Donald Trump voltou a atingir novo um novo recorde de baixos índices de popularidade na Casa Branca quando comparado com os primeiros meses de mandato dos seus antecessores. De acordo com a sondagem da Gallup, divulgada pela CNN, apenas 40% dos inquiridos aprovam este início de mandato de Trump, contra 55% que desaprovam a governação do novo Presidente dos Estados Unidos da América. A sondagem é atualizada diariamente e os 15 pontos percentuais negativos — valores do último sábado — são o pior registo desde que Trump tomou posse a 20 de janeiro.

O nível de aprovação de Trump tem-se situado nos 40% desde a segunda semana de mandato, o que é uma percentagem fraca para um Presidente em início de mandato, e ainda se agravou com a tentativa de proibir a entrada de imigrantes oriundos de sete países de maioria muçulmana. Barack Obama, Gerge W. Bush e Bill Clinton tiveram todos uma taxa de aprovação a superar os 50% e mais próxima até dos 60% nos primeiros meses de governação.

A sondagem da Gallup relativa à aprovação presidencial baseia-se em entrevistas realizadas por telefone em períodos de três dias, numa média de 1500 inquiridos e tem uma margem de erro que ronda os três pontos percentuais.

Donald Trump recebe esta segunda-feira o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau. A 7 de fevereiro, uma sondagem da empresa Ipsos (canadiana) dava conta de uma sondagem em que quatro em cada dez norte-americanos (40%) gostariam de substituir Trump por Trudeau. Na mesma sondagem, apenas 33% discordavam de fazer a troca, enquanto 27% não quiseram responder.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR