Debate Quinzenal

Debate Quinzenal

Crónica. Estrelinha na lapela e um caso de bigamia

Há meses que Costa não tinha uma vitória. Levou Centeno como troféu para calar a direita, o que acentuou as diferenças entre o noivado em Lisboa e o casamento com Bruxelas. Por Vítor Matos
Debate Quinzenal

Debate termina com Passos a irritar-se com Costa - como aconteceu

288
Foi o primeiro quinzenal desde a eleição de Centeno como presidente do Eurogrupo. Já depois da discussão, Passos irrita-se com Costa sobre se é secreto documento sobre defesa europeia.
Debate Quinzenal

Crónica. A natureza das pessoas, fibra e caráter

1.729
À maior provocação de Cristas, Costa nem respondeu. É sinal de que está ferido e que não se pode crispar nos próximos tempos. A moção não derrubou o Governo. Mas foi útil. Por Vítor Matos
Debate Quinzenal

Três recuos de Costa e os dois desafios do debate

174
Em 24 horas loucas, Costa recuou na demissão da ministra e admitiu que a queria manter até sábado, acelerou indemnizações e admitiu abrir cordões à bolsa. PSD desafiou-o a lançar moção de confiança.
Crónica

Crónica. A capitulação de um primeiro-ministro

2.997
Esta é a crónica da rendição de um primeiro-ministro perante um Presidente. Costa aprendeu a lição tarde de mais, com vítimas. O líder do PS não é Soares, nem Guterres, nem Sampaio. Por Vítor Matos
Debate Quinzenal

Vídeo em direto/ Debate quinzenal. Mais pressão sobre Governo

A tragédia dos fogos e a demissão da ministra da Administração Interna vão marcar o debate desta quarta-feira no Parlamento. Apoios de António Costa à esquerda também vão ser testados.
Debate Quinzenal

As dores das autárquicas e a rã que queria ser boi

126
O primeiro-ministro voltou ao Parlamento depois de umas eleições que "devem ter doído" à direita, como referiu. Mas António Costa também mostrou que sabe que doeram à esquerda que apoia o seu Governo.
Debate Quinzenal

Costa para PSD: "Deve ter doído muito" no domingo - como aconteceu

1.405
Costa levou "política de habitação" ao primeiro quinzenal após autárquicas. Atacou "dor" do PSD e mostrou-se sensível à dor das esquerdas, anunciando aumento de pensões e não-aumento de impostos no OE
Debate Quinzenal

Crónica. Costa Consulting, gestão de crises SA

498
António Costa passou incólume na sua mais difícil ida ao Parlamento. Com uma tragédia em mãos, continua sem sofrer danos políticos sérios. Partidos não querem ser acusados de aproveitamento. Para já.
Fogo de Pedrógão Grande

Costa à espera de respostas. O debate em 4 pontos

165
Num debate ameno sobre a maior tragédia de que há memória, Passos pediu indemnizações para as vítimas, Cristas pediu respostas políticas e esquerda avanços na reforma florestal. Costa prefere esperar
Debate Quinzenal

Vídeo em direto/ António Costa responde aos deputados sobre fogo

O primeiro-ministro já disse no debate quinzenal que se houver responsabilidade do Estado, haverá necessidade de indemnizar muito mais que as famílias das 64 vítimas mortais no incêndio de Pedrógão.
Debate Quinzenal

António Costa: "Prefiro aguardar pelas conclusões" - como aconteceu

323
Os partidos arriscaram pouco e o primeiro-ministro defendeu-se com as respostas que pediu e inquéritos à tragédia. Só dará respostas definitivas quando as tiver, mas deixou um aviso à SIRESP, SA.
Fogo de Pedrógão Grande

Debate quinzenal é hoje com fogos na agenda

O Bloco de Esquerda e "Os Verdes" levam o tema dos incêndios florestais ao debate quinzenal desta quarta-feira. Este debate é o primeiro de três em que o tema dos fogos estará em foco, esta semana.
Debate Quinzenal

Crónica. A ameaça dialética do PCP à "geringonça"

Jerónimo avisou que a "dialética" pode transformar-se. A "geringonça" encerra uma unidade de contrários, mas o PCP fez uma ligeira ameaça. Se isto não muda, olhe que isto pode mudar. Será só bluff?
Debate Quinzenal

O dia em que foi a esquerda a irritar Costa

699
Rendas, Educação e um aviso sobre o amanhã da "geringoça", do PCP. No debate quinzenal, António Costa teve oposição à esquerda. E não a serenou nas respostas que foi dando.
Debate Quinzenal

Energia. Costa não se compromete com fim de rendas - como aconteceu

O debate quinzenal acabou por ficar marcado pela pressão da esquerda sobre o Governo socialista em matéria de Educação e rendas energéticas. Costa não se comprometeu com fim das rendas.
Debate Quinzenal

Vídeo em direto/ Jerónimo ameaça com "dialética" da "geringonça"

O líder comunista diz que a "dialética" com o Governo tem funcionado bem, mas pode acabar amanhã. Era sobre o tema dos transportes.
Debate Quinzenal

Crónica. Entre o paraíso e purgatório

"Não é o paraíso, mas seguramente não é o inferno", disse Costa na AR. Entre um e outro, fica o purgatório, onde se purificam as contas públicas. Quer dizer que ainda caminhamos sobre brasas?
Debate Quinzenal

Herança e cartilha. Como atacar boas notícias

148
Após duas semanas de boas notícias, o embate no Parlamento. PSD e CDS usaram o trunfo da "herança" do anterior Governo, mas esquerda argumentou que a maior reforma foi recusar o caminho da direita.
Debate Quinzenal

Vídeo em direto/ Costa responde a deputados após semana positiva

António Costa está a responder aos deputados. Disse ao PSD que isto pode não ser o paraíso, mas não é de certeza o inferno.
Debate Quinzenal

Costa: "Não é o paraíso, mas não é o inferno" - como aconteceu

Depois de a Europa ter proposto a saída de Portugal da lista negra dos défices, Costa responde aos deputados. PSD acusou PS de viver da herança. Costa diz que não é o inferno. Seguimos em direto
Debate Quinzenal

Crónica. O palco metropolitano de Cristas

Assunção está em confronto com Cristas. Se a candidata a Lisboa se sobrepõe à líder do partido, perde a visão de conjunto do país em favor da capital. Isso pode ser-lhe prejudicial no futuro.
Debate Quinzenal

Metro, médicos e outros 4 pontos do debate

Um momento de campanha autárquica, uma garantia de Costa de poder vir a aumentar derrama estadual para empresas com mais lucro e uma greve dos médicos a ensombrar o debate quinzenal.
Debate Quinzenal

CDS propõe 20 novas estações de Metro em Lisboa - como aconteceu

1.265
No dia em que o INE anunciou que o desemprego caiu para o valor mais baixo em oito anos, Costa abriu o debate no Parlamento com uma intervenção sobre "política de emprego". Acompanhámos em direto.
Debate Quinzenal

Costa: "Situação do país não é o inferno"

O primeiro-ministro, António Costa, abre esta quarta-feira o debate qui.nzenal na Assembleia da República com uma intervenção sobre "política de emprego"
Debate Quinzenal

Crónica. Malas-artes para não responder

1.734
Costa selou os lábios e recusou responder a Passos sobre o veto de nomes para o CFP. No 25 de Abril festeja-se a democracia. O 26 de abril devia ser para exercer o que se celebrou a 25.
Debate Quinzenal

Cativações, nomeações e outras contradições

251
Duelo tenso entre Passos e Costa sobre veto a nomes para o Conselho de Finanças Públicas. Direita acusou Costa de conseguir défice à custa de cativações e Costa disse não à regionalização -- para já.
Debate Quinzenal

Vídeo em direto/ Costa responde aos deputados em mais um quinzenal

O primeiro-ministro está na Assembleia da República para mais um debate quinzenal com a oposição e os partidos que apoiam a solução governativa.
Debate Quinzenal

Costa: Referendo à regionalização "não é oportuno" - como aconteceu

No debate quinzenal, Passos Coelho liderou o ataque do PSD e o PM recusou explicar o veto do Governo aos membros do CFP. Costa disse-se a favor da regionalização, mas não haverá referendo até 2019.
Debate Quinzenal

Crónica. Ter razão sem saber ter razão

141
Esta tarde, foi o primeiro-ministro o primeiro a perder a razão por não saber travar-se de razões. Passos nem quis ter razão: ficou calado. E a esquerda, se tem razão, é cúmplice do irrazoável.
Debate Quinzenal

O debate com António Costa em cinco pontos

Mas um quinzenal, mais uma variedade de temas e também algumas promessas ou cedências do Governo, mas só à esquerda. À direita a picardia foi grande, sobretudo quando o tema foi Dijsselbloem.
Parlamento

Vídeo em direto/ Debate quinzenal. Venda do Novo Banco na agenda

O acordo para a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star é um dos temas que vai marcar o debate com o primeiro-ministro António Costa, tema que levara o ministro Mário Centeno ao parlamento de manhã.
Debate Quinzenal

Costa lembra "Portugal ajoelhado" no Eurogrupo - como aconteceu

384
O primeiro-ministro abriu o debate quinzenal com um intervenção sobre políticas sociais. Mas o PSD atacou Costa com o episódio de Mourinho Félix perante Djsselbloem e o tom do debate subiu.
Debate Quinzenal

Crónica. Tarde de tréguas e um consenso de regime

Bandeiras brancas. Discussões com maneiras. Estamos tão mal habituados que um debate civilizado parece uma novidade nos últimos tempos. Com o regime a condenar Dijsselbloem por unanimidade.
Debate Quinzenal

O efeito calmante que veio da Holanda

O tom tem vindo a subir, mas neste quinzenal desceu muito. Passos Coelho não interveio e as declarações do presidente do Eurogrupo deitaram unanimidade sobre a quezília. Só a CGD aqueceu o debate.
Debate Quinzenal

PSD: Dijsselbloem só tem um caminho, "ir embora"

O primeiro-ministro regressa ao Parlamento duas semanas depois do debate mais azedo que teve com o líder do PSD. Como será desta vez?
Debate Quinzenal

Costa : "Com Dijsselbloems euro está condenado" - como aconteceu

A crispação tem sido crescente nos últimos debates quinzenais mas esta quarta-feira o tom entre António Costa e oposição foi mais sereno. Todos de acordo contra o holandês.
Debate Quinzenal

Banca, dívida, défice. Mais uma volta no quinzenal

A crispação tem sido crescente nos últimos debates quinzenais e esta quarta-feira António Costa volta ao Parlamento, com os partidos a escolherem os temas que vão marcar o tom da discussão.
Debate Quinzenal

Este debate político mal-criado não foi acidental

4.715
A má-criação e os insultos que minam os debates quinzenais não existiam quando Passos era primeiro-ministro e Seguro líder da oposição. Hoje são regra por corresponderem às escolhas políticas de Costa
Fact Check

Fact Check/ Passos Coelho nunca insultou António Costa?

336
No debate quinzenal, o líder da oposição disse que sempre criticou a atuação política de António Costa e que não insultou. Desafiou-o mesmo a encontrar um insulto, como se não existisse. Mas existiu.
Debate Quinzenal

Crónica. Uma AR assim é perigosa para a democracia

982
Quando só discutimos a discussão, a discussão não acaba bem e no final esquecemo-nos sobre que raio estávamos a discutir. O populismo adora terrenos adubados assim. A AR deu hoje um mau exemplo.
Parlamento

Combate quinzenal entre insultos e defesa da honra

411
Passos e Costa voltaram a pegar-se e incendiaram as bancadas dos partidos que lideram. Exigiram desculpas, trocaram acusações, mostrando que há um fosso cada vez maior entre PS e PSD.
Debate Quinzenal

Vídeo em direto/ Costa agora debate o futuro da Europa

Depois de um debate quinzenal muito crispado, o Parlamento começa a discutir o futuro da Europa, ainda com a participação do primeiro-ministro.
Fact Check

Fact Check/ CGD. Governo nunca teve dúvidas sobre declarações?

510
António Costa afirmou esta quarta-feira que o Governo sempre entendeu que os administradores da Caixa estavam obrigados a entregar as declarações de rendimento. Os factos não dizem isso.
Debate Quinzenal

Crónica. A criação dos factos alternativos

3.024
Costa manipulou factos pelos menos três vezes durante o debate quinzenal: na Caixa, no ISP e na eletricidade. Tinha o escândalo dos offshore para atirar à direita.
Debate Quinzenal

Caixa sem fim, uma queixa ao PR e ainda: offshores

O quinzenal desta semana foi quase exclusivamente marcado por casos, mais concretamente quatro casos polémicos que têm marcado os últimos meses, semanas, dias. E agora mais um debate. Começou na CGD.
Debate Quinzenal

O primeiro debate após o "caso" Centeno

O primeiro-ministro responde pela primeira no Parlamento depois da conferência de imprensa de Mário Centeno a admitir o "erro de perceção mútuo" na CGD e após o comunicado de Marcelo.
Debate Quinzenal

Costa acusa PSD de "bisbilhotice" no caso da Caixa - como aconteceu

251
O primeiro-ministro esteve esta tarde no Parlamento, no primeiro debate pós-intervenção de Marcelo no Caso Caixa. Foi agreste. O PM tinha as offshore para atirar à direita.
Debate Quinzenal

6 temas (e mais 8 sobre CGD) para Costa esclarecer

Primeiro-ministro chega hoje à AR desgastado por uma semana de crise após a ida de Centeno a Belém. As perguntas sobre a CGD são muitas. Há offshores, mas há mais assuntos a merecer esclarecimento.
Debate Quinzenal

Crónica: As fintas parlamentares de Costa

175
O primeiro-ministro tem um pé esquerdo que dribla a direita na banca, no caso de Centeno e na dívida pública. Se estiver apertado chuta para canto. A habilidade de Costa evidenciada em mais um debate.
Debate Quinzenal

Costa: "O ministro das Finanças não mentiu" - como aconteceu

746
O tema quinzenal foi escolhido pelo Governo e recaiu sobre o plano que apresentou em abril passado. Costa anuncia comissão de avaliação de precários no Estado. A polémica da CGD marca o debate.
Debate Quinzenal

Especial/ Debates quinzenais. Táticas e truques dos partidos

Aumenta a crispação política, reclamam os maiores partidos. É isso que os torna importantes, respondem os pequenos. Perguntas rápidas. Presentes ao PM. Temas bem escolhidos. Nada é deixado ao acaso.
Debate Quinzenal

Trauma pós-TSU: PS e PSD (ainda) mais afastados

A TSU e o PEC prometiam ser o grande tema do debate quinzenal, mas acabaram por servir de mote ao confronto entre Costa, Passos e Cristas. Défice e dívida entre a "fantasia" e o "diabo".
Debate Quinzenal

Crónica. Uma geometria política demasiado variável

O PCP e o BE contra o Governo. O PSD a favor do PCP e do Bloco, contra uma medida que já defendeu. O CDS a chamar mentiroso a Costa. Uma tarde de todos contra todos.
Parlamento

Défice de 2,3%, mas foi a TSU que aqueceu debate  - como aconteceu

224
No quinzenal Costa ouviu críticas fortes da direita, mas também do PCP que o responsabilizou pela redução da TSU promulgada hoje. Na manga levava "défice histórico", mas não chegou para serenar águas.
Debate Quinzenal

Um soro da verdade para ti, um retrovisor para mim

O último debate do ano ficou marcado por troca de presentes: Cristas ofereceu soro da verdade, Costa retribuiria com um retrovisor. PSD não quis participar. Salário mínimo avança mesmo sem acordo.
Debate Quinzenal

Costa nega estar a violar acordo com o PEV - como aconteceu

126
Redução da TSU está em cima da mesa como moeda de troca para aumento do salário mínimo. Verdes avisam que Costa está a violar posição conjunta. PM nega e admite avançar com aumento mesmo sem acordo.
Debate Quinzenal

PSD abre último debate quinzenal de 2016

O PSD abre esta quinta-feira o debate quinzenal com o primeiro-ministro, o último do ano de 2016, e o primeiro desde que foi anunciado o mecanismo de compensação dos lesados do papel comercial do BES.
Debate Quinzenal

Passos-Costa: um duelo dentro da Caixa

112
Passos quis capitalizar erros na CGD, Costa lembrou que o essencial é recapitalizar e estiveram de acordo em achar estranha a saída de Domingues, o que, para o primeiro-ministro, até é "embaraçoso".
Orçamento do Estado

Esquerda chumba tetos salariais na Caixa - como aconteceu

787
No primeiro debate pós-Orçamento, esquerda tentou puxar pela renegociação da dívida mas foi a Caixa que dominou. Propostas do PSD e CDS sobre salários foram chumbadas - PSD avança para Constitucional.
Debate Quinzenal

Crónica do debate. Poucas contas em dia de contas

Do Orçamento, António Costa só anunciou que as verbas do novo imposto Imobiliário vão para a Segurança Social. Passos Coelho bem tentou confrontar o PM com números, mas teve como reposta: zero.
Debate Quinzenal

Costa. Imposto imobiliário vai financiar pensões - como aconteceu

Hoje à tarde o Governo entrega no Parlamento o Orçamento do Estado para 2017. Mas o dia começa já com o debate quinzenal e o primeiro-ministro a ser confrontado com o que já se conhece da proposta.
Debate Quinzenal

Crónica. Mitos e realidades no início do outono

No primeiro debate quinzenal "after-sun" de verão, Costa apresentou gráficos para destruir os "mitos da direita". Passos acusou-o de negar a realidade. Cristas apontou ao PM uma "men-ti-ra".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site