A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje que deverá atingir 66 milhões de euros de investimento na reabilitação e manutenção da ferrovia até ao final do ano, valor que garante ser superior ao dos dois anos anteriores.

Num comunicado hoje divulgado, a IP refere que o valor previsto de investimento até ao final do ano “é ligeiramente superior ao investido nos dois anos anteriores, com 61,1 milhões de euros em 2014 e 61,9 milhões de euros em 2013”.

A empresa refere que o aumento “é especialmente significativo no que respeita ao investimento de longa duração, que prevê cerca de 25 milhões de euros de investimento direto na reabilitação da ferrovia até ao final de 2015, o dobro do investido em 2014, ano que registou um investimento de 12,3 milhões de euros”.

Estes investimentos em infraestruturas fazem parte do Plano de Proximidade Ferroviário que “inclui um conjunto de intervenções que visam o reforço das condições de segurança e a melhoria dos níveis de fiabilidade e qualidade de serviço prestado aos clientes, nomeadamente através da redução dos tempos de percurso”.

O Plano de Proximidade, “a desenvolver ao longo dos próximos cinco anos, e que em 2016 prevê investimentos de 44,7 milhões de euros, contempla 802 intervenções, que representam um investimento de cerca de 414 milhões de euros, a maior parte a aplicar na reabilitação das vias (208 milhões de euros) “.

A IP é a empresa pública que resultou da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional — REFER e a EP – Estradas de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR