A Câmara de Sintra vai cobrar uma taxa turística a partir do próximo ano, sendo as receitas aplicadas na reabilitação do centro histórico da vila, anunciou esta quarta-feira o presidente Basílio Horta (PS). “Nós vamos fazê-lo agora [aplicação da taxa turística] porque temos um conjunto de grandes investimentos em hotéis. Há 30 anos que não se fazia um hotel em Sintra e agora temos um investimento de mais de 80 milhões. É uma taxa perfeitamente equilibrada, não custa praticamente nada a pagar e esse dinheiro é essencial para a requalificação”, sublinhou o autarca.
A taxa terá um valor de dois euros e será aplicada por cada quarto das unidades hoteleiras, num período nunca superior a três dias, segundo explicou esta manhã aos jornalistas o autarca socialista, no final de um debate sobre requalificação urbana no centro histórico de Sintra. Basílio Horta referiu que o investimento total previsto para a requalificação do centro histórico de Sintra é de cerca de 50 milhões de euros e inclui intervenções ao nível do saneamento básico e no edificado, tanto municipal como privado, ressalvando que se trata de um processo que “carece de muito cuidado e sensibilidade”.
“Temos consciência de que é necessária uma requalificação profunda, mas que tem de ser feita com cuidado. Estamos a falar de um território muito sensível”, apontou. O autarca socialista realçou ainda a importância de se ter limitado a circulação automóvel no centro histórico, sublinhando que este deve ser das pessoas e não dos carros. “Comigo não haverá um único parque de estacionamento na zona histórica”, assegurou.