A EDP vendeu à Tagus uma parcela do défice tarifário de 2017 no valor de 584 milhões de euros, foi comunicado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A EDP Serviço Universal, S.A. (“EDP SU”), comercializador de último recurso do sistema elétrico português, detido a 100% pelo Grupo EDP, acordou ceder, de forma plena e sem recurso à Tagus — Sociedade de Titularização de Créditos, S.A. (“Tagus”), uma parcela do défice tarifário de 2017, no montante de 584 milhões de euros, e respetivos juros”, lê-se no comunicado.

De acordo com o documento, a Tagus financiará a aquisição desta parcela através da emissão de 600 milhões de euros de instrumentos de dívida sénior, dos quais 5% serão retidos pela EDP (para cumprir com as regras de retenção Europeias e dos Estados Unidos), com uma ‘yield’ de 0,854%, cupão de 0,850%.

O défice tarifário de 2017 “resultou do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2017 (incluindo ajustamentos de 2015 e 2016) relacionado com a aquisição de energia aos produtores em regime especial”, avança a empresa.

Na semana passada, a EDP anunciou que contratou a StormHarbour e o Santander Totta para avaliar o interesse dos investidores na operação de titularização do défice tarifário relativo a 2017, que atualmente é de cerca de 1.020 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR