O futebolista português Cristiano Ronaldo pode conquistar hoje o prémio de melhor futebolista a atuar na Europa “UEFA Best Player in Europe Award” na época 2013/14, depois de ter levado o Real Madrid ao título europeu.

Detentor da Bola de Ouro FIFA, o jogador luso é um dos três finalistas da quarta edição do prémio, juntamente com dois jogadores do Bayern Munique, o guarda-redes alemão Manuel Neuer e o extremo holandês Arjen Robben.

A votação será feita hoje, ao vivo, por um painel de 54 jornalistas dos vários países europeus, numa cerimónia integrada no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que vai decorrer no Mónaco.

Cristiano Ronaldo esteve sempre nos três finalistas do prémio, mas ficou-se pelo terceiro lugar em 2010/11, o segundo em 2011/12 e novamente o terceiro em 2012/13. O argentino Lionel Messi arrebatou a primeira edição, o espanhol Andrés Iniesta a segunda e o francês Franck Ribéry a terceira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2013/14, o “7” luso foi o melhor marcador da Liga espanhola, com 31 golos, partilhando a Bota de Ouro com o uruguaio ex-Liverpool Luis Suarez, e também da Liga dos Campeões, com um recorde de 17 golos, sendo decisivo na 10.ª dos “merengues”, selada em Lisboa.

Desta forma, o “capitão” da seleção lusa apresenta-se como favorito à conquista do prémio, mesmo tendo em conta a forte concorrência, de dois jogadores que brilharam intensamente no Mundial de 2014, ao contrário do “merengue”.

Manuel Neuer foi decisivo no título da Alemanha e Arjen Robben no “bronze” da Holanda, sendo que, juntos, realizaram igualmente uma grande época no Bayern Munique, que dominou por completo o campeonato alemão, sob o comando de Pep Guardiola.

A UEFA já divulgou os restantes pontuados, com o alemão Thomas Müller (Bayern Munique) no quarto posto, imediatamente à frente do seu compatriota de equipa e de seleção Philipp Lahm, quinto em igualdade com Messi (FC Barcelona).

Completaram o “top 10” o colombiano James Rodriguez (trocou AS Mónaco por Real Madrid), o uruguaio Luis Suarez (Liverpool por FC Barcelona), o argentino Angel Di Maria (Real Madrid por Manchester United) e o internacional espanhol Diego Costa (Atlético de Madrid por Chelsea).