A Porto Editora e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) vão “trabalhar em conjunto na produção de materiais dirigidos a crianças”, informaram as duas entidades num comunicado conjunto divulgado esta segunda-feira. Os “materiais” a produzir, “em estreita colaboração” vão conter “abordagens promotoras da cidadania e igualdade de género”, adiantam.

O comunicado é o resultado de uma reunião entre a Presidente da CIG, Teresa Fragoso, e o Administrador da Porto Editora, Vasco Teixeira. As duas entidades vão trabalhar “em estreita colaboração” para criar “conteúdos que fomentem uma educação promotora de igualdade de oportunidades e do desenvolvimento das diferentes capacidades e talentos de todas as crianças, contribuindo assim para a construção de uma sociedade em que mulheres e homens exercem uma cidadania plena”.

O compromisso surge na sequência da polémica que levou à “recomendação” do organismo público de retirada de mercado de livros educacionais que tinham exercícios diferentes nas edições para menino e para menina.

Revelado parecer que levou à retirada dos livros da Porto Editora: “Reforçam a segregação de género”

A Comissão concluiu, na análise aos livros retirados do mercado, que há pelo menos seis exercícios mais difíceis no bloco de atividades para rapazes e apenas três com resolução mais difícil no livro das meninas, o que poderá constituir um caso de “diferenciação por sexo do grau de dificuldade das atividades” e reforçar “a ideia de que há desigualdade nas capacidades cognitivas de meninos e meninas”. Por isso, a CIG recomendou “que se adote apenas um bloco de atividades para crianças dos 4-6 anos para que todas possam praticar todos os exercícios de igual forma”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR