Apresentado oficial e mundialmente em meados de 2016, o Aston Martin AM-RB 001 é o mais recente desafio assumido pelo fabricante automóvel britânico de desportivos de luxo Aston Martin, para, em conjunto com a equipa de F1 Red Bull, criar um superdesportivo hiper exclusivo, capaz de disputar o ceptro entre iguais. Tanto mais que, sabe-se agora através de informações divulgadas pela própria marca britânica, contará igualmente com o contributo e componentes de algumas empresas referência no sector, as quais ajudarão a fazer deste modelo um carro verdadeiramente único.

Segundo acaba de ser revelado, o Aston Martin AM-RB 001 contará não com um qualquer motor produzido pela marca britânica, mas sim com um propulsor construído à medida pela empresa britânica com já longo percurso na Fórmula 1, Cosworth. A qual assumirá, assim, a missão de conceber e produzir o já definido V12 de 6,5 litros, naturalmente aspirado, capaz de garantir um rácio de potência/peso de apenas 1:1!

A acompanhar este 12 cilindros em V, estará uma caixa automática de sete velocidades com patilhas no volante, produzida especificamente para o AM-RB 001, por outro fabricante de referência, a Ricardo, que trabalhará a partir de um bloco MonoCell em fibra de carbono criado pela Multimatic.

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Igualmente envolvido no projecto estará – não sem alguma surpresa à mistura – o pequeno fabricante croata de desportivos eléctricos Rimac, que, depois da projecção conseguida com o seu impressionante superdesportivo eléctrico Concept_One, assume neste novo projecto a responsabilidade de fornecer o sistema híbrido ultraleve de baterias – o que, certamente, ajudará a fazer “voar” o AM-RB 001.

Porém, a lista de empresas envolvidas no superdesportivo britânico não se fica por aqui, com a Aston Martin a anunciar que também a alemã Bosch participará no desafio, fornecendo tanto a unidade de controlo electrónico (ECU) e unidade de controlo de tracção, como o sistema de controlo electrónico de estabilidade (ESP).

Para domar a fera, há que ter um sistema de travagem à altura. E é aqui que entram a Alcon e a Surface Transforms, ambas responsáveis por desenvolver componentes como as pinças de travão ultraleves que deverão actuar sobre discos de carbono. Já o sistema de iluminação Full-LED, à frente e atrás, ficará a cargo da Wipac.

No Auto Show do Canadá, o futuro hiperdesportivo surge ao lado do vice-presidente executivo da Aston Martin, Marek Reichman, o seu president e CEO Andy Palmer, e o piloto da Red Bull F1 Max Verstappen

Tomando em linha de conta os objectivos já anunciados, e embora ainda não tenha sido revelado um número exacto, é expectável que o peso do Aston Martin AM-RB 001 não ultrapasse os 1.000 kg. Até para que seja possível cumprir a relação peso/potência desejada – ainda na apresentação mundial do modelo, o designer-chefe da Aston Martin, Marek Reichman, garantia que o motor a instalar no AM-RB 001 deveria oferecer uma potência de 1.000 cv.

Caso estes valores venham efectivamente a confirmar-se, tal deverá permitir ao superdesportivo britânico acelerar não dos 0 aos 100 km/h, mas dos 0 aos 321,8 km/h (0 a 200 milhas/h), em cerca de 10 segundos, fixando como velocidade máxima um valor acima dos 402 km/h!

Max Verstappen, a nova estrela da F1, junto ao AM-RB 001, que foi desenhado pelo mesmo engenheiro que constrói os carros de F1 que pilota

A Aston Martin também já fez saber que o AM-RB 001 será forçosamente uma proposta bastante exclusiva, pelo que não serão produzidas mais que 150 unidades – protótipos incluídos. Sendo que, nas primeiras, incluem-se já as 25 unidades para uso exclusivo em pista.

A entrega das primeiras unidades a clientes, que pelo carro pagarão entre 2,3 e 3,5 milhões de euros, só deverá acontecer em 2019, ou seja, cerca de um ano mais tarde que o inicialmente previsto. Facto que, no entanto, não impediu que toda produção prevista esteja já vendida, à excepção de algumas – poucas – unidades concebidas exclusivamente para utilização em pista.

Impulsionada ou não pela perspectiva de um novo “filão”, a verdade é que também a Mercedes-AMG encontra-se já a desenvolver um superdesportivo com base na sua experiência na F1. Sendo que também a rival Audi poderá estar a preparar um modelo do mesmo género, como forma de responder à forte procura que este tipo de propostas parece despoletar.