Quinze pessoas. Todas com o seu jeito, com capacidadesvariadas, largadas no meio do nada. Para quê? Para sobreviver e construir uma sociedade melhor. É este o novo reality show da Fox. O desafio é simples: um ano inteiro para aprender a viver em grupo, criar rotinas, regras, princípios, gerar dinheiro, sobreviver pelo meio, e transformar a sociedade onde vivemos. Utópico, não? Calha bem. É precisamente por aí o nome do programa: Utopia.

O produtor executivo é John de Mol, o holandês que criou o Big Brother e produziu o Fear Factor. “Nós colocámos 15 pessoas em circunstâncias muito difíceis e eles têm de descobrir que decisões têm de tomar no início. (…) Utopia é uma enorme experiência social. Eles serão deixados no meio do nada e vão começar do zero. Não há regras nem normas. Isso é algo que têm de descobrir por eles próprios. Eles têm de fazer dinheiro. Se não trabalharem, não há comida e vão passar fome.” Todas estas palavras saem da boca de John de Mol durante o trailer.

O programa, que durará um ano, vai ter lugar na Califórnia e custou qualquer coisa como 38 milhões de euros. O arranque foi dia 7 de setembro, domingo, mas este programa já começou a fazer correr muita tinta. Segundo o Daily Mail (vale a pena ir ver as fotografias), os participantes já entraram no programa há uma semana e já se registaram as primeiras brigas, cenas de nudez e manifestações de poliamor, digamos assim. Mas há mais: dois homens terão chegado a vias de facto, uma concorrente foi levada para o hospital, por desidratação, e outro senhor acabou expulso por contrabando. Ah! Não há eletricidade, canalização nem aquecimento, mas os concorrentes têm à disposição um lago e um celeiro com duas vacas leiteiras e 12 galinhas. 

Algo que promete gerar polémica, ou pelo menos agitar as coisas, são as diferenças socioculturais entre os participantes. E a religião. Talvez por isso a produção tenha colocado em segredo uma mulher grávida no elenco. Tudo para ver como reagem os mais conservadores. É que este grupo de 15 foi escolhido num universo de 5000 candidatos, por isso a produção promete muito. A série não tem data de exibição em Portugal nem canal escolhido — deverá ir para a SIC ou para a TVI, mas ainda é cedo para saber que canal e quando o irá exibir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR