A agência de rating norte-americana Standard & Poor’s afirmou nesta quarta-feira que apoio do Estado português ao BES não tem impacto no seu rating para já, mas se o custo for superior ao esperado a agência diz que podem existir consequências. Num comunicado divulgado hoje, a Standard & Poor’s explica que já tinha incluído nas suas previsões para a dívida pública a expetativa da utilização de toda a parte do empréstimo da troika (12 mil milhões de euros) destinado à recapitalização do sistema bancário.

Como tal, diz a agência, o empréstimo de 4,4 mil milhões de euros ao fundo de recapitalização “não afeta o rating que atribuímos a Portugal”. No entanto, isto pode mudar. A agência tem prevista para 7 de novembro deste ano a atualização do rating de Portugal, mas poderá fazê-lo mais cedo.

“Podemos rever os ratings de Portugal mais cedo que a publicação marcada pra 07 de novembro de 2014 se o custo de apoiar o BES ou de assegurar a estabilidade financeira for materialmente mais elevado que o esperado atualmente”, diz a agência.

Se isto acontecer, acrescenta, a agência de rating vai reavaliar também os efeitos gerais do seu sistema financeiro nas perspetivas de crescimento económico de Portugal, assim como da trajetória de consolidação orçamental traçada pelo Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR