Portugal, Grécia, Chipre e Bulgária, foram os quatro países da zona euro que registaram taxas de inflação negativas em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2013, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.

Segundo o gabinete de estatística da União Europeia, a Grécia aparece à cabeça com uma queda nos preços de 2,1%, seguindo-se a Bulgária com 1,8%, Portugal com 0,3% e Chipre com 0,1%. A taxa de inflação em Portugal está em terreno negativo há quatro meses: em abril (-0,1%), em março (-0,4%) e em fevereiro (-0,1%).

A Áustria (1,5%), o Luxemburgo (1,4%) e a Roménia (1,3%) foram os países com taxas anuais mais elevadas. Em relação ao mês anterior, abril, a inflação anual baixou em dezasseis Estados-membros, mantendo-se estável em quatro países e aumentando em sete.

Os setores que tiveram maior impacto na subida da taxa de inflação da zona euro foram o do tabaco, da restauração e cafés (0,08 pontos percentuais cada) e eletricidade (0,07 pontos), enquanto o setor dos legumes (-0,13 pontos) e frutas (-0,07 pontos) foram responsáveis pela descida da taxa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No conjunto da zona euro, segundo o Eurostat, a taxa de inflação anual fixou-se nos 0,5% em maio de 2014, abaixo dos 0,7% verificados em abril e dos 1,4% observados no mesmo mês do ano passado.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, em termos mensais no conjunto dos países da moeda única foi de -0,1% em maio.

Já em termos homólogos na União Europeia, a taxa de inflação ficou nos 0,6% em maio, também abaixo dos 0,8% de abril e dos 1,6% registados no mesmo período de 2013, enquanto a taxa de inflação mensal foi de -0,1%.