O primeiro-ministro britânico, David Cameron, vai enviar no início de novembro documentação relativa ao referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

“Saudámos o compromisso assumido pelo primeiro-ministro Cameron, de apresentar por escrito os pontos específicos do Reino Unido no início de novembro”, disse Tusk, na conferência de imprensa final da reunião do Conselho Europeu de quinta-feira, em Bruxelas. Os planos de Cameron para a realização do referendo serão discutidos na reunião dos líderes europeus agendada para dezembro.

Por sua parte, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse não estar satisfeito com o anúncio de Cameron, sublinhando que “o tango é dançado por dois” – numa manifestação de desagrado pelo facto de o primeiro-ministro britânico não debater com Bruxelas as suas intenções.

Portugal esteve representado na reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR