas na Nigéria

144
O Boko Haram libertou 62 das 276 raparigas que tinha raptado em 2014 na escola de Chibok. O governo nigeriano admitiu que libertou terroristas em troca da libertação das menores.
Nigéria

Libertadas dezenas de jovens raptadas na Nigéria

602
Dezenas de raparigas raptadas há três anos na Nigéria pelo grupo extremista Boko Haram foram libertadas. Não se sabe o número exato, mas algumas fontes falam em pelo menos 80 estudantes libertadas.
Nigéria

Nigéria. Seis mortos em atentado suicida

Pelo menos seis pessoas morreram quando quatro raparigas se fizeram explodir nos subúrbios da cidade nigeriana de Maiduguri, informaram as autoridades do país.
Boko Haram

633 milhões para Nigéria e vítimas do Boko Haram

Uma conferência de doadores para as vítimas do grupo 'jihadista' Boko Haram na Nigéria e países próximos terminou esta sexta-feira, em Oslo, com a promessa de 633 milhões de euros de 14 países.
Nigéria

Morreu o polígamo que deixou 130 viúvas

1.347
Morreu Mohammed Bello Abubakar, aos 93 anos, um dos polígamos mais conhecidos da Nigéria. Para trás, deixou 130 viúvas e 203 filhos. Morreu em casa, por "doença não especificada".
Terrorismo

Boko Haram ataca campo de refugiados

A organização terrorista Boko Haram atacou um campo de refugiados na Nigéria, dias depois da força aérea nigeriana ter bombardeado o mesmo campo por engano, num incidente que pode ter feito 170 mortos
Nigéria

Campo de refugiados bombardeado por engano

105
A Força Aérea da Nigéria confirmou ter bombardeado, "acidentalmente", um campo de refugiados, uma centena de civis e trabalhadores humanitários, matando e ferindo um número indeterminado.
Terrorismo

Nigéria mata 10 terroristas do Boko Haram

Exército nigeriano matou dez terroristas do Boko Haram numa contra-ofensiva realizada no Estado de Borno, um dos mais fustigados no país pelos jihadistas.
Nigéria

Menina de 10 anos faz-se explodir na Nigéria

Uma rapariga de 10 anos fez-se explodir no sábado à noite numa tentativa de atentado que causou vários feridos, um dos quais em estado grave, em Maiduguri, no nordeste da Nigéria.
Petróleo

Angola alcança Nigéria na produção de petróleo

Angola aumentou a produção de petróleo de outubro para novembro em 124,8 mil barris diários, alcançando a Nigéria na liderança dos produtores de crude em África.
Nigéria

Nigéria: duplo atentado suicida em mercado

119
Duas pessoas fizeram-se explodir num mercado da Nigéria. O ataque terrorista terá feito pelo menos três vítimas mortais e 17 feridos.
Nigéria

Nigéria. Queda do teto de igreja faz 160 mortos

O balanço de mortos após o colapso do teto de uma igreja na capital do estado de Akwa Ibom, no sul da Nigéria, subiu para 160 pessoas, disse hoje uma fonte médica nigeriana.
Nigéria

Nigéria precisa de mil milhões para combater crise

O Plano de Ação Humanitário de 2017 visa mais de mil milhões de dólares e deve responder às necessidades urgentes de alimentação, habitação, saúde, água, saneamento e educação.
Ajuda Humanitária

Boko Haram bloqueia ajuda humanitária a refugiados

A ameaça do grupo islâmico radical Boko Haram está a comprometer os esforços para fazer chegar ajuda a milhares de refugiados nigerianos a viver em condições sub-humanas no norte dos Camarões.
Nações Unidas

75 mil crianças podem morrer de fome na Nigéria

A ONU estima que cerca de 400 mil crianças precisam de assistência e 75 mil crianças possam morrer de fome nos próximos meses, à medida que a crise humanitária na Nigéria se alastra.
UNICEF

Boko Haram: há milhões de crianças deslocadas

Anos de violência do grupo extremista Boko Haram na bacia do Lago Chade agravaram uma crise humanitária que já obrigou à deslocação de 1,4 milhões de crianças, sustenta a UNICEF.
Boko Haram

Boko Haram faz emboscada a escolta humanitária

O grupo extremista do Boko Haram fez uma emboscada a um grupo de pessoas que estavam protegidas por forças militares, na Nigéria, ferindo três civis e dois soldados.
Boko Haram

240 mil crianças com desnutrição aguda na Nigéria

Mais de 240 mil crianças sofrem de desnutrição aguda e elevado risco de morte na Nigéria, em resultado do conflito com o grupo 'jihadista' Boko Haram, alertou a UNICEF.
Nigéria

Encontrados 34 cadáveres de migrantes no Níger

Dos 34 cadáveres de migrantes encontrados, 20 eram de crianças. Fontes policiais nigerianas informam que o grupo de migrantes tentava atravessar o deserto nigeriano em direção à Argélia.
Boko Haram

Boko Haram mata 32 soldados em Níger

O grupo terrorista atacou uma posição da força de cooperação do exército de Níger e do exército nigeriano. Ataque aconteceu na cidade de Bosso, junto à fronteira da Nigéria.
Poluição

Sabe onde fica a cidade mais poluída do mundo?

A OMS revelou que a cidade mais poluída do mundo não fica na Índia nem na China, mas num país africano que tem ainda outras três cidades no "ranking".
Nigéria

Resgatada segunda menina raptada pelo Boko Haram

O exército nigeriano voltou a resgatar uma das meninas que foram raptadas pelo Boko Haram em 2014. Dois anos depois, é apenas a segunda a ter essa sorte. Falta localizar 217 raparigas.
Boko Haram

Boko Haram. Encontrada menina raptada há 2 anos

205
Amina Ali foi encontrada por um grupo de vigilância numa floresta junto à fronteira da Nigéria com os Camarões. Foi uma das meninas raptadas pelo Boko Haram em Chibok, em abril de 2014.
Boko Haram

Criança atropelada por comitiva norte-americana

A comitiva em que seguia Samantha Power, embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, atropelou mortalmente uma criança nos Camarões.
Boko Haram

Prova de vida. Vídeo mostra meninas raptadas

O grupo extremista islâmico divulgou um vídeo como "prova de vida" de cerca de 15 raparigas pertencentes ao grupo das 219 que foram raptadas em Chibok, na Nigéria, em abril de 2014.
Boko Haram

Boko Haram raptou 500 pessoas em Damask

No final de 2014 o grupo terrorista Boko Haram raptou 500 mulheres e crianças na cidade de Damask, depois de ter raptado 276 alunas em abril. O governo nigeriano encobriu ambos os raptos.
Mundo

Hope. A história do menino salvo de morrer à fome

5.287
A família abandonou-o porque pensava estar perante um bruxo. A fotografia do seu resgate correu mundo. Dois meses depois, a história tem um final feliz.
Boko Haram

Boko Haram: 20.000 mortos só no Estado de Borno

A revolta do grupo radical Boko Haram no Estado de Borno (nordeste da Nigéria) terá matado cerca de 20.000 pessoas.
Boko Haram

Camarões condenam à morte 89 suspeitos Boko Haram

Os Camarões condenaram à morte 89 presumíveis membros do grupo extremista Boko Haram por "terrorismo", desde o início de 2015, indicou esta sexta-feira uma fonte judicial.
Nigéria

Atentado a mesquita faz 22 mortos

Ataque bombista a mesquita em Maiduguri, na Nigéria, faz 22 mortos. Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital.
Nigéria

Ex-Chefe militar acusado de roubar 20 milhões

Marshall Aex Badeh, antigo Chefe de Defesa nigeriano, é acusado de roubar 20 milhões de dólares às forças armadas. Este é apenas um caso de corrupção no meio de muitos outros que assolam o país.
Nigéria

Criança de 2 anos abandonada por... feitiçaria

3.823
Um rapaz de 2 anos foi encontrado com um estado de clara subnutrição depois de ter sido abandonado durante oito meses por suspeitas de feitiçaria. Um dinamarquesa encontrou-o e partilhou a história.
Terrorismo

51 mortos e 78 feridos em ataque na Nigéria

Pelo menos 51 pessoas morreram e outras 78 ficaram feridas num duplo atentado suicida perpetrado num campo de deslocados em Dikwa, no estado de Borno, noroeste da Nigéria, informou a imprensa local.
Terrorismo

Atentado.Duas menores matam 9 pessoas nos Camarões

Nove pessoas morreram esta quarta nos Camarões num atentado suicida por duas raparigas com menos de 13 anos, alegadamente recrutadas pelo grupo extremista nigeriano Boko Haram.
Boko Haram

Nigéria. 85 mortos do ataque do Boko Haram

O ataque armado realizado este domingo em Dalori causou pelo menos 85 mortos e dezenas de feridos, de acordo com um novo balanço revelado pelos media locais.
Terrorismo

Atentado nos Camarões. Pelo menos quatro mortos

Um duplo atentado suicida, cometido esta quinta-feira na cidade de Kerawa, Camarões, provocou pelo menos duas vítimas mortais. Terá ocorrido junto a uma escola que até há um ano albergava refugiados.
Terrorismo

Nigéria: atentado faz pelo menos 13 mortos

O triplo atentado feito esta quarta-feira na cidade de Chibok, Nigéria, terá provocado pelo menos 13 mortos e mais de 30 feridos, relata a Associated Press.
Camarões

Atentado nos Camarões faz, pelo menos, 4 mortos

Um atentado suicida numa mesquita localizada numa zona junto à fronteira com a Nigéria, e frequentemente alvo de ataques do Boko Haram, fez pelos menos 4 mortos e dois feridos.
Terrorismo

4 mortos em ataque do Boko Haram nos Camarões

Atentado suicida realizado pelo grupo extremista Boko Haram numa mesquita em Nguetchewe, na região norte dos Camarões e próximo da fronteira com a Nigéria.
Energia

Petróleo afunda. OPEP pode reunir-se de emergência

233
Ministro nigeriano diz que até a Arábia Saudita está a ser prejudicada pela forte queda dos preços do petróleo, que já negoceiam a 30 dólares por barril.
Nigéria

Boko Haram mata 14 pessoas em ataque a aldeia

Pelo menos 14 pessoas morreram e várias ficaram feridas, na sequência de um ataque de militantes do grupo islamita Boko Haram, na sexta-feira, contra uma aldeia no nordeste da Nigéria.
Nigéria

Explosão num complexo gasífero na Nigéria

O residente Muhammadu Buhari, disse hoje que "dezenas de pessoas" foram mortas na sequência de uma forte explosão registada na quinta-feira, véspera de Natal, num complexo de gás em Nnewi, sudeste do país.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site