790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O casal que ficou noivo em Portugal e as gémeas desaparecidas: as histórias tristes por detrás dos incêndios

Este artigo tem mais de 5 anos

Um casal que ficou noivo em Portugal separou-se na fuga, duas gémeas estão desaparecidas, uma menina de 13 anos morreu depois de saltar de um penhasco. As histórias por detrás dos incêndios na Grécia.

Brian e Zoe ficaram noivos em Portugal e casaram na passada quinta-feira: ela está no hospital, ele acabou por morrer
i

Brian e Zoe ficaram noivos em Portugal e casaram na passada quinta-feira: ela está no hospital, ele acabou por morrer

Brian e Zoe ficaram noivos em Portugal e casaram na passada quinta-feira: ela está no hospital, ele acabou por morrer

Com o passar dos dias, com o fogo já extinto, com o número de mortos a aumentar e o de desaparecidos a continuar incógnitos, começam a surgir várias histórias sobre sobreviventes e vítimas mortais dos incêndios na Grécia. Logo na terça-feira, assim que o mundo se apercebeu da tragédia que tinha acabado de acontecer nos arredores da capital grega, soube-se que 26 pessoas tinham morrido abraçadas enquanto tentavam chegar ao mar ali tão perto para fugir às chamas. Mas as histórias de pânico não ficam por aí.

O casal que ficou noivo em Portugal e se separou na fuga

No ano passado, Zoe Holohan e Brian O’Callaghan-Westropp ficaram noivos em Portugal depois de vários anos de namoro. Zoe, uma publicitária, e Brian, um gestor de recursos humanos, casaram na passada quinta-feira em Dublin, na Irlanda, e estavam de lua de mel na região balnear de Mati, a zona mais fustigada pelos incêndios. De acordo com o Daily Mail, o casal de irlandeses separou-se enquanto fugia das chamas: Zoe foi encontrada viva mas com graves queimaduras e permanece no hospital, onde está consciente e a recuperar; já Brian que foi considerado desaparecido durante várias horas, acabou por ser encontrado morto.

“O facto de não haver notícias são boas notícias. Ninguém sabe de nada e isso têm de ser boas notícias. Estamos a agarrar-nos à esperança de que o Brian está num hospital e ainda não foi capaz de falar. É tudo aquilo por que podemos esperar”, disse um amigo do casal ao Daily Mail.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os pais que viram as filhas na televisão mas não as encontram

Sophia e Vasiliki são duas irmãs gémeas, de nove anos, que estavam a passar férias com os avós em Rafina, uma outra das zonas afetadas pelos incêndios. Na segunda-feira à noite, depois da angústia de não saber se as filhas tinham ou não conseguido escapar, Giannis Filipopoulos, o pai suspirou de alívio quando viu as duas gémeas a entrar num barco de resgate através da televisão.

Giannis e a mulher dirigiram-se ao porto que tinha aparecido na televisão mas não conseguiram obter qualquer informação; aliás, o registo da passagem das duas meninas naquele local nem sequer existia. Procuraram nos centros de triagem, nos hospitais e até no instituto de medicina legal, onde cruzaram o ADN das duas crianças com o das vítimas mortais até aí encontradas: não houve qualquer correspondência. Quando regressaram a casa, voltaram a ver as filhas na televisão – desta vez, Sophia e Vasiliki surgiam de fato de banho, enroladas num cobertor e acompanhadas por um outro casal de adultos.

Os pais das duas irmãs gémeas decidiram contactar o canal de televisão e emitir um pedido de ajuda, onde imploravam ao casal que acompanhava as crianças que os contactasse. Além de Sophia e Vasiliki, também os avós, com quem estavam a passar férias, estão desaparecidos.

O chef que pediu ajuda no Facebook

O chef Panagiotis Kokkinidis morreu em Mati, na casa de família, assim como a mulher e os dois filhos. Minutos antes das chamas invadirem a casa do conhecido cozinheiro grego – e deixarem a família sem qualquer hipótese de fuga -, Kokkinidis recorreu ao Facebook para dizer que o cenário era aterrador.

“Se não acontecer um milagre, muitas pessoas vão ser queimadas”, escreveu o chef na rede social, acrescentando um vídeo que mostrava as chamas – na altura, ainda longe. O Greek Chefs Club, a que Kokkinidis pertencia, já emitiu um comunicado onde afirma que não é descritível “a tristeza e dor devido à perda injusta”, sublinhando que se tratava de “uma pessoa maravilhosa com valores éticos, um grande profissional e, acima de tudo, um homem de família”.

A menina de 13 anos que morreu depois de saltar de um precipício para fugir às chamas

“Eu estava aqui desde o primeiro momento. Tive de entrar dentro de água para fugir às chamas. De repente, vi uma menina a voar, saltou do precipício. Caiu à minha frente. Saltou de 15 metros, bateu no chão e morreu ali. Não viu nada com o fumo. Não podia ter visto nada”. Este é o testemunho de Marey, a mulher grega que viu Evita Fytro, de apenas 13 anos, atirar-se de um penhasco para fugir às chamas.

Os jornais gregos – que revelam que Evita era um prodígio do ciclismo, com vários títulos nacionais e internacionais – indicam que a mãe da jovem foi a única sobrevivente da família, por estar a trabalhar em Atenas. O pai, Gregory, e o filho mais novo, Andreas, de 11 anos, foram encontrados carbonizados junto ao carro.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora