A exploração espacial avança, mas cá em baixo ainda há mistérios por desvendar. A prová-lo estão as imagens pormenorizadas agora divulgadas pela NASA de 260 estruturas geométricas na região de Turgai, no Cazaquistão, que só podem ser vistas a partir do céu. A sua origem ainda não foi completamente esclarecida, conta a BBC.

As estruturas – compostas por várias figuras geométricas como quadrados, cruzes e círculos – foram pela primeira vez captadas a 700 quilómetros de altitude pelos satélites ao serviço da Google Earth, mas quem deu por elas foi Dimitryi Dey, um economista e arqueólogo que explorava a ferramenta em 2007. Agora, a descoberta já foi colocada na agenda da Estação Espacial Internacional, mas “pode levar algum tempo para que a tripulação consiga imagens do lugar”, já que estão “dependentes dos ângulos de elevação do Sol, constrangimentos climatéricos e horários da equipa”, explica Melissa Higgins, da NASA, informa o The New York Times.

As 260 estruturas geométricas estão localizadas junto a um complexo neolítico que pode ter 8.000 anos, explica Dimitryi Dey, pondo de parte outras hipóteses para a construção da “Steppe Geoglyphs”, que até incluíam extraterrestres ou nazis. Esta última teoria foi colocada em cima da mesa porque a cruz suástica pode ser vista na área em causa, que ultrapassa a da Grande Pirâmide. O arqueólogo acredita mais que este seria um local de observação do céu.

O maior complexo geométrico é um quadrado com 101 montículos e com os vértices ligados por uma linha, formando uma cruz.

Estas construções podiam também ter sido da autoria de um povo nómada que viveu naquela região, mas esta parece ser pouco provável para o economista. Para ele, o tempo e recursos investidos nesta construção seria mais natural num povo que se quisessem fixar por ali.

Veja as imagens agora reveladas pela NASA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR