Desde a sua primeira edição, em 2012, que o Mercado Gourmet do Campo Pequeno se tem afirmado como um caso sério de popularidade em Lisboa. Não admira, por isso, que chegados os primeiros dias de março se volte a repetir a iniciativa de reunir na dita arena um punhado (ou vários) de projetos portugueses na área da gastronomia. Há cinco coisas que deve saber sobre o evento que arranca esta sexta-feira, 4 de março, pelas 12h:

145

É o número total de expositores que vão estar distribuídos entre a arena propriamente dita (alimentação) e o primeiro piso do edifício (bebidas).

A variedade de produtores é assinalável

É bom ir com tempo, energia e, claro está, alguma fome. É que a variedade de produtos reunidos no piso térreo do Campo Pequeno merece-o. Ele é patês, ele é queijos, ele é enchidos, azeites, condimentos, vinhos e licores, chocolates, compotas, doçaria, mel, ervas aromáticas, conservas… e tudo o resto que se consegue imaginar dentro de uma despensa. No primeiro andar estarão as bebidas, espirituosas e não só.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mercado Gourmet 2015 (3)

No piso superior da Praça de Touros do Campo Pequeno vão estar os expositores de bebidas. Há vinhos, cervejas artesanais, licores, gins e digestivos. (foto: © Divulgação)

Há quem aproveite para apresentar novidades

Como é natural, não falta quem aproveite a ocasião para dar a conhecer produtos novos. É o caso, por exemplo, da Taste Quinta, que irá disponibilizar novas compotas, de limão e batata-doce, ou do conhecido produtor Joaquim Arnaud, da Terranagro, que vai apresentar três vinhos até agora apenas disponíveis na resaturação e uma gama de embalagens de enchidos fatiados, do porco ibérico ao seu famoso presunto de vaca. Outros seguir-lhes-ão o exemplo, com certeza.

180

Ao todo será esse o número de projetos nacionais de diferentes dimensões, uns semi-industriais, outros quase familiares, presentes no evento. Vêm do Minho ao Algarve, sem esquecer as ilhas.

O Mercado tem embaixador…

É apontada pelos responsáveis como “a principal novidade desta edição”: a existência de um embaixador, o chef Joe Best, que ficará responsável por demonstrar como os produtos em exposição no mercado podem ser aplicados na cozinha. Quem quiser provar as criações gastronómicas de Best (cujo nome real é José Besteiro) deve procurar o stand do seu projeto DaCozinha.

15000

É o número de visitantes esperados pela organização ao longo dos três dias do evento.

…e também tem uma tasca

Tal como em edições anteriores, está previsto um espaço dedicado ao petisco, cujo nome não deixa margem para dúvidas: Tasca do Mercado. Entre os responsáveis por matar a fome dos visitantes, contam-se os queijos e enchidos da Charcutaria Lisboa, as receitas da Our Kitchen e os crepes da Lambreta. Mas não é tudo: tanto a Carnalentejana como a carpaccio house La Contessa também estarão munidos de alimento, se bem que noutra zona do recinto.

Mercado Gourmet 2015 (11)

Um evento para apaixonados por comida e produtos nacionais.
(foto: © Divulgação)

É esperada uma enchente

Não se admire se vir filas a formarem-se nas imediações da Praça de Touros do Campo Pequeno e se o recinto, no interior, estiver ligeiramente intransitável. É que a organização prevê cerca de 15 mil visitantes, um número capaz de dificultar a circulação entre expositores à hora de ponta (no fim-de-semana à tarde). Os que quiserem estar mais à vontade, não só para explorar o recinto mas também provar os diferentes produtos sem ter de esperar por isso, devem procurar as horas mais perto da abertura e encerramento das portas.

O quê? Mercado Gourmet do Campo Pequeno
Quando? De 4 a 6 de março, das 12h às 22h (no domingo encerra às 21h)
Onde? Na Praça de Touros do Campo Pequeno
Quanto? 1€ (dedutível em compras iguais ou superiores a 8€)