Media

Igreja Católica

Morreu o padre Dâmaso Lambers, o padre das prisões

O padre Dâmaso Lambers morreu esta quinta-feira, aos 87 anos. Ficou conhecido como o "padre das prisões" e era presença assídua aos microfones da Rádio Renascença.
Augusto Santos Silva

É preciso ter topete, senhor malhador

216
O ministro, amigo, apoiante de sempre de José Sócrates, que todos sabemos o que queria/quer dos media. Santos Silva, esse político para todo o serviço, escreveu um ensaio sobre jornalismo e populismo.
Startups

Chic by choice: os tempos de glória antes da crise

167
Veja os momentos altos desta startup de aluguer de vestidos de luxo, que tem capital público. As duas fundadoras foram distinguidas pela Wired e pela Forbes, mas o negócio praticamente desapareceu.
Startups

Especial/ O negócio fantasma que foi distinguido pela Forbes

4.438
Aluguer de vestidos indisponível, telefone desligado, showroom que não existe e prejuízo de 1 milhão em 2016. As criadoras da Chic by Choice trabalham noutras empresas mas foram destacadas pela Forbes
Fotojornalismo

Mário Cruz expõe escravatura infantil no Senegal

372
O fotojornalista Mário Cruz expõe no Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago, em Ponta Delgada, um conjunto de fotos onde denuncia a exploração das crianças "talibés".
Bruno de Carvalho

Jornalistas. Sindicato pede "resposta" a Bruno

824
O Sindicato dos Jornalistas diz que o presidente do Sporting quer "limitar a liberdade de imprensa" ao instar sócios a não comprar jornais e apela a resposta coletiva por parte da comunicação social.
Turquia

Seis jornalistas condenados a prisão perpétua

Entre os seis condenados a prisão perpétua contam-se três jornalistas de renome na Turquia. São acusados de envolvimento numa alegada tentativa de golpe de Estado, em 2016.
Altice

Compra da Media Capital pela Altice investigada

A Autoridade da Concorrência abriu uma "investigação aprofundada" à compra do grupo Media Capital por parte da Altice. O regulador fala na possibilidade de "entraves significativos" à concorrência.
Startups

Portuguesa Feedzai destacada pela Forbes 

146
Em 2016, entrou pela primeira vez para a lista das 50 empresas com maior potencial na Europa. Agora, é destacada pela Forbes como uma das 50 empresas de tecnologia financeira a manter debaixo de olho.
Comunicação Social

Folha de S. Paulo deixa de publicar no Facebook

O Folha de S. Paulo, o jornal brasileiro com maior circulação, decidiu deixar de publicar conteúdo no Facebook. A decisão surge depois da rede social reduzir a presença de notícias no feed.
Partidos e Movimentos

Partidos de acordo na violência no namoro

Os partidos estão de acordo nas leis sobre a violência no namoro e a inclusão dos jornalistas nas profissões de proteção acrescida. As propostas ainda têm de ser aprovadas pela Assembleia da República
Observador

O novo projeto do Observador chama-se MAGG

787
É uma magazine digital, chama-se MAGG e está quase a nascer. Trata-se do novo projeto do Observador focado nas preocupações mais comuns no dia a dia. Uma magazine feminina? Também, mas não só.
Observador

Explicador/ MAGG: conheça o nosso novo projeto

1.245
Estará online já em fevereiro e será uma magazine digital pensada para mulheres. Conheça melhor o nosso novo projeto, a equipa e o mais importante: saiba se se lê MÁG ou MÉG.
Assédio Sexual

Weinstein fez todo o tipo de coisas desagradáveis

188
A atriz de "Pulp Fiction" e "Kill Bill" relatou ao New York Times o episódio em que foi atacada pelo produtor Harvey Weinstein, num hotel em Londres. "Fez todo o tipo de coisas desagradáveis."
Estados Unidos da América

O maior escândalo da Marinha norte-americana

897
Leonard, o Gordo, era o mentor do esquema. Comprou oficiais com mais de 45 orgias, jantares de 50 mil euros e subornos em dinheiro para ter acesso a informações classificadas e negócios de milhões.
Altice

Altice tem "total confiança" na decisão da AdC

A empresa de telecomunicações Altice mostrou "total confiança" na Autoridade da Concorrência e no processo de decisão sobre a proposta de compra do grupo Media Capital.
Catalunha

Time. Puigdemont entre fugitivos mais procurados

118
A revista norte-americana Time inclui o ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont, que se encontra fugido à justiça espanhola em Bruxelas, entre os cinco "fugitivos mais procurados" em 2018.
Redes Sociais

Revelado esquema de compra ilegal de seguidores

O The New York Times revelou o esquema controlado por empresas que vendem seguidores a famosos, incluindo políticos e atletas, que querem mais popularidade online. A justiça dos EUA está a investigar.
Angola

Portas, Relvas e Durão ajudam relações com Angola

1.345
O Expresso avança que - além dos esforços do executivo português e da presidência da república - Durão Barroso, Paulo Portas e Miguel Relvas reuniram-se com João Lourenço, presidente de Angola.
Presidente Trump

Trump apupado e assobiado em Davos

301
O presidente dos Estados Unidos foi apupado e assobiado em Davos depois de mais um ataque à imprensa. Trump disse que a imprensa pode ser "nojenta, cruel e falsa".
Investimento

Forbes. Portugal é "o novo destino para investir"

3.458
População jovem e qualificada, apoio ao empreendedorismo, cultura e qualidade de vida e, claro, bom tempo. A revista Forbes aconselha os investidores a olhar para o pequeno retângulo do oeste europeu.
Assédio Sexual

"É mãos por dentro de saias, mãos em traseiros..."

Um jantar de caridade só para homens. Hospedeiras contratadas para vestirem roupa justa e roupa interior preta. E uma jornalista do Financial Times infiltrada para denunciar o escândalo
Papa Francisco

Papa Francisco: "Fake news" aumentam ódio  

O papa Francisco defende que o jornalista "tem o dever de lembrar que, no centro da notícia, não está a velocidade em comunicá-la nem o impacto sobre a audiência, mas as pessoas".
Fraude

Descubra como pode ser enganado por uma fake news

171
Com uma fake news patrocinada no Facebook mostramos como um link que parece inofensivo pode ser falso. Acredite: um conteúdo pago numa rede social pode enganá-lo. E até burlá-lo.
CDS-PP

Forbes: as polémicas de "Chicão", o líder da JP

179
Fez uma ironia com a cor da pele de António Costa, defende a criminalização do aborto e o ensino da abstinência sexual. Francisco Rodrigues dos Santos, um dos jovens mais brilhantes para a Forbes.
Forbes

Forbes destaca 4 portugueses nos "30 under 30"

5.994
São quatro os portugueses distinguidos na lista dos 30 jovens abaixo dos 30 anos da Forbes. O líder da juventude popular é um dos nomeados na categoria de "Direito e Política".
Portugal 2020

Como os galegos veem Portugal

1.656
O La Voz de Galicia recupera uma declaração de Marcelo Rebelo de Sousa e descreve Portugal como sendo "os nórdicos do sul da Europa" -- um "país da moda" e que atrai investimento "de meio mundo".
Altice

ERC não volta a analisar compra da Media Capital

Novo conselho regulador da ERC defende que "não é o momento oportuno" para voltar a analisar a compra da Media Capital pela Altice. Em resposta ao CDS, regulador dos media diz que está atento.
ERC

Aprovada designação de fiscal único para ERC

PSD e PS aprovaram designação de um fiscal único para a ERC. O diploma registou abstenções do Bloco de Esquerda, do CDS-PP, do PCP, do PEV e do deputado do PAN, André Silva.
Família

Eduardo Sá critica SuperNanny: é "um maltrato"

2.365
Eduardo Sá critica a atitude dos pais da criança, mas também a falta de ética da SIC, num artigo publicado no seu blogue pessoal. O psicólogo diz que a exposição da criança é "um maltrato".
Presidente Trump

Chegou o dia: Trump anunciou prémios 'Fake News'

271
Donald Trump anunciou os "Fake News Awards", os prémios para aquela a que chama "comunicação social desonesta e corrupta". CNN, Washington Post e e New York Times estão entre os galardoados.
Angola

Jornalistas angolanos levantam boicote

O sindicato dos Jornalistas Angolanos levantou o boicote à cobertura da reunião plenária na Assembleia Nacional. A direção do parlamento "garantiu o acesso dos jornalistas" ao hemiciclo.
Comunicação Social

Governo vai analisar precários na Lusa e na RTP

O ministro da Cultura admitiu a possibilidade do Governo avançar com concursos para dois novos canais privados de televisão. O Executivo vai também analisar a situação dos precários na Lusa e na RTP.
Televisão

Ansari defende-se de acusações de abuso sexual

O comediante e estrela da série "Master of None" foi acusado de ter forçado uma jovem de 23 anos a praticar atos sexuais. Avis Ansari confirmou o encontro, mas disse achar que tudo fora consensual.
Tondela

A tragédia em Tondela na imprensa internacional

Jornais e agências de notícias de todo o mundo estão a noticiar a tragédia deste fim de semana em Vila Nova da Rainha, Tondela, que provocou oito mortos e dezenas de feridos. Veja aqui os títulos.
Media

Diário de Notícias pode passar a semanário

170
Face à acentuada quebra de vendas e receitas publicitárias, o grupo Global Media pondera transformar o centenário jornal, apesar da proposta ainda não ser consensual entre os orgãos administrativos
Media

José Carlos Matias na direção da Global Media

José Carlos Matias, editor-chefe da Teledifusão de Macau, vai assumir a direção da rede externa da Global Media. O jornalista é presidente da Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau.
Sindicato dos Jornalistas

"Falta de respostas" às necessidades da Lusa  

A reunião com os grupos parlamentares aconteceu devido à saída de jornalistas do quadro e das secções nacional e internacional. A substituição destes jornalistas tem sido "sucessivamente adiada".
Cabo Verde

Jornalistas contra proposta de Código de Ética

A proposta sugere, entre outras coisas, que um jornalista ao seguir a página de um partido político nas redes sociais, tem que seguir as de todos os demais partidos cabo-verdianos.
Teatro

"Portugal em vias de extinção", no Teatro D. Maria

"Jornalismo, Amadorismo, Hipnotismo" é uma peça onde as realidades individuais são utilizadas para discutir como se podem contar histórias. Estreia esta quinta-feira no Teatro D. Maria II.
Turquia

Erdogan: País é exemplo de liberdade de imprensa

585
O Presidente da Turquia assegurou que o seu país, onde estão detidos 165 jornalistas, é um exemplo de liberdade de imprensa e que vai continuar a pugnar pela livre expressão das ideias.
Myanmar

Jornalistas acusados de violar segredos de Estado

Dois jornalistas da agência Reuters foram formalmente indiciados por violação de "segredos de Estado" no âmbito de uma investigação sobre a situação no oeste do Myanmar.
Angola

Bispos: Rádio Ecclesia vai chegar a todo o país

Os bispos angolanos anunciaram a extensão da Rádio Ecclesia a todo o país em 2018, depois de vinte anos de batalha. O presidente João Lourenço já se mostrou favorável à extensão do sinal.
Imprensa

Oito capas clássicas da polémica "Interviú"

As publicações espanholas "Interviú" e "Tiempo" vão deixar de ser vendidas. A "Interviú", a mais conhecida, ficou na história espanhola por ser a primeira publicação com imagens de mulheres nuas.
Estados Unidos da América

EUA. Polícia abateu a tiro 987 pessoas em 2017

211
O número de homens negros entre as pessoas mortas por disparos da polícia atingiu um nível desproporcionado. Eles representaram 22% do total das vítimas, segundo o jornal The Washington Post.
Crime Informático

Dinheiro Vivo terá sido alvo de ataque informático

O site Dinheiro Vivo, que faz o suplemento de economia do DN, terá sido alvo de um ataque informático. Através de uma nota da direção, o site garante que os utilizadores não estão em risco.
Jornalismo

1,6 milhões de euros doados a grupos de jornalismo

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood vai doar 1,6 milhões de euros a dois grupos de jornalismo. O donativo foi anunciado durante a gala dos Globos de Ouro deste domingo.
Angola

