Salão de Frankfurt

Fazer obras para quê? Acrescente o carro à casa

E se, com o seu carro, pudesse aumentar as divisões lá de casa? Quem o sugere é a Renault, propondo um novo protótipo 100% eléctrico, capaz de oferecer mais espaço e conforto, também quando em casa.

O Renault Symbioz é o mais recente protótipo 100% eléctrico e autónomo criado pela marca do losango. A par da tecnologia de ponta, anuncia uma outra qualidade: a capacidade de fazer parte da habitação, dotando-a, conforme mostram as fotos oficiais, de mais uma divisão: o próprio carro. E esta, hein?

Marcado por uma estética futurista que, segundo afirma o fabricante, foi pensada para o ano de 2030, altura em que a grande maioria de nós andará a conduzir carros eléctricos, o Symbioz tem na base dois motores eléctricos montados na traseira e apoiados por um pack de baterias de 72 kWh, instalado no piso do automóvel. Os quais permitem-lhe anunciar não só uma surpreendente potência máxima de 680 cv e um binário de 660 Nm, como também a capacidade de ir de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.

O Symbioz oferece uma autonomia a rondar os 500 km, numa utilização real em auto-estrada, ao mesmo tempo que recarrega até 80% das baterias, em apenas 20 minutos.

Sendo capaz de realizar, por si só, todas as tarefas relacionadas com a condução, o protótipo conta com um botão “Mind-off”, o qual, uma vez accionado pelo condutor, entrega ao veículo a responsabilidade de se conduzir sozinho. Ao mesmo tempo que, no interior do habitáculo, o tablier recolhe automaticamente, garantindo mais espaço para que também os ocupantes dos lugares da frente possam relaxar de forma confortável e espaçosa. E, como se isso não bastasse, o Symbioz tem capacidade para memorizar todas as preferências dos ocupantes.

Caso peões ou outros obstáculos surjam no caminho do veículo, este será capaz de os detectar, desviar-se ou até imobilizar-se, graças a um sem-número de sensores.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Futuro

As novas tecnologias e o futuro do ser humano

Maria de Sousa Pereira Coutinho

A “utopia trans-humanista” reside em se considerar o progresso como uma transformação da nossa concepção de vida e da própria “condição humana”, a fim de se obter um outro ser humano, um “homem novo".

Mundial 2018

O orgulho da Nação /premium

Paulo de Almeida Sande

Eu, português, da Nação dos lusitanos, “Estou Aqui”, sou da têmpera dos antigos Descobridores, sou do tamanho do Cristiano, o melhor do Mundo. Tenho direito a ser feliz. Façam lá o favor de ganhar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)