Um adolescente norte-americano de 15 anos está a fazer furor na corrida à Casa Branca. O estudante do ensino secundário vive no Estado de Iowa e chama-se…. Deez Nuts. Pelo menos segundo a mais recente sondagem da Public Policy Polling (PPP).

Vamos à história (e aos factos). Deez Nuts — um nome associado a um meme na internet — é, na realidade, Brady Olson. De acordo com a Vox, o rapaz terá preenchido o formulário oficial de lançamento de uma campanha à presidência dos Estados Unidos da América (EUA), usando dados fictícios. É no campo “nome” que Brady Olson indica o seu nome de candidato: Mr. “Deez Nuts”.

Mas a candidatura de Deez Nuts, lançada “oficialmente” a 26 de julho (data que consta no documento), caiu no esquecimento… até chamar a atenção da PPP. O rapaz terá contactado a agência, pedindo para ser incluído no questionário. Já conhecida por misturar perguntas sérias com algumas brincadeiras nos questionários das sondagens, a PPP decidiu alinhar na ideia.

“Tudo começou porque alguém nos enviou um e-mail sob o nome Deez Nuts. Ele disse ‘Chamo-me Deez Nutz. Estou a concorrer. Está aqui a minha declaração. Podem-me incluir na sondagem?’” — Jim Williams, especialista da Public Policy Polling, em declarações ao The Daily Beast.

Estavam assim dados os primeiros passos para o insólito. Brady Olson, ou melhor, Deez Nuts, registou 7% das intenções de voto no Iowa, 8% no Minnesota e 9% na Carolina do Norte, quando colocado numa questão em conjunto com Donald Trump e Hillary Clinton.

Com estes resultados não-oficiais, Deez Nuts torna-se no mais popular candidato independente às presidenciais norte-americanas “desde Ross Perot”, como o próprio disse por e-mail em entrevista ao The Guardian. Recorde-se que o empresário norte-americano Ross Perot foi candidato independente à Casa Branca em 1992, conseguindo quase 18,9% dos votos.

O período pré-eleitoral para as presidenciais de 2016 — nos EUA — é já considerado por muitos um dos mais bizarros da história norte-americana. Além da história de Deez Nuts e das várias declarações polémicas por parte do candidato republicano Donald Trump, há registo de nomes como “As Nádegas Voluptuosas do Sydney” (Sydneys Voluptuous Buttocks, candidato independente), “Presidente Imperador César” (President Emperor Caesar, candidato democrata), “O Gato Companheiro” (Buddy The Cat, candidato democrata) ou “O Elfo Amigo”, entre os 585 candidatos registados para as Presidenciais, de acordo com o The Guardian.

No entanto, Deez Nuts não está registado como candidato a presidente dos EUA. Nem pode, sequer. Para participar na corrida à presidência é preciso ter uma idade mínima de 35 anos. Talvez Brady se volte a candidatar. Daqui a 20 anos.