O número de transações no ponto de venda com cartões Visa aumentou 7,7% em 2015, para 714 milhões, mas o valor médio das transações decresceu.

Em declarações à Lusa, o responsável da Visa Europe em Portugal, Sérgio Botelho, explicou que “os portugueses estão a fazer mais transações de valor inferior, isto é, utilizam os cartões, sobretudo de débito, para pagamentos de baixo valor no dia-a-dia”.

No total, das 714 milhões de transações no ponto de venda com cartões Visa, o valor gasto cresceu 6,1% para mais de 27,8 mil milhões de euros.

O número médio de transações em ponto de venda com cartão de débito Visa aumentou 8,8% no último ano e o valor médio de transação com cartão de débito diminuiu 1% para os 38 euros.

Já o número médio de transações com cartão de crédito Visa em compras cresceu 7,1% e o valor médio da transação com este tipo de cartão diminuiu 0,7% para 65 euros.

Assim, de todos os cartões (débito e crédito), o valor médio são 39 euros, o que representa uma redução de 1,5% face ao ano anterior.

A nível europeu, as receitas da Visa Europe aumentaram em 25% para 2,31 mil milhões de euros, anuncia a empresa de tecnologia de pagamentos detida e operada por bancos membros e outros prestadores de serviços em 38 países na Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR