Michu Meszaros, o ator que deu vida a Alf, o conhecido alienígena da série com o mesmo nome, morreu este domingo.

Meszaros, 76 anos, que tinha 83 centímetros de altura, teve um ataque cardíaco esta quinta-feira. O ator morreu no domingo, num hospital em Los Angeles, EUA.

O artista utilizava um fato de corpo inteiro para fazer de Alf, o extraterrestre do planeta Melzac cujo prato favorito eram gatos e que se tornaria numa personagem de culto. No entanto, nem em todos os episódios Meszaros desempenhou o papel de Alf, já que muitas vezes o boneco era uma marionete, informa a CNN.

A voz da personagem nunca pertenceu a Meszaros, mas sim ao ator americano Paul Fusco.

A série americana contou com quatro temporadas, gravadas entre 1986 e 1990.

Meszaros nasceu na Hungria em 1939 e, em 1973, juntou-se ao circo dos irmãos Ringling, tendo atuado para dois presidentes americanos: Jimmy Carter e Ronald Reagan. Nos espetáculos era apresentado como “uma das maiores estrelas a atuar no circo de todos os tempos”.

O ator apareceu também nas séries “Dear John”, “H. R. Pufnstuf” e em filmes como “Look Who’s Talking” e “Big Top Pee-wee”, antes de entrar na série que seguia as aventuras de Alf, da família Tanner – que o acolheu – e do gato Lucky – a presa favorita de Alf.

Meszaros não trabalhava há vários anos e as suas contas médicas acumulavam-se desde 2008, quando sofreu um ataque cardiovascular, segundo Dennis Vargas, o empresário do ator. As contas tornaram-se tão dispendiosas que os amigos afirmam não ter meios para um funeral. Foi então criada uma página para recolher fundos para ajudar a pagar as cerimónias.