PSD

JSD muda de líder em abril. Deputada enfrenta advogado apoiante de Rio

572

Margarida Balseiro Lopes é candidata à liderança da JSD. A atual secretária-geral é vista há anos como a "sucessora natural" do atual líder. Se ganhar, será a primeira mulher a liderar a JSD.

A deputada e atual secretária-geral da JSD, Margarida Balseiro Lopes, anunciou este domingo à tarde, no Conselho Nacional que se realiza em Castelo Branco, que será candidata à liderança no Congresso da JSD em abril. A deputada — que não apoiou qualquer candidato nas últimas diretas do partido — deverá ter como adversário o líder JSD distrital de Aveiro, André Neves, que também já iniciou a contagem de espingardas para a corrida. Caso seja eleita, Margarida Balseiro Lopes pode ser a primeira mulher a liderar a JSD.

Ambos os candidatos faziam parte da atual direção da “jota”: Margarida como secretária-geral, André Neves como um dos vice-presidentes da comissão política. Margarida Balseiro Lopes apresenta como trunfo o facto de ser uma candidata “natural”, já que nos últimos anos tem sido uma verdadeira “número dois” do líder Simão Ribeiro e era vista como a “sucessora natural” do atual líder. A deputada de 28 anos, eleita pelo círculo de Leiria, tem também um grande conhecimento do aparelho da “jota” e terá já confirmado o apoio de 11 distritais (em 21).

Quanto a André Neves, um dos grandes trunfos que apresenta é a ligação ao novo líder, Rui Rio. O presidente da distrital de Aveiro tem dito isso mesmo aos militantes da “jota”: que consigo as relações com o líder do partido serão melhores. Rui Rio — que foi também ele vice-presidente da JSD entre 1982 e 1984 — não se deve, no entanto, envolver nesta disputa. A distrital de Aveiro também tem ganho um novo protagonismo no PSD, não só pelo número de militantes, mas porque o líder da distrital no partido, Salvador Malheiro, foi diretor de campanha e é um dos homens de confiança de Rui Rio. Neves — que foi um dos 10 presidentes de distrital a apoiar Rio — quer aproveitar a dinâmica.

Ainda assim, há presidentes de distritais que apoiaram Rio — como o presidente da JSD Distrital de Braga, Joaquim José Gonçalves — que deverão agora apoiar Margarida Balseiro Lopes na candidatura à liderança da JSD

Margarida Balseiro Lopes tem como lema “Conquistar Portugal” e ao apresentar-se aos conselheiros nacionais defendeu que a política “precisa de conquistar um novo espaço na vida das pessoas” e explicou que se candidata “porque quer novas formas de estar na política e uma nova agenda que dê aos jovens condições de participar no seu futuro“. Por isso defende que “as novas gerações tenham um sistema educativo que as capacite para a revolução tecnológica e do mercado de trabalho do século XXI, que não vejam na segurança social uma segurança virtual, que tenham igualdade de oportunidades para construir o seu projeto de vida, deixando de ser uma geração eternamente adiada.

Margarida Balseiro Lopes é natural da Marinha Grande e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, onde foi dirigente da Associação Académica. É mestre em Direito e Gestão pela Universidade Católica e encontra-se atualmente a fazer especialização em Direito Fiscal. É desde 2015 deputada à Assembleia da República e integra a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, a Comissão de Educação e Ciência e a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

André Neves é natural de S.João da Madeira, cidade onde trabalha como advogado. Já foi presidente da JSD de S.João da Madeira, membro da assembleia de freguesia de S.João da Madeira e em 2013 foi o quinta da lista de vereação à câmara municipal do concelho. Foi reeleito em abril de 2017 líder da distrital de Aveiro.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rpantunes@observador.pt
Rui Rio

Dr. Rio, deixe o PS em paz /premium

Rui Ramos
237

Rui Rio ainda quer fazer reformas estruturais com o PS. Mas porque é que o PS haveria de se comprometer em reformas com a direita? Para dar espaço a movimentos à sua esquerda? 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)