O construtor já tinha anunciado que iria lançar um serviço de subscrição que, mediante um pagamento mensal, os seus clientes podem trocar de BMW mais vezes do que mudam de camisa. Nada de começar já a correr em direcção ao concessionário mais próximo, para pôr as mãozinhas no mais recente M5, ou no mais sumarento dos SUV, pois o serviço abriu apenas em Nashville, em pleno Tennessee, estado mais conhecido por acolher a destilaria da Jack Daniel’s, o conhecido whiskey americano.

Se os orgulhosos cidadãos do Tennessee já tinham uma tendência para ver tudo a dobrar – o próprio nome do estado é disso um exemplo –, a BMW veio ajudar à festa ao escolher a capital como a cidade ideal para testar o novo serviço de subscrição. Com a promessa que, se for o sucesso que muitos prevêem, será alargado a outras cidades americanas e até mesmo europeias.

Através de uma app, os clientes podem escolher o modelo que mais curiosidade lhes suscita, ou o que mais falta lhes faz para uma situação específica, bastando seleccionar e… divertir-se. Isto, claro está, depois de pagar a assinatura mensal. Esta pode variar consoante a gama de veículos, sendo que, de início, apenas os mais potentes e caros estão disponíveis, com a BMW a prever que, em breve, juntará modelos e versões menos potentes e mais acessíveis à oferta.

Por 2.000 dólares, cerca de 1.635€, os clientes da marca podem optar pelo M2, os Série 4 e Série 5, além do X5 e das versões híbridas destas gamas. Os BMW M4, M5 e M6, com carroçaria fechada ou cabrios, estão integrados na classe superior da subscrição, aquela que implica uma mensalidade de 3.700 dólares (3.023€), à semelhança do X5 M e X6 M. Segundo Ian Smith, o CEO da BMW Financial Services, “este serviço, especialmente devido à inclusão de modelos da gama M, vai permitir-nos apreender muito sobre os nossos clientes”. Garantindo ainda que “este é um serviço que nós queremos proporcionar a longo prazo, de forma sustentável, pelo que não contem que vá desaparecer já no próximo ano”. Se o serviço de subscrição, sem entrada inicial nem qualquer outro compromisso não vai desaparecer, já o mesmo não deverá acontecer com os pneus, especialmente dos tais modelos da gama M, podendo acontecer o mesmo com alguns guarda-lamas, portas, faróis e grelhas, dependendo do tipo de acidente em que estiverem envolvidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR