O Presidente de Cuba, Raúl Castro, conversou telefonicamente esta sexta-feira com o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, sobre diversos assuntos, entre os quais o levantamento de sanções ao comércio e turismo incidentes sobre a ilha, anunciou o governo de Havana.

“O Presidente Raul Castro destacou a necessidade de aprofundar o alcance dessas medidas e eliminar definitivamente a política de bloqueio em benefício de ambos os povos”, afirmou o comunicado oficial divulgado pelas autoridades cubanas.

Já a Casa Branca salientou que os principais tópicos da conversa foram os próximos passos para avançar na cooperação bilateral e a próxima Assembleia Geral da ONU, na qual ambos os líderes devem falar em 28 de setembro.

O governo dos EUA anunciou esta sexta-feira a remoção de algumas restrições legais ao comércio com Cuba, às viagens para a ilha e à operação de empresas americanas, assim como a eliminação dos limites para determinados tipos de remessas de dinheiro ao país. As novas medidas entram em vigor na próxima segunda-feira e representam a maior remoção de entraves comerciais entre os dois países em 50 anos, mesmo que substancialmente não representem ainda o fim do embargo económico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR