O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, parte este domingo para Nova Iorque, intervindo no dia seguinte na abertura da 70.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

A agenda do programa da deslocação de três dias a Nova Iorque apenas terá início na segunda-feira, com a receção de boas-vindas oferecida pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon em honra dos chefes de Estado participantes na 70.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Pelas 09:00 locais terá, então, início a abertura da Assembleia Geral, onde o chefe de Estado irá intervir. Na intervenção, Cavaco Silva falará sobre as áreas mais relevantes da política externa portuguesa, bem como acerca de assuntos relacionados com a participação de Portugal nas Nações Unidas.

Além de Cavaco Silva, estão previstas intervenções dos presidentes dos Estados Unidos da América, Brasil, Polónia, China, Jordânia e Rússia, entre outros. O primeiro orador será o secretário-geral das Nações Unidas.

Ao início da tarde, o Presidente da República participará num almoço oferecido por Ban Ki-Moon em honra dos chefes de Estado e chefes de delegação.

Pelas 17:30 locais, Cavaco Silva terá um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas e, ao início da noite, participará na receção oferecida pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, em honra dos chefes de Estado e de Governo presentes para a abertura da 70ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em foco no encontro com o secretário-geral das Nações Unidas estará a situação da Guiné-Bissau, a Agenda do Desenvolvimentos, os assuntos relacionados com os oceanos e a sua gestão sustentável, bem como o quadro da participação de Portugal em missões internacionais, no âmbito das Nações Unidas.

Na terça-feira de manhã, Cavaco Silva estará presente na abertura da Cimeira dos Líderes sobre a luta contra o terrorismo e o extremismo violento, convocada por Barack Obama, tendo depois agendados encontros bilaterais com os Presidente do Kosovo, Paraguai e Colômbia.

Às 15:00 locais, o chefe de Estado português irá reunir-se com o primeiro-ministro de Timor-Leste, naquele que será o primeiro encontro entre Cavaco Silva e Rui Maria de Araújo.

Já ao final da tarde, Cavaco Silva partirá para Newark, onde se irá encontrar com a comunidade portuguesa. No último grande encontro do chefe de Estado com as comunidades estarão presentes portugueses e luso-descendentes oriundos de vários Estados norte-americanos da Costa Leste.

O regresso de Cavaco Silva a Portugal está previsto para o final da tarde de quarta-feira, aterrando em Lisboa pelas 06h00 de quinta-feira.