Considerado um dos maiores eventos mundiais de electrónica, o Consumer Electronics Show (CES) deste ano, que mais uma vez se realiza em Las Vegas, EUA, conta com uma participação particularmente significativa por parte da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) que aí dá a conhecer, entre outras curiosidades, um inovador concept automóvel, denominado Chrysler Portal Concept. Inovador porquê? Porque, entre outras habilidades, consegue reconhecer o rosto do proprietário!

O Chrysler Portal Concept é descrito pelo próprio fabricante como “um terceiro espaço” a par da casa e do local de trabalho, onde o utilizador pode disfrutar de um ambiente avançado e com materiais de elevada qualidade, tecnologicamente amigável, além de com muito espaço interior.

O protótipo terá sido desenhado de dentro para fora e pensado como forma de corresponder ao chamado “estilo de vida Millennial”, utilizando para tal uma série de tecnologias integradas no seu design. “O Chrysler Portal Concept funciona como uma espécie de hub social, onde até seis ocupantes podem disfrutar do espaço interior, tendo sido igualmente desenhado para acomodar millennnials em fase de transição para uma vida familiar”, explica o director para o Design da FCA, Ralph Gilles.

O interior de 180 pés cúbicos (qualquer coisa como 5.097 litros) é capaz de transformar-se num verdadeiro espaço de trabalho, onde soluções como um tecto panorâmico, a par de amplas superfícies em vidro, contribuem para que luz natural invada o habitáculo, ao mesmo tempo que as portas de correr em sentido antagónico facilitam o acesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se o interior não deixa de ser complexo e vanguardista, já o exterior prima por um design minimalista, não deixando de apresentar algumas semelhanças com outro SUV eléctrico já existente no mercado, como é o caso do Chevrolet Bolt.

Já no domínio da tecnologia, o Portal conta com uma série de sensores ligados a um evoluído sistema computacional, que lhe permitem oferecer condução autónoma de nível 3, quando seleccionada pelo condutor. Para tal, o concept recorre a um sem-número de tecnologias, incluindo câmaras, radares, LIDAR e sistemas de ultra-sons. Grande parte, dispostas nos pára-choques dianteiro e traseiro.

Ainda mais surpreendente é, sem dúvida, o sistema de reconhecimento facial que figura como imagem de marca deste Chrysler Portal Concept. E que consegue inclusivamente configurar o automóvel segundo as preferências previamente inseridas pelo condutor e passageiros, ao mesmo tempo que leitores de voz biométricos evitam que utilizadores não autorizados consigam destrancar e abrir as portas.

O sistema de entretenimento está concebido para permitir que os ocupantes partilhem música, fotos e vídeos através de um ecrã comum, ao passo que o sistema de comunicação individual permite que, por exemplo, o adulto instalado no banco da frente possa falar com qualquer uma das crianças na terceira fila.

O protótipo da Chrysler soma a tudo isto também um sistema holográfico de controlo por gestos, que permite abrir portas, aceder ao volume do rádio e até responder a chamadas telefónicas, apenas com um simples movimento do pulso no ar.

No que ao motor diz respeito, o Chrysler Portal Concept surge equipado com um motor eléctrico que vai buscar energia a um pack de baterias de iões de lítio com capacidade de 100 kWh, e que se encontra disposto sobre uma plataforma com pouco mais de 3,0 metros. Quanto totalmente carregadas, as baterias permitem anunciar uma autonomia de 402 km, sendo que, graças ao recurso à nova geração de carregadores rápidos DC, bastam cerca de 20 minutos para conseguir mais de metade da autonomia – 241 km.