Angola. Gerir TV estatal custava 250 mil euros/mês

154
A Semba Comunicação, empresa de dois dos filhos de José Eduardo dos Santos, divulgou que a gestão da televisão do Estado angolano custava 250 mil euros por mês. O contrato foi rescindido em novembro.
Angola

Presidente dá primeira "entrevista coletiva"

O presidente angolano vai dar a primeira entrevista aberta a todos os meios de comunicação social nacionais e estrangeiros. João Lourenço está no poder há 100 dias.
PSD

PSD. Primeiro debate é esta quinta-feira

158
O primeiro debate entre Rui Rio e Pedro Santana Lopes acontece esta quinta-feira, a menos de 10 dias das eleições. Seguem-se outros dois: um na televisão e outro na rádio.
Impresa

Impresa vende revistas por 10,2 milhões de euros

693
A Impresa, através da Impresa Publishing, anunciou que concluiu a venda do segmento de revistas à empresa Trust in News, detida pelo antigo jornalista Luís Delgado. O valor da venda é de 10,2 milhões.
Fotojornalismo

Especial/ Fotos. As tragédias e as alegrias de 2017

187
Uma corrida, um abraço, um cortejo, um fogo, um julgamento, uma urna, uma tragédia, uma vitória, um protesto, uma eleição. As fotos que mostram o que aconteceu em 2017.
Media

Nicolau Santos espera adaptar Lusa aos desafios

Nicolau Santos afirmou que espera contribuir para tornar a agência adaptada aos desafios "que se colocam aos media no século XXI", acrescentando que ponderou muito antes de aceitar o convite.
Comunicação Social

Nicolau Santos é o novo presidente da Lusa

1.279
Nicolau Santos, que recentemente deixou o cargo de diretor-adjunto do Expresso, é o novo presidente do conselho de administração da agência Lusa.
Ministério da Cultura

João Soares e Canavilhas na gestão da Lusa

1.476
Deputados são as duas hipóteses encaradas como mais prováveis para suceder a Teresa Marques na administração da agência de notícias. Ao Público, ex-ministros não confirmam cenário.
Observador

Observador vence prémio Arco-Íris

577
O trabalho "Já nasceu (mas não sabemos se é menino ou menina)" sobre questões intersexo foi distinguido pela ILGA Portugal com o Prémio Arco-Íris 2017.
Crime Informático

PJ investiga emails recolhidos em ciberataque

A Polícia Judiciária está a investigar a existência de uma lista com emails e 'passwords' do Governo, forças militares, Justiça, empresas e jornais recolhidos em ataques a redes sociais.
Automobilismo

Tiago Monteiro eleito piloto do ano no WTCC

Monteiro alcançou duas vitórias, cinco pódios e somou 200 pontos nas primeiras seis rondas, mas ficou impedido de participar nas últimas quatro. Acabou por ser eleito piloto do ano pela imprensa.
Jornalismo

'Fake news' combatem-se com "notícias verdadeiras"

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou que a produção de "mais notícias verdadeiras" são "a melhor maneira de combater as notícias falsas".
Jornalismo

65 jornalistas mortos em todo o mundo em 2017

O ano de 2017 é o ano menos mortífero dos últimos 14 para o jornalismo. Ainda assim, 65 jornalistas morreram este ano em todo o mundo.
IURD

Especial/ A estratégia da IURD para pressionar jornalistas

5.033
A IURD promete "largas dezenas de ações" contra a TVI por causa de 'O Segredo dos Deuses'. A estratégia não é nova. Jornalistas do Brasil que foram perseguidos contam como a igreja ataca a imprensa.
Entrevista

Especial/ Ribeiro Cristóvão: "Olhavam-me de lado na RTP"

371
Podia ter sido padre, mas acabou a fazer relatos de futebol. Primeiro em Angola, para onde embarcou sozinho, aos 16 anos, depois em Portugal, onde criou o mítico Bola Branca.
Jornalismo

Crise no jornalismo? Só na forma como é feito

165
O jornalista argentino Martín Caparrós recusa a ideia de crise no jornalismo, considerando que se trata apenas da "crise de uma forma de fazer jornalismo".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site