A Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta PCP e PEV, pretende ganhar este fim de semana mais “força e confiança” para as legislativas, na habitual ‘rentrée’ política comunista, a 39.ª edição da Festa do “Avante!”, no Seixal.

Entre sexta-feira e domingo, o secretário-geral do PCP vai estar presente na Quinta da Atalaia para reafirmar o programa eleitoral da coligação, mas também para dar atenção ao cinema e à arte urbana, nomeadamente aos ‘graffiti’.

Com um dos previsíveis ‘slogans’ como pano de fundo – “com força e confiança, a CDU avança” -, além da tradicional “Carvalhesa”, milhares de militantes, simpatizantes e os denominados “amigos da festa” vão ouvir o líder comunista e também centenas de artistas musicais, podendo ainda visitar a contígua e recém-adquirida Quinta do Cabo da Marinha, mais sete hectares de recinto em 2016.

Jerónimo de Sousa tem o discurso de abertura agendado para as 19h00 de sexta-feira, encerrando também o comício de domingo, cujo início está marcado para as 18h00.

Durante os três dias, os visitantes podem desfrutar da gastronomia um pouco de todo o país e também do estrangeiro, nos diversos restaurantes e quiosques montados desde junho pelos militantes comunistas, e apreciar as atuações dos Xutos e Pontapés, Expensive Soul, Fausto, Dead Combo, Linda Martini, Capicua, Terrakota ou Paus, entre outros, bem como assistir a numerosos debates e outros eventos literários e desportivos, por exemplo.