O ex-líder da Juventude Leonina, Fernando Mendes, foi um dos cinco detidos esta quarta-feira na sequência de uma operação policial feita pela GNR e pela PSP, liderada pelo DIAP de Lisboa e pela procuradora Cândida Vilar, no centro de Lisboa, que envolveu buscas domiciliárias e também na sede da claque. A operação junto da “Casinha”, por baixo da escadaria do Alvaláxia, ainda era bem percetível por volta das 2h30, face ao alargado dispositivo policial que se encontrava a circundar a zona. A CMTV avançou ainda a possibilidade de haver mais buscas em Alvalade, neste caso em relação ao estádio em si, mas o comunicado emitido pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa não faz qualquer alusão às mesmas.

Além de Fernando Mendes, foram detidos mais elementos, todos ligados à Juve Leo: Nuno Torres, o condutor do misterioso BMW azul que entrou na Academia com respetiva permissão já depois do ataque; Ba Amadu, mais conhecido na claque como Aleluia, que também tinha sido identificado por alguns dos presentes no espaço durante a invasão; e Joaquim Costa.

Esta manhã, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa emitiu um comunicado com os indícios em causa, explicando também todos os passos da operação desta quarta-feira. “Foram detidos quatro novos suspeitos, entretanto constituídos arguidos, por existirem fortes indícios de comparticipação nos factos ocorridos no dia 15.05.2018 cerca das 17h, na Academia do Sporting Clube de Portugal (SCP), suscetíveis de integrar a prática dos crimes de introdução de lugar vedado ao público, ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada, sequestro, dano com violência, detenção de arma proibida agravado, incêndio florestal, resistência e coação sobre funcionário e terrorismo. Foram emitidos quatro mandados de busca domiciliária e uma não domiciliária. Os quatro detidos serão presentes ao JIC do Barreiro para aplicação de medida de coação adequada. A investigação prossegue dirigida pelo MP do DIAP de Lisboa/sede, com a coadjuvação da PSP e GNR-UI”, destacou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A revista Sábado, que coloca o quinteto de pessoas agora visado como os principais suspeitos de terem liderado o ataque, revelou esta quinta-feira mais dois pontos importantes em relação a este caso: 1) falta ainda apurar quem foi o quinto elemento que saiu da Academia no referido BMW azul; 2) houve mais uma detenção durante a operação: Alano Silva, mais conhecido por Allan, que estaria no interior da sede da Juventude Leonina, onde terão sido também apreendidos na última madrugada artefactos pirotécnicos e pequenas quantidades de estupefacientes.

A operação foi levada a cabo na sequência do ataque à academia do Sporting na Academia de Alcochete. Por volta das 2h30, era ainda percetível o dispositivo policial, com vários elementos e duas carrinhas, em torno da sede da Juve Leo durante as buscas.

Fernando Mendes: o adepto de que todos falam, mas que não está entre os arguidos

Fernando Mendes esteve presente em Alcochete no dia das agressões e várias testemunhas recordam ter visto Jorge Jesus a pedir-lhe ajuda para proteger os jogadores.

No testemunho que prestou à GNR sobre o ataque, Jorge Jesus lembrou esse episódio. Depois de ter sido agredido com um cinto, e estando no chão, identificou Fernando Mendes de cara destapada entre o grupo, e chamou-o, gritando: “Fernando, ajuda, estes gajos estão a bater nos jogadores, ajuda-me”.

“A gente não veio aqui para bater, só para falar”, terá respondido o antigo líder da claque, segundo o relato de Jorge Jesus, sem, porém, ter feito nada para acabar com as agressões aos jogadores.

Fernando Mendes tinha já ameaçado os jogadores antes das agressões, na Madeira, depois da derrota do Sporting frente ao Marítimo. No aeroporto da Madeira, antes do regresso a Lisboa, Fernando Mendes esteve envolvido em momentos de tensão com os jogadores e gritou para o jogador do Sporting Acuña: “Vemo-nos em Alcochete na terça-feira”.

Já relativamente a Nuno Torres, o condutor e dono do BMW azul que retirou alguns dos agressores do interior da Academia do Sporting, já tinha garantido que não esteve envolvido nas agressões.

“Fernando, ajuda, estes gajos estão a bater nos jogadores, ajuda-me”. O relato que Jorge Jesus fez à GNR

Numa entrevista à SIC dias depois das agressões, Nuno Torres, assegurou que foi convidado por Fernando Mendes para uma reunião com o treinador do Sporting, Jorge Jesus, em Alcochete, e que, quando lá chegou, já as alterações tinham acontecido.

“Vi o Jesus a sair ensanguentado e tentei ajudá-lo com uma garrafa de água. Concretamente, o Jorge Jesus foi a única pessoa que eu vi ensanguentada, tinha sangue nos lábios. Eu fui buscar o meu carro e voltei e fui buscar o Fernando Mendes. Nós não fizemos nada, eu entrei com o carro, fui autorizado pelos seguranças, pelo Sporting, pelos responsáveis, a entrar com o carro. Eu entrei com o carro, já estava lá a minha matrícula”, disse Nuno Torres à SIC.

“Estão a crucificar-me por uma situação com a qual não tenho nada a ver. Eu fui lá para tentar ajudar o Sporting, o que se passou antes não tenho nada a ver com isso, eu não entrei encapuzado nas instalações”, acrescentou Nuno Torres.

Em atualização