“Muitos portugueses estão a pagar impostos em Espanha e é algo que temos que em primeiro lugar pedir aos portugueses que não façam”, apelou o Ministro da Economia esta quinta-feira, solicitando assim aos portugueses que não vão abastecer os seus carros a Espanha.

“Temos que trabalhar com as associações do setor e ouvir quais são as propostas que têm para apresentar, e mostramos desde já toda a abertura para ouvir e tentar encontrar soluções, mas estamos num quadro orçamental que é o que é e é também nesse quadro orçamental que vamos ter de trabalhar em todo o país”, declarou Manuel Caldeira Cabral à RTP.

“É um problema que nos preocupa, obviamente, principalmente ao nível da fronteira, porque tem condições fiscais diferentes em Espanha, e que temos que olhar com preocupação porque corresponde também a impostos que em vez de serem pagos em Portugal estão a ser pagos em Espanha”.

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis, declarou ao Diário Económico, que a distância que justifica a viagem até Espanha para abastecer os veículos já chegou aos 100 quilómetros. Abastecendo um veículo em Espanha, pode-se poupar cerca de 30 cêntimos por litro. O que significa que, num depósito de 50 litros, o automobilista poupa cerca de 15 euros por depósito.