Lançamentos

Editora Dom Quixote vai publicar livro de Bob Woodward sobre Donald Trump

A edição portuguesa de "Medo — Trump na Casa Branca", que chega hoje às livrarias norte-americanas, vai ser editado na primeira quinzena de novembro pela editora Dom Quixote, foi anunciado esta terça.

Getty Images

Medo — Trump na Casa Branca, do prestigiado jornalista norte-americano Bob Woodward, um dos responsáveis por revelar o escândalo Watergate, vai ser editado em Portugal na primeira quinzena de novembro. O lançamento, a cargo da Dom Quixote, foi anunciado esta terça-feira, dia em que o livro é editado nos Estados Unidos da América.

Com base em entrevistas com privilegiadas fontes de informação, notas de reuniões, diários pessoais, ficheiros e documentos oficiais, Bob Woodward construiu um relato “sem precedentes” sobre a vida dentro da Casa Branca durante a presidência de Donald Trump, revelando como é que o atual presidente dos Estados Unidos decide as grandes questões da política nacional e internacional. Medo — Trump na Casa Branca é, segundo a Dom Quixote, “o retrato mais íntimo de um presidente norte-americano em funções alguma vez publicado durante os seus primeiros anos no cargo”.

O lançamento do livro nos Estados Unidos, anunciado no final de julho, tem sido duramente criticado por Donald Trump, que o considerou uma “fraude”, defendendo que as frases em que é citado foram inventadas. “Não falo como sou citado. Se falasse assim, não teria sido eleito presidente. Estas citações foram inventadas”, escreveu Trump no Twitter. O presidente considerou ainda que Woodward usou “todos os truques no livro para rebaixar e menosprezar”.

Bob Woodward e Carl Bernstein, dois jornalistas do The Washington Post, foram responsáveis por revelar, nos anos 70, atos de espionagem ao Partido Democrata promovidos pelo então presidente Richard Nixon, que acabou por se demitir em agosto de 1974. Aos 75 anos, Woodward continua a trabalhar para o mesmo jornal norte-americano, onde tem realizado investigações relacionadas com todos os presidentes dos Estados Unidos desde Nixon.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)