O fabricante italiano de carroçarias e design de automóveis Italdesign está a trabalhar, em conjunto com a empresa de material aeronáutico Airbus, num automóvel futurista capaz de se desenvencilhar das mais concentradas filas de trânsito. Como? Graças a um habitáculo amovível que, depois de erguido por um drone, consegue voar por cima das filas de trânsito.

A informação é avançada pela Automotive News, com base em fontes não identificadas, com o órgão a avançar mesmo que este protótipo deverá ser dado a conhecer já no próximo Salão Automóvel de Genebra. Isto ainda que tanto a Italdesign, como a Airbus, tenham declinado comentar o assunto.

Segundo as referidas fontes, o concept será a antevisão de um automóvel capaz de percorrer qualquer uma das mais congestionadas ruas das nossas cidades, com os passageiros instalados numa cápsula, a qual assenta num chassi equipado com tecnologia de condução autónoma. O que permite que, sempre que o veículo for confrontado com filas de trânsito, um drone de dimensões consideráveis, com cerca de 5 metros por 5 metros, possa elevar a cápsula, transportando-a até ao destino pretendido. Isto, enquanto a plataforma rolante segue no trânsito (presumimos).

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a Italdesign desenvolve um automóvel cuja carroçaria pode desprender-se da base. Já em 1982, no Salão Automóvel de Turim, a empresa deu a conhecer o Capsula Concept, protótipo que tinha por base um chassi Alfa Romeo, ao qual estava acoplada uma invulgar e futurista carroçaria. Além de inovadora, esta solução de mobilidade podia inclusivamente acoplar vários tipos de carroçaria, sobre uma mesma plataforma – desde a carroçaria de um ligeiro de passageiros até à de um comercial, ou, até mesmo, à de um mini-autocarro. Possibilidade esta que permitiria ao veículo adaptar-se conforme as necessidades do momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já quanto ao novo protótipo que a Italdesign e a Airbus estão a desenvolver, será capaz de circular tanto no chão como pelo ar, podendo ser utilizado nas cidades, seja para deslocação individual ou transporte partilhado.

Subsidiária para o design e engenharia da alemã Audi, a Italdesign procura, desta forma, novas soluções de mobilidade para o futuro, também como forma de incrementar o seu negócio em domínios como a engenharia e a concepção de protótipos. Ao mesmo tempo que tenta, também, expandir a sua base de clientes, para além dos fabricantes automóveis.

O projecto agora avançado nada terá a ver com o automóvel voador que a Airbus tem vindo a desenvolver e a que deu o nome de Vahana – protótipo de um helicóptero tipo carro que o fabricante de aviões se prepara para submeter agora a um intenso período de testes, para, lá mais para o final do ano, disponibilizá-lo numa vertente de ride-sharing.