A administração de Barack Obama abriu caminho para os Estados Unidos retomarem a exportação de petróleo não refinado pela primeira vez em 40 anos, ao permitir que duas empresas de energia possam vender este tipo de produto.

O departamento do comércio deu autorização à Pioneer Natural Resources Co. e à Enterprise Products Partners LP, segundo o The Wall Street Journal, para venderem um tipo de petróleo ultraleve, conhecido como condensado, a compradores estrangeiros. Este tipo de petróleo não refinado pode, depois, ser transformado em gasolina, combustível para a aviação e em gasóleo. As exportações devem começar em agosto, de acordo com o jornal. No entanto, não são ainda conhecidas as quantidades que estas duas empresas vão poder exportar ao abrigo desta autorização governamental.

Por enquanto, a autorização especial aplica-se apenas a estas duas empresas, que disseram ter pedido autorização para exportar este tipo de petróleo a partir do Texas. A decisão da administração Obama pode encorajar outras empresas a fazerem o mesmo pedido. Segundo o jornal, o departamento do comércio está a trabalhar num conjunto de regras mais amplas que podem tornar a venda de petróleo americano ao exterior mais fácil, embora na terça-feira à noite este organismo estatal tenha afirmado que não houve “alterações na política de exportação de crude”.

Desde a década de 70, após o embargo do petróleo dos países árabes contra os Estados Unidos e a Europa, que as regras de exportação são bastante apertadas. As empresas americanas apenas podem vender o combustível refinado, como gasolina ou gasóleo, mas estão impedidas de vender petróleo em bruto, exceto em circunstâncias específicas e mediante uma licença especial. A exceção a esta regra é o Canadá, onde o petróleo americano pode ser vendido com uma autorização especial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR