Acondicionar os alimentos no frigorífico tem mais arte do que aparenta. É que uma má organização das coisas pode fazer com que os alimentos apodreçam mais cedo, fiquem com um sabor diferente e, em alguns casos, tudo junto pode provocar intoxicações alimentares. Além disso, uma melhor conservação dos alimentos significa menos idas às compras e menos desperdícios.

O britânico The Telegraph compilou várias dicas para quem quer conservar melhor e por mais tempo os alimentos no frigorífico.

1 – Temperatura

Comece por ajustar o termostato para entre zero e quatro graus centígrados. Assim, previne o desenvolvimento de bactérias e o apodrecimento precoce dos alimentos.

2 – Prateleiras superiores

Na parte superior do interior do frigorífico as temperaturas são mais consistentes, por isso, é lá que devem ficar as refeições pré-cozinhadas, os restos, bebidas, ervas aromáticas, enfim, alimentos que não precisem de ser cozinhados são ‘promovidos’ na hierarquia do eletrodoméstico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 – Alimentos não têm lugar por cima do frigorífico

Ou estão dentro, ou nada feito. Para manter a temperatura fresca, o frigorífico expulsa o ar quente pela parte superior, pelo que não convém pousar alimentos na base superior do eletrodoméstico. O pão, por exemplo, fica bolorento. Se tem falta de espaço, pode optar por colocar ali livros de culinária ou outros aparelhos de cozinha.

4 – Atenção à porta do frigorífico

Não coloque ovos na porta do frigorífico. É um clássico nos lares portugueses mas, aparentemente, é um erro. Para além da maior probabilidade de se partirem com a constante abertura da porta, é ali que as temperaturas são mais quentes, pelo que devem estar reservadas a alimentos menos sensíveis ao calor, como os sumos. O Telegraph sugere que ali fiquem acondicionadas comidas e bebidas com conservantes naturais, que ajudam à preservação. Quanto aos ovos, opte por colocá-los nas prateleiras inferiores internas, em embalagens plásticas ou em porta-ovos.

5 – Prateleiras inferiores

Ao contrário do que dita a lógica da geografia no hemisfério norte, no mapa do frigorífico é a sul que faz mais frio. Por isso, é lá que deve colocar os produtos lácteos mais perecíveis, os ovos, a carne crua e o peixe. A carne e os produtos lácteos ou à base de laticínios devem ser colocados num prato e fechados hermeticamente (ou o mais possível), não só para preservarem a frescura, mas também para que as bactérias não se espalhem para os outros alimentos.

6 – Cada qual na sua gaveta

Misturar frutas e vegetais na mesma gaveta é um erro, já que muitas frutas (pêssegos, ameixas, pêras, por exemplo) emitem gases que aceleram a decomposição dos vegetais. Uma conservação mais eficiente evita que os alimentos acabem no lixo e diminui as idas ao supermercado.

7 – E no congelador?

Como saberá, o congelador não serve apenas para guardar comida já congelada. Há muita gente que guarda alimentos no frigorífico durante demasiado tempo até se estragarem. Sopa, tortilhas, molhos e até ovos em certas condições podem ser congelados, de preferência em sacos de congelação. Não os guarde quentes. No caso de cozinhados líquidos, não encha o recipiente até cima porque os alimentos dilatam-se com a congelação, podendo acabar por abrir a tampa.

8 – Itens opcionais

Mantenha carne e produtos lácteos hermeticamente fechados e colocados numa placa para preservar a frescura e evitar que bactérias se espalhem para outras áreas. Outra vez os ovos. É que eles podem absorver os cheiros das coisas que estiverem por perto. Por isso, se há algo com cheiro intenso no frigorífico, o melhor é manter os ovos longe. O espumante deve ficar no frigorífico, já que novos estudos indicam que o frio pode prolongar a vida útil da bebida e evitar que fique escura. Nozes e óleos naturais também devem ficar guardados no frigorífico para manterem a frescura.

9 – O que nunca deve pôr no frigorífico

Pão. É um erro comum que só faz com que fique mais seco. Já no congelador, o pão pode ser conservado durante três meses. Congele-o ainda fresco. Os tomates devem ficar à temperatura ambiente, para que não fiquem farinhentos nem inodoros. Mantenha também alhos, abóboras e batatas fora do frigorífico. Estes devem ficar num lugar escuro e seco.

10 – E por fim…

Limpe o frigorífico uma vez por mês, para manter longe as bactérias e odores indesejados. Não encha cada centímetro do frigorífico, uma vez que o ar precisa de fluir para refrigerar. Se abrir uma lata e não usar todo o conteúdo, nunca coloque a lata novamente no eletrodoméstico. A comida pode reagir ao metal da lata e estragar-se mais rapidamente. Tenha também em conta que os frigoríficos “No Frost” criam um ambiente mais seco em relação àqueles que não dispõem desta tecnologia, pelo que os alimentos devem ser tapados para não correrem o risco de secar. As frutas, hortaliças e legumes ficam a salvo nas gavetas, conforme foi aconselhado.