O governo da Grécia prometeu nesta quarta-feira um perdão parcial das dívidas dos cidadãos e empresas que aceitem pagar uma fração da dívida ao Estado, para tentar recuperar parte dos pagamentos considerados incobráveis. A ministra-adjunta das Finanças, Nadia Valavani, explicou em conferência de imprensa que os cidadãos e empresas com dívidas ao Estado que aceitem fazer um primeiro pagamento não inferior a 200 euros, podem beneficiar de um perdão de até 50% da dívida restante.

Segundo a responsável, as dívidas ao fisco e à segurança social na Grécia elevam-se a 76 mil milhões de euros, mas, realisticamente, apenas nove mil milhões de euros podem ser recuperados. “O dinheiro que pode ser pedido e recuperado é apenas nove mil milhões, ou seja, 11,6% do total”, disse a ministra-adjunta, citada pela agência France Presse. E, prosseguiu, para poder cumprir a promessa de ajudar os gregos mais atingidos pela crise e pelas medidas de austeridade, o governo de coligação dominado pelo Syriza precisa de dinheiro.

Contudo, o atual formato do pagamento de dívidas ao Estado não se traduz em mais pagamentos, pelo que um perdão parcial, ao facilitar o pagamento, acaba por não ter custos para o Estado. “Estamos a ajudar as pessoas a pagar pelo menos 20 euros por mês. O resultado só pode ser positivo”, disse. Segundo Valavani, os governos anteriores “perseguiam” os contribuintes com dívidas de algumas centenas de euros e “fechavam os olhos” a outros com dívidas de milhões de euros. “Isso vai ser invertido”, afirmou. “Os que devem 200 ou 300 euros vão ser perdoados, estamos interessados nas dívidas maiores”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR