A morte de um sem abrigo num café que elegeu como casa lançou o alerta sobre como é difícil encontrar casa em Vancouver (Canadá), um dos mercados imobiliários menos acessíveis do mundo. Ted, como era conhecido pelos amigos, era uma figura bem conhecida naquele café de Vancouver, pertencente à cadeia de restauração canadiana Tim Hortons. Era ali que passava o tempo, quando não estava no hospital por causa do cancro que lhe tinha sido diagnosticado quatro anos antes.

Há cerca de dez anos que o homem, que devia ter uns 70 anos, vivia naquele café aberto 24 horas por dia. Sentava-se sempre na mesa juntos aos lavabos. Comia e dormia naquela mesa. A mesma onde morreu e onde ficou várias horas até que alguém se apercebesse que a inatividade do homem se devia a uma causa mais trágica do que uma sesta.

Ted é apenas um dos inúmeros casos no país de sem abrigo que usam os cafés e restaurantes abertos 24 horas para passar a noite em substituição dos abrigos. Se estes locais não tivessem abertura a este tipo de prática, muitas destas pessoas não sobreviveriam.

O número de sem abrigo com 55 anos ou mais aumentou de 10%, em 2005, para 23%, em 2017, disse a Union Gospel Mission, citada pelo The Guardian. Todas as semanas, mais cinco pessoas ficam sem casa em Vancouver.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR