A Associação de Defesa do Consumidor DECO lançou esta terça-feira uma nova campanha para ajudar os consumidores a interpretarem melhor os rótulos das embalagens de bens alimentares. Intitulada “De Olho no Rótulo”, a campanha consiste num cartão que descodifica a declaração nutricional de cada alimento, através do sistema de “semáforo”. Ou seja, a gordura, gordura saturada, açúcares e sal passam a estar identificados com as cores vermelha, amarela e verde consoante o seu teor por cada 100 gramas. O objetivo é que os consumidores possam imprimir o cartão e trazê-lo consigo na carteira.

O sistema de “semáforo” foi adotado pela Associação depois de um teste, feito há três anos, ter revelado que a maioria dos consumidores prefere este sistema, para compreender se um alimento é mais ou menos saudável. “Alimentos com mais nutrientes verdes traduzem a opção mais saudável. Nutrientes amarelos são uma boa opção. Os vermelhos devem ser consumidos ocasionalmente ou em menor quantidade”, explica a DECO. A nutricionista Lilian Barros, ouvida pelo Diário de Notícias em dezembro de 2016 — aquando da entrada em vigor de nova legislação sobre a rotulagem dos produtos –, considera este sistema “mais útil e percetível”, já que “a pessoa sabe que, se o alimento tiver muitos vermelhos, não é bom”.

Esta campanha da Associação surge na sequência das alterações à legislação no final do ano passado, que passaram a obrigar a incluir a declaração nutricional em todas as embalagens. Isso significa que é possível ler as quantidades de açúcar, gordura e sal. A DECO espera agora que o seu cartão ajude a descodificar esses valores, já que, como a própria Associação alerta, pode ter influência nas escolhas alimentares — algo relevante num país onde quase 6 em cada 10 portugueses “são obesos ou já exibem características de pré-obesidade”. Para além disso, também a hipertensão arterial e a diabetes são doenças relacionadas com o consumo excessivo de açúcares, gorduras e sal.