Há dias para tudo: para mães, crianças, árvores e agora, com a Black Friday, até para compras. Mas esta celebração de descontos não acabou ainda. Esta segunda-feira é mais um dia dedicado ao consumo, só que reservado às compras online: a Cyber Monday (segunda-feira cibernáutica, em português). Tal como a Black Friday, teve origem nos Estados Unidos da América (e aos dias seguintes à celebração ao dia de Ação de Graças), mas em Portugal há sites que usam o termo para descontos exclusivos para compras pela Internet.

Black Friday. Os melhores descontos, de A a Zara (alguns até 80%)

Se no outro lado do Atlântico a Black Friday é sempre após o dia de Ação de Graças (Thanksgiving) — um feriado nacional americano — em Portugal tem sido feito como um bom cozido, “à portuguesa”. Muitas marcas e lojas aproveitaram para fazer desta sexta-feira de consumo uma semana inteira de descontos, com algumas exceções para lojas que foram fiéis à origem e cingiram-se à sexta-feira para oferecer os maiores descontos em produtos. Mas isto não tornou a Cyber Monday um evento menor em Portugal. Apesar de muitas promoções da “semana negra” se estenderem até esta segunda-feira, os principais sites de vendas de produtos estão a oferecer produtos com descontos para compras exclusivamente online feitas até ao final desta segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Cyber Monday surgiu em 2006 nos Estados Unidos, quando se percebeu que na segunda-feira que precedia a Black Friday o número de compras feitas pela Internet aumentava exponencialmente. Em Portugal já é uma oportunidade de campanha utilizada há uns anos, mas ainda a ganhar o relevo que nos últimos anos a Black Friday teve na economia portuguesa.

Sites em português com descontos especiais nesta segunda-feira cibernáutica:

Continente: continente.pt (diferentes descontos em produtos variados)

El Corte Inglés: elcorteingles.pt (até 60% de desconto)

Fnac: fnac.pt (até 50% de desconto)

Knot Kids: knotkids.com (descontos variados em produtos)

Lanidor: lanidor.com (25% de desconto em toda a a coleção crianças e mulher)

La Redoute: laredoute.pt (50% em tudo)

Media Markt: mediamarkt.pt (descontos variados em produtos)

Phone House: phonehouse.pt (descontos variados em produtos)

Radio Popular: radiopopular.pt (até 40% de desconto)

Toys ‘R Us: toysrus.pt (10% de desconto direto + 10% em talão)

Wook: wook.pt (descontos variados em produtos)

Se quiser fazer compras a partir de sites que não estão em português, a maioria dos internacionais (começando pela Amazon, que é o rei deste dia) estão com descontos especiais. E, não se esqueça, nos Estados Unidos, graças ao fuso horário, tem mais tempo para compras online.