Receitas

Cupcakes de clementina e chocolate

179

Estiveram na moda, saíram de moda, mas a época que se aproxima é a ideal para voltar a pôr os cupcakes na mesa. Sobretudo se forem como estes, feitos com clementinas inteiras (cascas e tudo).

Teresa Rebelo

Como em quase tudo, também a culinária se faz por fases ou modas. Há uns anos um hit em qualquer festa de aniversário, o cupcake depressa perdeu protagonismo, talvez pelas suas coberturas muitas vezes exageradas e enjoativas — até do ponto de vista estético –, talvez pela crescente e generalizada preferência por doces mais saudáveis. Mas agora que vem aí a época mais indulgente do ano, temos álibi para voltar a pôr os cupcakes na mesa.

Estes até se comem sem culpa: são feitos com as clementinas inteiras, casca e tudo; a gordura que levam é azeite, e a cobertura (e o recheio) é uma simples ganache de chocolate preto.

Elegantes e deliciosos, tenho a certeza de que irão surpreender os seus convidados este Natal.

cupcake_clementina_b_2

Cupcakes de clementina e chocolate

Para 10

3 clementinas pequenas
3 ovos
130 g de açúcar
125 ml de azeite suave
200 g de farinha
1 colher de chá bem cheia de fermento

Para o recheio e  cobertura:

300 g de natas
300 g de chocolate de culinária (mínimo 52% cacau)

Pré-aqueça o forno nos 180º.
Prepare as forminhas de papel e distribua-as pelas cavidades de uma forma para queques.
Lave bem as clementinas e corte-as em quartos.
Retire as pevides que encontrar e triture as clementinas, com a casca, num robot de cozinha ou num liquidificador.
Junte os ovos e o açúcar e bata bem.
Adicione o azeite e volte a bater mais um pouco..
Adicione por fim a farinha e o fermento e bata a uma velocidade baixa ou então envolva estes ingredientes manualmente.
Distribua pelas forminhas de papel (encha-as até cerca de ¾) e leve ao forno entre 12 a 15 minutos.

Entretanto prepare a ganache de chocolate para o recheio e cobertura: parta o chocolate em pedaços e coloque-os numa taça de vidro ou metal.
Leve as natas ao lume num tachinho de fundo espesso, em lume médio, e assim que começarem a querer levantar fervura, coe-as diretamente para a taça do chocolate (coar as natas evita que passe para o chocolate aquela pele branca da gordura que vai ganhando à superfície).
Aguarde um ou dois minutos e depois mexa bem com uma vara de arames até obter um creme liso e brilhante. Deixe arrefecer.

Assim que o creme estiver frio, abra com uma faca de serrilha uma cavidade no centro de cada queque, reservando a massa que retirou, e coloque aí um pouco de ganache. Volte a tapar, pressionando um pouco.
Entretanto, deixe a restante ganache ganhar consistência. Quando vir que está moldável mas que aguenta a forma (pode colocar no frigorífico para acelerar o processo, mas o ideal é atingi-lo à temperatura ambiente), coloque-a num saco descartável de pasteleiro munido de um bico estrela largo, e decore os queques. Se quando for decorá-los, as formas de papel tiverem começado a descolar, o que por vezes acontece, retire-as e coloque os queques numa forminha de papel nova, para que fiquem mais bonitos.

Teresa Rebelo é autora do blogue Lume Brando

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Livros

Livros para o Natal (I) /premium

João Carlos Espada

Seis sugestões de livros que são também leituras que desafiam os dogmas politicamente correctos hoje dominantes entre nós.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)