O músico norte-americano Richard Swift morreu esta terça-feira em Tacoma, no estado norte-americano de Washington. O cantor tinha 41 anos e tinha sido internado no mês passado, com uma doença que não foi revelada.

Para além da carreira a solo, o artista tocou com os The Shins, entre 2011 e 2016, foi baixista dos Black Keys, em 2014, e baterista na banda The Arcs. “Hoje o mundo perdeu um dos músicos mais talentosos que conheço”, escreveu o vocalista e guitarrista dos Black Keys, Dan Auerbach, numa fotografia partilhada no Instagram. “Vou sentir a tua falta, meu amigo”, acrescentou.

Enquanto produtor, o artista trabalhou com Foxygen, Sharon Van Etten e Damien Jurado, entre muitos outros, lê-se na Pitchfork. Para além disso, fundou ainda o National Freedom, um estúdio de gravação em Cottage Grove, Oregon.

O músico e produtor autodidata, que lançou os seus primeiros álbuns — “Walking without effort” e “The Novelist” — no início dos anos 2000, lançou em 2016 um álbum de covers em colaboração com Damien Jurado.