Tiros de artilharia do exército ucraniano destruíram grande parte de uma caravana de veículos blindados de transporte de tropas, que entrou, de acordo com Kiev, no leste da Ucrânia, anunciou a presidência ucraniana.

Os veículos entraram no leste da Ucrânia, a partir da Rússia, na noite de quinta-feira. O Presidente da Ucrânia, Petro Porochenko, debateu esta incursão num telefonema com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e indicou que “uma grande parte deste material foi destruída durante a noite pela artilharia ucraniana”, de acordo com um comunicado.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico chamou o embaixador da Rússia em Londres “para esclarecer as informações” sobre uma incursão russa na Ucrânia.

A Rússia negou que a Ucrânia tenha destruído parte dos veículos militares russos. Segundo a Associated Press, o ministro da Defesa russo, Igor Konashenkov disse que não houve nenhuma caravana a cruzar a fronteira. As forças ucranianas “terão destruído fantasmas”, acrescentou. O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen confirmou ter sido observada uma “incursão russa” na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR