As autoridades de saúde chinesas confirmaram este domingo o primeiro caso de febre-amarela na China. A Ásia não tem casos endémicos desta doença, mas tem os mosquitos que podem transmitir o vírus. No entanto, as autoridades consideram que o risco de transmissão é neste momento baixo porque não é época de reprodução do mosquito naquela zona.

O homem de 32 anos apresentou os primeiros sinais da doença na terça-feira, enquanto ainda estava em Luanda, e procurou um médico quando regressou a casa na quinta-feira. O doente está numa condição “relativamente séria”, com as funções hepáticas e renais comprometidas, noticiou o Shangai Daily.

Angola enfrenta neste momento um surto de febre-amarela que terá tido início em dezembro de 2015. Esta doença caracteriza-se por ser uma febre hemorrágica sem tratamento específico e que pode causar a morte. Tendo Angola um historial de casos de febre-amarela e estando neste momento a atravessar um surto da doença, todos os viajantes devem entrar no país vacinados contra o vírus.

A Ásia não tem casos endémicos de febre-amarela, mas tem o mosquito Aedes aegypti que pode transmitir o vírus. Como tal, a China e outros países asiáticos exigem que os viajantes com origem em países onde a febre-amarela seja endémica tenham sido vacinados antes da viagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR