Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, dirigiu duras críticas às atuações da Liga, da polícia e ainda à arbitragem, ainda no rescaldo do dérbi disputado no passado domingo no estádio da Luz, que o Benfica venceu por 2-1. Numa entrevista dada à CMTV, o presidente dos leões responsabilizou diretamente a Liga pelo que se passou durante o jogo, no que diz respeito ao arremesso de papeis usados na coreografia que antecedeu o dérbi.

“Que mensagem é que se passa a uma equipa que fez o jogo que fez… temos toda a gente no banco incrédula, a pensar como foi possível – e aqui responsabilizo diretamente a Liga por ter voltado a aprovar uma coreografia que já no jogo anterior tinha dado uma vergonha…”, afirmou Bruno de Carvalho ao canal de televisão.

O presidente do Sporting questionou ainda se “a Liga não viu que tinha dado mau exemplo no jogo anterior? Só se preocupa quando eu abro a boca? Não se preocupa em antever situações destas? A grande preocupação era o facto de eu ser um hipócrita porque impedi o Sporting de entrar com meninos vestidos à Benfica quando há corte de relações institucionais? É isso que vos importa a vocês como jornalistas? E não a vergonha que foi ter-se permitido uma coreografia daquelas?”

A polícia também não ficou de fora das acusações do presidente do Sporting. Este condenou a passividade das autoridades em várias alturas do jogo, enfatizando o episódio de arremessos constantes de objetos na direção do banco do Sporting durante o jogo, ironizando ainda o comportamento dos stewards.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Cuspiram-me, atiraram moedas e papéis e os polícias estavam a ver. Os stewards nem contam… Não percebi; não sou eu que pago aqueles stewards; só pago aos meus. Mas se for para estar de cadeirinha, digam-me, que conheço uma data de sem abrigos que vão para lá e precisam mais de dinheiro do que aqueles que lá estão. Então porreiro, estamos na época natalícia, em vez de darmos só refeições às pessoas, damos dinheiro. Pomos os sem-abrigos todos a fazer os dérbis, que é porreiro. E ganha, dinheiro e está tudo porreiro porque é para fazerem zero”.

Relativamente à arbitragem o presidente dos ‘leões’ usou uma célebre frase de Paulo Bento como forma de alusão aos lances polémicos que marcaram o dérbi. Os dois, com suposta mão na bola por parte de dois jogadores do Benfica dentro da grande área, e que não avaliados como falta, suscitaram grande polémica e levaram Bruno de Carvalho a lembrar uma análise de Paulo Bento a um lance idêntico na época.

“O lance para fazer 1-0, jogámos vólei… Já estou como o Paulo Bento: mão, andebol; andebol, mão. Está no youtube, é giro e estive para publicar, mas como este foi mais vólei achava que não ficava bem. Sai daí, pumba! Um a zero! Continua o jogo, a sorte também não quis nada connosco”, afirmou o presidente do Sporting.