Rádio Observador

Presidente Trump

Um “homem poderoso”. Trump elogia Jinping e considera-o o “rei da China”

Donald Trump dedica grandes elogios ao presidente chinês, Xi Jinping. De "homem poderoso" a "rei da China", o presidente norte-americano não deixou de destacar a sua "ascensão extraordinária" no país.

AFP/Getty Images

Donald Trump elogiou o Presidente chinês, Xi Jinping, e comparou-o a um “rei”. O presidente norte-americano destacou na sua conta de Twitter a “ascensão extraordinária” do presidente chinês.

No mesmo tweet, Trump afirma ter falado sobre outros dois assuntos “muito importantes” com o presidente: a Coreia do Norte (“NoKo”) e atividades comerciais. Logo depois, antecipou aquela que vai ser a sua viagem de três dias ao território chinês, marcada para dia 8 de novembro, onde acredita que vá ser uma “viagem histórica”.

Os elogios continuaram, desta vez durante uma entrevista à Fox Business Network. Dizia Trump que Jinping é um “homem poderoso” e que agora até pode haver quem lhe chame “rei da China” — tal como reportou o correspondente em Washington, Daniel Dale.

De acordo com alguns especialistas ouvidos pelo The Guardian, esta posição de Trump pode ser estratégica — será uma maneira de o presidente norte-americano garantir um aliado estratégico para uma eventual ofensiva à Coreia no Norte. Além disso, poderá tratar-se de uma política de “cultivar” relações para com aquele país para, lá está, preservar uma boa relação com aquela potência.

Para o lado chinês, os especialistas acreditam também que o país deverá mostrar-se muito benevolente para com o presidente dos EUA, numa tentativa de também garantir algumas condições e privilégios por parte de Trump.

Recorde-se que Jinping foi nomeado por mais cinco anos para secretário-geral do Partido Comunista chinês e é agora considerado o líder chinês mais poderoso desde Mao Tse-Tung.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Cooperação económica

De braço dado com Angola

José Manuel Silva

O momento político angolano é propício à criação de laços baseados na reciprocidade e na igualdade de tratamento, sem complexos de nenhuma espécie. A história foi o que foi, o presente está em curso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)