Especialistas em engenhos explosivos conseguiram desativar, neste domingo, uma bomba da Segunda Guerra Mundial que foi descoberta em Frankfurt, na Alemanha. Os trabalhos de desativação forçaram à retirada de 60 mil pessoas da zona oeste da cidade, de acordo com informação prestada pela polícia.

O engenho, lançado por aviões da força aérea britânica durante os anos finais do conflito que decorreu entre 1939 e 1945, pesava 1,8 toneladas e protagonizou a maior operação de desativação de bombas dos tempos mais recentes. A bomba foi descoberta por trabalhadores da construção civil na terça-feira passada e, após a comunicação do evento às autoridades, foi decidida a evacuação da área num perímetro de 1,5 quilómetros.

Dezenas de ambulâncias foram enviadas, durante a manhã, para a zona onde se encontrava a bomba, com o objetivo de transportar os cidadãos que tivessem dificuldades em abandonar o local onde decorreu a desativação. Ainda que já tenham passado 72 anos sobre o fim da Segunda Guerra, continua a ser relativamente frequente a descoberta de bombas não detonadas em território alemão. Neste sábado, outro engenho, neste caso com o peso de 500 quilos, foi desativado na cidade de Koblenz, numa operação que obrigou à retirada de 20 mil pessoas da zona afetada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR