Um pequeno poema de oito linhas escrito à mão por Anne Frank em 1942 foi leiloado esta quarta-feira por 140 mil euros, ultrapassando a estimativa inicial de 30 mil euros. A venda, organizada na cidade de Haarlem, perto de Amesterdão, pela leiloeira holandesa Bubb Kuyper, ficou fechada em apenas dois minutos, refere a France- Presse. O comprador quis manter o anonimato.
O poema, escrito e autografado por Anne Frank em março de 1942, foi escrito no poezie album de Christiane van Maarsen (conhecida por Cri-Cri), irmã mais velha de Jacqueline, colega de turma e melhor amiga da diarista. Jacqueline van Maarsen recebeu a página da irmã em 1970 e, como não tinha nenhuma relação com o manuscrito, decidiu pô-lo à venda.

O poema foi vendida por um preço quase três vezes superior ao estimado (MAUDE BRULARD/AFP/Getty Images)
O poema, dedicado a Cri-Cri, é do género dos que eram escritos nos poezie album, que exortavam o seus donos a dar o seu melhor e a serem diligentes no trabalho. As primeiras quatro linhas foram retiradas do poema “Het Ros Beiaard”, de 1938, mas os restantes versos são de origem desconhecida.
O texto foi escrito por Anne Frank apenas três meses antes de ela e a família se terem refugiado num anexo em Amesterdão, onde permaneceram até serem descobertos pelas forças alemãs em 1944 e levados para campos de concentração. Anne morreu um ano depois, em fevereiro de 1945, no campo em Bergen-Belsen, no norte da Alemanha. Tinha 15 anos.