O Presidente da República considerou, esta terça-feira, que Portugal precisa de uma democracia “ainda com maior qualidade”, embora considere ser “muito positivo” o décimo lugar num ranking de países democráticos.

“É uma alegria porque quer dizer que estamos muito melhor do que já estivemos e uma responsabilidade porque precisamos de ter uma democracia ainda com maior qualidade do que a temos”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa, na Maia, à margem da cerimónia que assinalou os 100 anos da Ordem de Malta.

O jornal Público noticia, esta quarta-feira, que “Portugal está em 10.º lugar no ranking das democracias a nível mundial, segundo o Relatório da Democracia de 2018, o segundo relatório anual do projeto Variedades da Democracia (V-DEM).

Portugal está em 10.º lugar no ranking das democracias mundiais

Este relatório, segundo o Público, foi concretizado através de uma rede global de investigadores e peritos com sede na Universidade de Gotemburgo, que avalia a qualidade da democracia em 201 países de todo o mundo. “É um sinal muito positivo e num momento em que amanhã [quarta-feira] eu vou falar num encontro para discutir o sistema político português, nós estarmos em 10º lugar de todo o mundo em termos de democracia, é por um lado uma alegria e, por outro lado, uma responsabilidade”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR