Rádio Observador

Clássicos

Porsche 935 de 1976 e Pão de Forma a condizer em leilão

Oportunidade única para os amantes da Porsche: a 21 de Maio, a Bonhams vai levar à praça um 935 de competição, de 1976, e um Pão de Forma a condizer. Ambos originais e com as cores da Martini Racing.

Autor
  • António Sousa Pereira

É o verdadeiro dois em um para os adeptos dos clássicos, em geral, e dos Porsche de outros tempos, em particular. E, principalmente, para os indefectíveis da competição. Isto porque, no próximo dia 21 de Maio, no seu tradicional leilão anual realizado em Spa-Francorchamps, a Bonhams vai levar à praça um lote absolutamente delicioso, composto por um 935 de competição, de 1976, e por uma Transporter T” (o famoso Pão de Forma) que com este combina na perfeição.

Ambos os veículos estão em estado original, retendo os seus números de chassi e de motor, além de exibirem a inesquecível decoração com as cores da Martini Racing. No que ao 935 diz respeito, trata-se de um dos poucos exemplares construídos pelo departamento de competição da marca para a época 1977 e destinados a pilotos privados, com o número de chassi 9306700478.

Uma unidade que, além do mais, até conta com um historial interessante, merecendo aqui destaque a vitória em Hockenheim em 1997, assegurada pelo seu primeiro proprietário (a célebre Kremer de Colónia, que há cinco décadas se dedica a fazer correr carros da marca de Estugarda), ou as suas várias participações nas 24 de Horas de Le Mans pelas mãos do seu segundo dono, Edgar Dören, que chegou a vencer a sua classe em 1988. Sob o capot continua a estar o motor original de 2,8 litros turbocomprimido, capaz de oferecer 315 cv à saída de fábrica (prevê-se que cerca de 450 cv/7.000 rpm nesta unidade), sendo também de origem os painéis da carroçaria em materiais compósitos e o kit aerodinâmico.

Até 2006, tudo indica que este fantástico 935 esteve parado, até ser adquirido, em conjunto com a Transporter T2, por Michael Rudnig, outro entusiasta da Porsche, que deste então inscreveu os dois veículos em diversos eventos e corridas de clássicos.

Estas duas magníficas peças estão, agora, prontas a mudar de mãos, e vêm acompanhadas de toda a documentação fundamental para quem esteja disposto por elas a pagar uma soma que se prevê que venha a situar-se entre os 320 mil e os 400 mil euros.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)